40 semanas de gravidez- Chegou a hora!

Chegou a hora! Veja todos os detalhes da última semana de gravidez. Está pronta para conhecer o bebê?


A gestante, com 40 semanas de gravidez, está mais ansiosa do que nunca, pois acredita-se que as quarenta semanas são o limite para o nascimento. Entretanto, uma minoria de bebês passa alguns dias desse prazo, por vezes alcançando o início da 42ª semana.

Como o útero está até mil vezes maior do que o tamanho original, a barriga também está no seu maior tamanho, o que faz a mulher se sentir extremamente cansada; por isso, o ideal é evitar atividades físicas intensas ou prolongadas.

É difícil nesses últimos dias encontrar uma boa posição para dormir, pois a barriga, além de atrapalhar o relaxamento do corpo, também impede a correta respiração; então, por vezes, a solução é dormir algumas horas sentada, com os pés ligeiramente mais altos que a cabeça e as pernas separadas por uma almofada para conseguir alguns momentos de sono. Devido a pressão que o útero exerce sobre a bexiga, é normal que a gestante tenha que ir muitas vezes ao banheiro, mesmo durante a madrugada, o que atrapalha ainda mais o sono regular.

gestação 40 semanas e 3 dias
Alguns cuidados devem ser tomados durante as 40 semanas de gravidez. (Quite Frankly She Said)

Ingerir muito líquido é extremamente importante nos últimos dias, pois essa prática evita que as pernas e pés fiquem demasiadamente inchados, mantém a gestante hidratada e regula a quantidade de líquido amniótico no útero, o que é fundamental para que o bebê permaneça saudável. As refeições devem ser saudáveis, balanceadas e leves, para evitar azia, mal-estar e a prisão de ventre, sintomas corriqueiros tanto no início da gestação quanto nas últimas semanas.

As consultas do pré-natal serão realizadas duas vezes por semana a partir das 40 semanas de gravidez, para que sejam acompanhadas de perto da saúde da mulher e do bebê. O médico poderá fazer exames para verificar se há dilatação, a quantidade de líquido amniótico e a posição da criança dentro do útero, além da verificação constante da pressão arterial da gestante, para evitar a pré-eclâmpsia ou quaisquer complicações que possam prejudicar o parto seguro.

40 semanas e nada

40 semanas de gravidez

A mulher deve ficar atenta aos sintomas do seu corpo, pois nem sempre há a ruptura total da bolsa ou dores muito intensas que anunciam o parto iminente, às vezes, os sintomas são muito mais sutis. Pode ser que a bolsa já tenha estourado, mas como o bebê nessa semana já deverá estar encaixado no canal do útero, poderá servir de tampão e impedir que o líquido escorra de modo corrente. Caso perceba a perda de líquido, ainda que em pouca quantidade, convém a gestante procurar um médico para verificar a quantidade de líquido amniótico no útero e a saúde do bebê.

Com relação às contrações, a dor geralmente vem em intervalos regulares e deixam a barriga rígida. Com o passar do tempo e a proximidade do parto, as dores tendem a acontecer em espaços cada vez menores, por isso, é importante cronometrar. Se as contrações acontecerem a cada dez minutos ou menos, também é o momento de ir à maternidade.



40 semanas de gravidez equivale a quantos meses?

O bebê, nessa semana, está completamente pronto para nascer. Todos os órgãos estão completamente formados e o bebê consegue prestar atenção nas luzes e sons externos, principalmente na voz das pessoas mais próximas, como a mãe e o pai. Esses últimos dias servem para que ele adquira mais peso e tamanho. A gestante está com nove meses completos de gestação, o que significa que o bebê está a termo, ou seja, não é mais prematuro.

40 semanas de gravidez cólicas
Foto: SMA Nutrition

40 semanas de gravidez e nada do bebê nascer: devo me preocupar?

Ainda não é o momento para preocupação, pois, na contagem médica, 40 semanas de gravidez correspondem a 38 semanas de vida do bebê, tempo normal para o nascimento. A próxima semana, entretanto, será acompanhada mais de perto pelo médico e, caso o parto não inicie naturalmente nos próximos dias, serão avaliadas as possibilidades de indução do parto normal ou a realização da cesariana.

40 semanas de gravidez- Chegou a hora!
Avalie esta matéria!

- Publicidade -

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*