Câimbra na gestação é normal?

As câimbras podem ser muito doloridas, e não raramente são sentidas pelas gestantes. Mas, por que ocorrem? A resposta é simples e pequenos cuidados podem resolver o problema. Veja:

Por que as gestantes sentem câimbras?

As câimbras, de maneira geral, acontecem por excesso de exercícios e pela falta de sais minerais no organismo. No caso das gestantes, a segunda opção é a que mais se encaixa. Além de o corpo estar em transformação para promover o desenvolvimento saudável do bebê, tudo o que a mulher ingere é dividido com o pequeno.

 Leia ainda: Como preparar um parto em casa

A importância da alimentação

Os alimentos certos têm a ação de prevenir e de afastar as câimbras. As gestantes devem ter uma dieta rica em cálcio e potássio na qual os seguintes alimentos se façam presentes: ovos, leite, banana, suco de laranja, frutas, espinafre, couve, rúcula.

Outros alimentos, por outro lado, fazem com que as concentrações destes e de outros nutrientes diminua, por isso devem ser evitados, como é o caso dos refrigerantes. A hidratação é fundamental, mas dê preferencia a água e sucos naturais.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

O excesso de peso

As câimbras são ainda frequentes em mulheres que estão acima do peso. De qualquer forma, a partir dos seis meses de gestação, os músculos ficam sobrecarregados com o crescimento da barriga.

Exercícios físicos

A prática de exercícios físicos moderados ajuda a afastar a câimbra. Se você leva uma vida sedentária, faça pequenas caminhadas diariamente. Atividades como hidroginástica e yoga também são benéficas, mas consulte seu médico antes de inicia-las. Outra dica é não ficar muito tempo em pé ou com as pernas cruzadas. Quando estiver sentada, faça movimentos com os dedos dos pés e tornozelo. O alongamento é sempre fundamental antes de qualquer exercício, portanto não se esqueça de fazê-lo antes de começar.

 


  • Add Your Comment

    *