Azia na gravidez: Quando começa? Como aliviar?

Azia na Gravidez, quando começa? Como aliviar esse problema? Confira nessa matéria especial tudo o que você precisa saber sobre esse tema.

Durante a gravidez, a gestante pode sentir alguns desconfortos que antes não eram comuns em seu dia a dia. São incômodos que acontecem devido às mudanças hormonais, ganho de peso (saiba qual o peso recomendado na gravidez) e também pelas alterações psicológicas. Nada muito grave, mas são detalhes que podem incomodar e que, na maioria dos casos, podem ser aliviados ou evitados com medidas fáceis.

A pirose, mais conhecida como azia, é de ocorrência bastante comum na gravidez. Provavelmente você já ouviu falar que azia na gravidez é sinal de que o bebê tem muito cabelo. Independente da cultura popular, a verdade é que quase todas as gestantes passam por isso, principalmente na segunda metade da gravidez.

é azias na gravidez

O que é bom para azia na gravidez? (Foto: KadinSEN)

Por que a grávida sente azia?

Quem responde é a enfermeira obstetra Cândida Barroca, diretora da equipe Gerando Saúde: “Durante a gestação a mulher sofre ações de diversos hormônios e um deles é o responsável pelo relaxamento da válvula que separa o estômago do esôfago. É a progesterona possibilitando o refluxo do ácido presente no estômago, responsável pela digestão dos alimentos, para o esôfago, causando a queimação na garganta.

A progesterona também auxilia na diminuição das contrações do intestino, responsáveis pela digestão. Outra causa da azia na gravidez é a compressão do intestino e do estômago causada pelo crescimento do útero, tornando o processo digestivo mais lento”.

Quais são os sintomas da azia?

Os sintomas são queimação no estômago, no esôfago e na garganta, acompanhados de sensação de má digestão. Também pode ocorrer um gosto amargo na boca.

Quando começa?

Na grande maioria das vezes aparece na 20ª semana da gestação (veja as mudanças na gravidez com 20 semanas) e só finaliza após o nascimento do bebê. Quanto mais evoluída a gravidez, mais os órgãos vão sendo comprimidos e assim o ácido gástrico pode subir, causando queimação no esôfago.

Como evitar a azia na gravidez?

A enfermeira obstetra Cândida Barroca indica evitar comer alimentos gordurosos, embutidos, café, refrigerante, chocolates, frutas cítricas, cigarros e bebidas alcoólicas. Principalmente antes de dormir.

10 Dicas para evitar a azia na gravidez:

  1. Eleve o nível da cabeceira da sua cama com auxílio de almofadas para evitar o refluxo.
  2. Coma em intervalos pequenos entre uma refeição e outra (cerca de 3 horas entre cada pequena refeição) e evite o excesso de comida.
  3. Mastigue bem os alimentos, evitando encher muito a boca.
  4. Evite líquidos durante as refeições. Prefira beber nos intervalos entre elas.
  5. Caso esteja fazendo uso de alguma medicação, verifique se após seu uso a azia aumenta. Certos medicamentos podem causar azia. Caso isto ocorra, fale com o seu médico.
  6. Evite deitar após as refeições.
  7. Evite roupas apertadas na área do estômago.
  8. Faça uma dieta baseada em alimentos saudáveis
  9. Evite alimentos muito condimentados, frituras, café, frutas cítricas e refrigerantes.
  10. Se mesmo assim a azia continuar, procure o seu médico, pois ele te ajudará prescrevendo antiácidos.

O que é bom para azia na gestação?

como melhorar a azia na gravidez

É muito comum que muitas grávidas consumam leite para tentar amenizar a azia (Foto: Mama Care)

Tomar leite acaba com a azia?

O leite não cura a azia. Se consumido durante a crise de azia poderá proporcionar um alívio momentâneo, causando sensação de maior bem-estar, principalmente se estiver gelado.

Remédios para azia na gravidez

A automedicação não é recomendada durante a gravidez, nem mesmo com os remédios que você já está acostumada. Não deixe de consultar um médico se achar que precisa tomar algum  remédio para aliviar a azia na gravidez.


  • Add Your Comment

    *