Como vou saber se a bolsa rompeu mesmo? O que fazer?

Todo mundo sabe, por ver em novelas e filmes, que quando a bolsa estoura é sinal de que o bebê está a caminho. Mas, como saber se ela realmente se rompeu? Esta é uma dúvida comum para as mulheres gravidas, principalmente para aquelas que esperam seus primeiros filhos. A seguir, trazemos as respostas para algumas das dúvidas mais frequentes sobre o assunto:

O rompimento da bolsa

O que popularmente chamamos de bolsa é na verdade uma membrana que envolve o bebê dentro do útero. Dentro dela, o líquido amniótico. O rompimento da bolsa geralmente ocorre naturalmente ao final do início do trabalho de parto. Quando isso acontece, o líquido passa pelo colo do útero e sai pela vagina. No entanto, algumas mulheres são pegas de surpresa. Nelas, a bolsa se rompe de repente, antes que o trabalho de parto comece. Apenas uma pequena porcentagem das gestantes sofre a ruptura da bolsa antes da 37ª semana de gestação.

Leia ainda: Como ajudar o bebê a ter um sono tranquilo

Foto: bebe.bolsademulher.

Foto: bebe.bolsademulher.

Confirmando a ruptura da bolsa

Pode não ser tão fácil saber se a bolsa realmente estourou. Se uma grande quantidade de líquido sair, pode ter certeza de que foi isso mesmo que aconteceu. Porém, algumas mulheres podem ter um fluxo pequeno de vazamento. É que a cabeça do bebê pode acabar bloqueando a saída.

Algumas mulheres relatam ouvir um barulho semelhante a um estouro quando a bolsa estoura. Outras afirmam que tentam segurar o vazamento, achando que trata-se de urina, mas não conseguem. A recomendação é procurar o seu médico, que poderá atestar e confirmar a ruptura da bolsa.

O que fazer?

O primeiro passo é manter a calma. Em seguida, coloque um absorvente, seque-se com uma toalha e procure seu médico. O absorvente pode ser útil para que o médico analise a coloração do líquido.


  • Add Your Comment