29 semanas de gravidez

Com a chegada das 29 semanas de gravidez você já passou por mais de dois terços de gestação, e, embora esteja com maior facilidade em lidar com alguns sintomas, algumas sensações novas ainda podem surgir para te surpreender.

29 semanas de gravidez são quantos meses? Você está no sétimo mês de gestação, e a proximidade do parto pode trazer bastante ansiedade.

É importante não querer antecipar o futuro, e viver um dia após o outro, cuidando bastante da sua saúde para que o bebê se mantenha saudável dentro da sua barriga.

Sintomas das 29 semanas de gravidez 

A alimentação continua sendo um fator fundamental para que você consiga ter uma diminuição nos sintomas da gravidez, já que o terceiro trimestre piora os problemas digestivos da gestante diante da pressão que os órgãos vêm sentindo com o aumento do útero.

29 semanas de gestação são quantos meses

Todo esse peso do útero sobre os outros órgãos costuma causar hemorroidas, azia, vontade frequente de urinar, dentre outras sensações desagradáveis.

Eventualmente a gestante pode até ingerir um antiácido para combater a azia, mas antes disso, deve sempre conversar com o médico para que ele indique uma opção segura para o bebê.

A dor nas costas também estará incomodando bastante, já que o peso da barriga está cada vez maior, por isso é importante buscar aulas de alongamento, pois elas podem melhorar este problema. Não deixe de praticar exercícios físicos (com aconselhamento médico), pois, mesmo que de forma leve, eles ajudam muito com que a futura mamãe se mantenha saudável para o parto.

Tamanho do bebê

29 semanas de gestação fotos

Foto: Pampers

Nas 29 semanas de gravidez, o feto está com 43 centímetros, e, a cada dia que passa, ele tem menos espaço para se mexer dentro do útero. Com o espaço cada vez mais restrito, é natural que ele se não dê mais as “piruetas” que dava antes, mas não se preocupe, pois isso significa que ele está crescendo forte e saudável.

Seu médico logo deve pedir para que você faça a contagem dos “chutes” que ele dá na sua barriga, que normalmente devem ser dez por hora. Se verificar que a contagem está abaixo disso, peça o aconselhamento do seu médico, pois ele é a única pessoa indicada para dizer se o seu bebê está saudável ou não.

29 semanas de gravidez- Peso do bebê

Nesta semana, o feto já está com cerca de 1,3 quilos, e cada vez mais está acumulando gordura, se preparando para nascer. O aumento de peso dele pode ser um incômodo bem grande pra você, diante do cansaço de carregar a barriga e das dores nas costas. Por isso, é importante que a grávida descanse bastante nesta etapa, já que em algumas semanas estará dando adeus a esses sintomas ao dar a luz.

29 semanas de gravidez e quanto tempo

Foto: Quite Frankly She Said

Como está o bebê?

O feto está quase que completamente desenvolvido nas 29 semanas de gravidez e já está desenvolvendo capacidades cerebrais importantes, como a memória. Ele inclusive já tem consciência do mundo ao redor dele e desenvolveu uma rotina dentro do útero da mamãe.

A cabeça dele também está ficando maior para acomodar o cérebro, já que os neurônios estão em pleno desenvolvimento. Os ossos estão começando a ficar mais fortes, e o cálcio necessário está sendo extraído da gestante.

29 semanas de gestação azia

Foto: Kinderok

Daí a importância de ingerir alimentos ricos em cálcio, ou até pensar em uma suplementação de cálcio, caso seu médico esteja de acordo. Uma das coisas mais legais que você pode fazer para se conectar com o feto nesta etapa é colocar música para ele, pois além de acalmar, ela cria laços especiais entre vocês.