Descolamento de placenta durante a gestação

You are currently viewing Descolamento de placenta durante a gestação

O deslocamento da placenta é um problema grave, que pode ser muito prejudicial para mãe e bebê. É fundamental que a mulher saiba o que é, conheça os sintomas e riscos, e ainda quais os cuidados necessários para evitar estes e outros incidentes para ter uma gestação saudável e tranquila.

O que deslocamento da placenta?

A placenta é o mais forte canal que liga mãe e filho. Nela, o bebê fica protegido e recebe tudo o que é necessário para que cresça e se desenvolva da maneira correta. O deslocamento da placenta ocorre quando ela se desloca da parede do útero, o que causa a interrupção da ligação adequada entre o feto e a mulher. O problema pode acontecer em qualquer fase da gestação.

 Leia ainda: Dicas para aliviar o calor durante a gestação

Quais as causas?

As causas podem ser acidentes, traumas de maneira geral ou em consequência de pré-eclâmpsia, caso de hipertensão que pode inclusive levar a convulsões.

As mulheres que têm maior propensão ao deslocamento da placenta são aquelas que já tiveram diversas gestações e também as que sofrem de hipertensão.

Sintomas

Quando o deslocamento da placenta ocorre, a mulher sente forte dor abdominal, também chamada de útero hipertônico, e sangramento. Em decorrência desta hemorragia e também da coagulação intravascular, o problema pode ser fatal para a mulher. O bebê também pode não resistir, já que o deslocamento pode provocar a interrupção do envio de oxigênio.

Como evitar?

Evitar o problema é a melhor forma de garantir a gestação que a mulher e o bebê merecem. A gestante deve realizar todos os exames e acompanhamento pré-natal, além do acompanhamento da pressão, evitando traumas e grandes esforços.

Tratamento

O tratamento consiste em realizar uma cesárea para evitar maiores complicações para ambos. Se o bebê nascer prematuro, ele deve continuar a se desenvolver na maternidade com o acompanhamento médico necessário. É importante que a gestante procure imediatamente seu médico em caso de qualquer problema.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe um comentário