Prisão de ventre na gestação, como evitar?

A prisão de ventre é um problema comum entre as gestantes. A maioria delas apresenta esse desconforto. No entanto, existem maneiras de aliviar e evitar. Saiba como:

Por que as gestantes sofrem com a prisão de ventre?

A prisão de ventre é comum entre as gestantes devido às mudanças hormonais e físicas sofridas neste período. O problema tende a piorar com a chegada do segundo trimestre. Aqui, o bebê está maior e crescendo cada vez mais, e o útero acaba por pressionar o intestino, que passa a funcionar mais lentamente.

Em alguns casos, considerados mais graves, as gestantes podem até adquirir hemorroidas, que são desconfortáveis e causam dores.

Leia ainda: Doenças mais perigosas para gestantes

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Dicas para afastar e aliviar a prisão de ventre

– Evite utilizar medicamentos durante a gestação e sempre que for fazê-lo, consulte seu médico;

– A alimentação saudável é determinante quando o assunto é prisão de ventre. Alguns alimentos são excelentes para regular o intestino e fazê-lo funcionar adequadamente. Dê preferência ou inclua em sua alimentação tudo o que for rico em fibras, como pães integrais em detrimento dos pães comuns, aveia, cereais. As frutas, os legumes e as verduras são naturalmente ricos em fibras, por isso coma mamão, laranja, melão, manga e morango. Por outro lado, maçã, pera e goiaba prendem o intestino;

– A ingestão de quantidades adequadas de líquido também garantem que o intestino funcione corretamente. Sem água, as fezes ficam endurecidas e difíceis de passar pelo intestino. O ideal é que adultos tomem cerca de dois litros de água diariamente. Além de água, sucos naturais, vitaminas e água de coco são ótimas opções.

– Os exercícios físicos também estão na lista. Eles estimulam os movimentos do intestino, que assim funciona corretamente. Yoga, hidroginástica e caminhada são boas opções.

 


  • Add Your Comment

    *