35 semanas de gravidez: São quantos meses? Já pode nascer? Quais sintomas?

Caso ainda não tenha preparado a mala para levar à maternidade, com 35 semanas de gravidez é hora de deixar tudo pronto!


Com 35 semanas de gravidez, já está próximo o momento do bebê chegar ao mundo.

Entenda quais são os principais sintomas nessa etapa e como está o desenvolvimento do seu bebê.

A posição do bebê pode ou não estar de cabeça para baixo, mas ele ainda poderá se movimentar dentro do útero, posicionando-se para que seja possível um parto normal.

   

A avaliação para uma eventual necessidade de cesária será então avaliada pelo médico.

35 semanas de gravidez são quantos meses? 

Com 35 semanas de gravidez, a mulher já está com 8 meses completos. Nesse momento, o sistema digestivo, pulmões e cérebro do bebê estão quase completamente maduros. Os reflexos do bebê também estarão desenvolvidos, sendo então já capaz de agarrar objetos. O peso estará por volta de 2,5 quilos e o tamanho em média de 46, 5 cm.

O bebê já pode nascer?

35 semanas de gestação são quantos meses
Foto: Eva

Ansiedade aumenta nesse período 

Naturalmente, ao completar os 8 meses de gestação, se inicia uma contagem regressiva para o nascimento do bebê. Por isso, é muito comum nessa fase se sentir ansiosa ou com dificuldades para pegar no sono.

Receba notícias do Gestação Bebê. É grátis!

messengerFacebook Messenger

Tudo sobre gravidez e filhos pelo chatbot do Gestação para o Facebook Messengergestação botao

Uma boa dica para relaxar nesse período é dedicar uma ou duas horas de descanso antes de dormir. Por exemplo, se você é uma pessoa muito ativa, que precisa resolver tudo antes de dormir, faça listas diárias (do que precisa fazer, o que ainda falta comprar para o quarto do bebê, verificar se a bolsa da maternidade está pronta…) e realize todas as atividades pelo menos até duas horas antes de dormir. Isso fará com que seu cérebro vá relaxando aos poucos e na hora em que você se deixar, ele não estará tão ativo.

No mais, procure dormir em um lugar calmo, silencioso e confortável. Lembre-se que cuidar de você é cuidar do seu bebê.

Cuidados com a alimentação 

Certamente você escuta sobre alimentação desde o início da gravidez. E não se engane, ela é tão importante quanto qualquer outro cuidado que você possa tomar.

Primeiro porque seu bebê irá nutrir-se a partir do que você come e dependendo da qualidade da alimentação, ele poderá se desenvolver melhor e ficar mais forte. Lembra-se do ácido fólico e das vitaminas? O que você ingere é importante para a saúde do seu filho.

Segundo: sua imunidade está baixa e seu filho está usando boa parte de sua energia para desenvolver-se. Isso exigirá mais do seu corpo e você precisará alimentar-se bem, com frutas, verduras, sucos e alimentos ricos em ferro. Assim, você evita episódios desagradáveis de fraqueza, mal-estar e desmaios.

Tamanho do bebê com 35 semanas de gestação 

Com 35 semanas de gestação, o bebê pesa cerca de 2,4 kg e está com 45 centímetros de comprimento.

Semanas de gestação Peso do bebê Tamanho do bebê
35 semanas 2,4 kg 45 cm de comprimento

Peso da mamãe e do bebê

Dependendo do peso que você tinha quando engravidou, você pode ter ganhado entre 11 e 14 quilos nesse período e provavelmente está tendo dificuldades para se levantar da cama rapidamente ou se abaixar.

Como seu útero está mais perto das costelas nessa fase, é comum sentir certa dificuldade para respirar. Experimente posições diferentes que possam deixa-la mais confortável.

Cólicas com 35 semanas 

Aquela dor incômoda que há meses você não sentia, voltou. E agora? Sentir cólica com 35 semanas é normal?

Sim. Na reta final da gravidez o bebê já está grandinho (e ainda vai crescer mais) e está pressionando seus músculos, ligamentos e demais tecidos na parte interna do seu corpo.

No entanto, fique atenta à essas cólicas. Se elas estiverem muito fortes ou vierem acompanhada de outros sintomas como sangramento vaginal, aumento significativo de secreção vaginal, febre ou estiver parecendo início de trabalho de parto prematuro, você deve consultar seu médico.

Se for apenas uma cólica simples, não há motivo para preocupações.

Altura uterina nessa fase 

Nesse momento da gravidez, a altura uterina pode ficar entre 26,5 cm até 33 centímetros.

Qualquer dúvida sobre sua altura uterina, ou se perceber que seus resultados não estão dentro dessa média, procure a orientação do seu obstetra.

35 semanas de gestação ainda é prematuro? 

O bebê com 35 semanas de gravidez pode nascer prematuramente. Nesse caso, ele possui as mesmas condições para sobreviver do que um bebê que nasceu no tempo certo. Geralmente, caso ocorram alguns problemas leves ao nascer, o bebê irá se recuperar rapidamente.

Se ocorrer algum sintoma que você desconfie que há algo errado, como perda de sangue pela vagina, contrações mais frequentes febre, etc., o melhor é entrar em contato com o obstetra ou ir para o hospital.

35 semanas de gravidez: sintomas

Estar com 35 semanas de gravidez pode aumentar a dor nas costas e articulações, isso por conta do peso do bebê.

É comum que você se sinta mais emotiva e irritada nessa fase, devido a ansiedade e aos hormônios da gravidez. Outros sintomas nessas últimas semanas são a falta de circulação normal nas pernas e o cansaço.



Para minimizar os sintomas incômodos, recomenda-se a prática de algum tipo de exercício físico, como natação ou caminhada. Além de aliviar os sintomas, ajuda a fortalecer os músculos para o momento do parto.

A atenção à alimentação também deve ser levada em conta, pois consumir alimentos leves facilitam a digestão e ajudam a regular o funcionamento do intestino. O melhor é evitar o uso de saltos altos e prestar atenção na postura.

Se estiver com dificuldades para dormir, tome um banho para relaxar e deite-se de lado, usando uma almofada para apoiar as pernas e a barriga.

Barriga dura nesse período é normal?

A barriga pode ficar dura durante as 35 semanas de gravidez, o que ocorre por causa das contrações de treinamento. Essas contrações são normais e não provocam dores ou incômodos na gestante, podendo até nem ser notadas.

O endurecimento da barriga poderá ser melhor notado durante a noite, pois a mulher estará mais descansada. Para se sentir melhor, a recomendação é respirar fundo para que as contrações diminuam.

Caso a barriga fique dura muitas vezes durante o dia, é possível tomar um suplemento de magnésio, que deverá ser ingerido apenas por orientação do médico. A suplementação deverá ser feita até 36 semanas da gravidez, para que sejam evitadas complicações no trabalho de parto.

O bebê mexe muito?

Certamente. Seu filho está cada vez mais ativo, querendo explorar novos movimentos e descobertas. Muitas mulheres acham que o bebê diminui os movimentos com o passar das semanas, mas o que acontece é que agora ele tem menos espaço para “chutar” e agora só vai conseguir rolar de um lado para outro, dificilmente conseguindo “chutar” alguma coisa.

Observação: fique atenta aos movimentos de seu filho. Perceba quantas vezes por dia ele se mexe. Se notar que o bebê está a mais de 24 horas sem fazer nenhum movimento sequer, procure imediatamente um médico especializado.

Bebê soluçando é normal?

Não apenas normal, é um ótimo sinal. Se você já percebeu uma movimentação leve e ritmada, como pequenos espasmos, é sinal de que o seu bebê está com soluço. Isso geralmente acontece depois que você ingere doses de açúcar ou carboidratos. Seu filho recebe uma dose extra de energia e depois de alguns minutos, o bebê pode começar a soluçar.

O soluço tem origem no diafragma e funciona como um treino de respiração do bebê. Você perceberá que o soluço vai se estender até os primeiros meses de vida do seu filho do lado de fora do útero.

Pés inchados 

O inchaço nos pés durante a gravidez tende a se agravar à medida que eles suportam mais peso. Assim sendo, durante a 35ª semana, eles provavelmente estarão mais redondinhos e inchados.

Esse inchaço nos pés, acontecem por dois motivos principais:

  1. A alteração nos níveis hormonais durante a gravidez causa uma dilatação (abertura) nos vasos sanguíneos, possibilitando a passagem de líquidos de dentro para fora do sistema circulatório.
  2. No terceiro trimestre da gravidez (o período em questão) o peso do útero vai comprimir as veias da pelve. Isso vai impedir que os líquidos que descem, subam com a mesma facilidade, já que se encontram “barrados” pelo crescimento do útero.

Uma boa indicação para aliviar esse sintoma é dormir (ou passar algumas horas descansando) com os pés a uma altura mais elevada. Você pode utilizar uma cadeira e travesseiros macios para isso.

Cansaço aumenta às 35 semanas de gestação

A essa altura, o peso do seu bebê já está sendo sentido até nas costas. Essa é a principal reclamação das gestantes às 35 semanas de gestação. Como o útero está bem próximo às suas costelas e o peso está cada vez maior, suas costas e colunas podem estar sofrendo bastante.

Isso refletirá em sua disposição (ou a falta dela) durante a realização de atividades diárias ou exercícios leves.

Mas fique tranquila, em breve, todos esses sintomas vão embora e você nem se lembrará mais deles quando estiver com seu bebê nos braços.

35 semanas de gravidez: São quantos meses? Já pode nascer? Quais sintomas?
4.7 (93.33%) 3 votes

- Publicidade -

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*