Gravidez depois dos 35 anos

A gravidez depois dos 35 anos é temida por muitas mulheres. O principal medo de uma gestação mais tardia é em relação ao risco de ser gerado um bebê com problemas no cromossomo, por conta do envelhecimento dos óvulos.

Para muitos médicos, a idade ideal para engravidar é entre 20 e 30 anos. A fertilidade para as mulheres começa a declinar a partir dos 25 anos, e tem uma queda significante após os 35 anos. Em alguns casos, para quem deseja engravidar nesta idade é preciso de um pouco mais de paciência, mas isso não é motivo para se preocupar.

Um dos receios das gestantes acima dos 35 anos é a possibilidade de gerar bebês prematuros, com peso abaixo do normal ou ainda com Síndrome de Down, por conta do envelhecimento dos óvulos e das células do ovário. (A partir de que idade se considera gravidez de risco?). O que muitas dessas mamães receosas não sabem é que a maioria das grávidas nessa faixa de idade têm uma gravidez completamente dentro da normalidade e seus bebês nascem com uma saúde perfeita.

Foto: s3-us-west

Foto: s3-us-west

Contudo, um ponto que precisa ser abordado é sobre a saúde da mulher antes da gestação. Ela é uma das grandes responsáveis pelo desenvolvimento de uma gestação tranquila para seu bebê.

É comprovado que gestações após os 35 apresentam mais chances do desenvolvimento da diabetes e da hipertensão. Durante a gravidez é comum que exista uma sobrecarga de hormônios, de peso e de energia.

Por isso, é importante que a mulher cuide de seu corpo com uma atenção especial.

Dicas para grávidas após os 35 anos 

Se você deseja engravidar ou está gravida depois dos 35 anos, confira alguns cuidados que devem ser tomados para que tenha uma gestação tranquila e saudável:

  • Exames médicos – Antes mesmo de engravidar, é necessário que faça exames de rotina (hemograma, tipagem sanguínea, sorologias, exame de urina) e peça uma avaliação clinica completa do seu ginecologista. (Exames e cuidados para uma gravidez tardia).
  • Exames Pré-natal – Nos três primeiros meses e no último mês da gravidez o ideal são exames pré natais de 15 em 15 dias. No restante dos meses, as visitas são de 30 em 30 dias, no minimo, mas isso pode variar de acordo com orientação médica.
  • Alimentação – Recomenda-se que a gestante tenha uma alimentação saudável.
  • Exercícios – Continue a praticar os exercícios que já esteja acostumada a fazer. Não deixe de pedir a avaliação do seu médico quanto à intensidade dos exercícios.
  • Ácido Fólico – Para diminuir o risco de má formação do sistema nervoso central do bebê, é orientado que a mulher tome ácido fólico (vitamina do complexo B) antes de engravidar.
  • Diabetes e Hipertensão – Para evitar estas doenças, a gestante deve fazer exames de glicemia todos os meses, e a partir das 28 semanas, um teste de tolerância à glicose. Se necessário, a medicação pode ser utilizada. (Principais cuidados com o Diabetes na gestação).

Apesar de muitos cuidados, uma gestação depois dos 35 anos é muito natural e comum. Se a mulher se preparar e seguir todas as recomendações corretamente, a gravidez será tranquila e planejada.


  • Add Your Comment

    *