Como dormir bem em cada fase da gestação

A cada semana que passa, a barriga da gestante fica maior, as dificuldades com a postura ficam mais evidentes e as noites já não são bem dormidas como antes.

Os nove meses da gestação é um período mágico para a mamãe, mas também um pouco cansativo.

Para facilitar um pouco a vida das mamães, preparamos algumas dicas de como se posicionar na cama ao longo da gestação.

Leia também: Como contar gravidez em semanas

Primeiros meses:

Esta é a fase mais tranquila para dormir. A barriga ainda está em seu tamanho “normal”, nenhuma posição compromete o bebê, já que ele ainda não possui tamanho o suficiente para atingir seus órgãos e vísceras. A mamãe ainda consegue dormir de bruços, então aproveite este momento!

Segundo trimestre:

Neste período é quando começam as limitações da gestante na hora do sono. Dependendo da evolução da grávida, já se pode sentir o inchaço nas pernas. Há casos em que a mãe sente alguns problemas respiratórios como rinite, asma, ou algum tipo de desconforto durante a respiração. Para estes casos, a posição ideal é que a mamãe se deite de peito para cima. Dormir de bruços agora só depois do parto!

Foto: Sleepworks

Foto: Sleepworks

Últimos meses:

No período final da gestação, a barriga da mamãe estará enorme, os membros inchados e aposição na cama não será uma tarefa fácil de conseguir. Dormir de lado ou sentada serão as únicas posições possíveis. Se optar por dormir de lado, escolha o lado esquerdo, pois o esquerdo facilita a respiração do bebê e a da gestante.

O travesseiro com apoio nas pernas é uma ótima opção neste período, eles darão sustentação a lombar. Utilize outros 3 ou 4 travesseiros para apoio da cabeça e costas, eles darão suporte ao tronco da mamãe.

É importante se preparar para a noite de sono. No início da noite diminua o ritmo das atividades, busque descansar pelo menos 8 horas por noite.

Durante o dia, pratique exercícios mais leves, eles contribuirão no relaxamento para a hora do sono.

Em caso de insônia, levante da cama e se distraia com alguma coisa, um livro ou assista TV. Não fique rolando na cama, isto desperta ainda mais.

Para evitar que fique se levantando toda hora para ir ao banheiro, evite ingerir muito líquido por cerca de duas horas antes de repousar.


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      geny bitencourt 14 de janeiro de 2015
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      ana paula martins 2 de fevereiro de 2015
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      Marcela 25 de setembro de 2015
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      cassia 29 de novembro de 2015
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      Aimee Freitas 17 de abril de 2016

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