Significado do nome Nicolas: origem, apelidos

Entender o significado do nome Nicolas e conhecer a sua origem é algo que vale a pena para a mãe que tem a intenção de batizar um filho com esse nome.

Afinal, isso pode ajudar na hora da decisão, especialmente quando há outros nomes na lista de favoritos. Também é uma oportunidade para quem tem um filho com esse nome, mas ainda não sabe o que ele quer dizer.

Com um belo significado, Nicolas combina com a maioria dos sobrenomes e também com outros nomes, o que é importante para as mães que desejam usá-lo como um nome composto.

Por isso, reunimos uma série de informações, desde a sua origem, curiosidades, opções de nomes que combinam e a personalidade da criança chamada Nicolas. Não deixe de conferir e se apaixone!

Qual o significado do nome Nicolas?

A espera de um filho é um momento de muito amor e expectativa, onde a mamãe e o papai passam um bom tempo procurando um nome especial para o seu bebê.

Mas um detalhe que não pode ser esquecido nesse momento é pesquisar sobre o que quer dizer o nome escolhido.

significado do nome nicolas

(Foto: Mes Envies)

O motivo para isso é que o significado muitas vezes tem uma influência muito grande no momento de decidir, o que pode fazer com que a opção de nome seja a escolhida em definitivo ou, até mesmo, descartada.

Em relação ao significado do nome Nicolas, não há com o que se preocupar, pois ele traz uma definição que certamente vai agradar a todas as mães.

Nicolas é um nome do gênero masculino considerado comum no Brasil e que pode ser interpretado de várias formas.

Ele tem o significado de “vitorioso”, “conquistador”, “o que leva o povo à vitória” ou “aquele que vence com o povo”.

Com esse significado encantador, além de ser um nome muito utilizado em nosso país, também é popular em outros países, principalmente naqueles onde o inglês é o idioma usado.

Trata-se de um nome lindo e atual, de agradável sonoridade, que é fácil de pronunciar, e de ser lembrado por outras pessoas. Outro ponto positivo para essa escolha é que a criança vai aprender facilmente a escrever o próprio nome.

Isso sem contar que ele apresenta um significado bem otimista, pois se refere a uma pessoa que sempre vai em busca dos seus sonhos e objetivos, sem deixar de contribuir para que as pessoas à sua volta também alcancem aquilo que desejam.

Por conta dos motivos que foram citados, o nome Nicolas está entre as melhores opções para batizar o seu bebê que está para nascer, pois ele certamente será muito bem recebido. Então, não tenha mais dúvidas se esse estiver entre as opções que mais agradam.

Qual a origem do nome? 

Além de saber sobre o significado do nome Nicolas, também é interessante conhecer a sua origem.

Apesar de ser bastante usado no Brasil, ele surgiu a partir do nome grego Nikólaos, que é traduzido como Nicolau em português.

Por sua vez, Nikólaos consiste no resultado da união dos termos gregos níke, que significa “vitória” e laos, que quer dizer “povo”. Isso faz com que o seu significado seja entendido como “vitorioso” ou “que vence com o povo”.

nome nicolas composto

(Foto: Centerbox)

Na mitologia grega, a deusa que representava a personificação da vitória se chama Níke. Por esse motivo, o nome Nicolas se originou como uma forma de transmitir a ideia de uma pessoa que traz consigo as qualidades que podem conduzir à vitória e ao sucesso na vida, como coragem e determinação.

Personalidade do nome Nicolas

Por conta do seu significado, a criança que recebe o nome Nicolas traz como características principais da personalidade a coragem e independência.

Logo, é bem provável que o seu filho já demonstre desde cedo a capacidade de lidar bem com situações que seriam consideradas desafiadoras para outras crianças da mesma idade.

Porém, por conta da sua coragem inata, é importante que os pais sempre estejam de olho para saber o que ele está fazendo.

Muito criativo, o pequeno Nicolas deve ser estimulado por meio de atividades que contribuam para o desenvolvimento do seu potencial.

É fundamental que ele seja incentivado de acordo com os seus gostos, seja no esporte, culinária, desenho ou música, por exemplo. Isso não apenas vai diverti-lo e ajudá-lo a gastar a energia, mas também irá motivá-lo para que possa descobrir o seu gosto pessoal.

Ele pode demonstrar aptidão para a liderança já nos primeiros anos de vida. Isso porque, no futuro, a pessoa chamada Nicolas tende a alcançar posições de grande responsabilidade, liderando grupos e equipes.

A sua persistência e foco nos objetivos certamente vão levá-lo a atingir as suas metas pessoais e profissionais.

Com um otimismo contagiante, a criança vai ter facilidade em fazer amigos e conduzir as brincadeiras do seu jeito. Por não gostar de ser contrariado, é importante que os pais prestem atenção para que essa característica não leve o seu filho a ser uma criança que sempre deseja impor a sua própria vontade.

Dessa forma, ele deve aprender desde cedo a também respeitar a opinião das pessoas à sua volta. Caso isso não seja trabalhado desde cedo, o pequeno Nicolas pode se tornar um adulto autoritário e intolerante.

Por isso, o desafio dos pais será guiá-lo para que ele se torne um líder que inspire os outros e não alguém que só deseja mandar. Assim, é fundamental que as suas tendências naturais sejam desenvolvidas de uma maneira positiva.

Curiosidades

A seguir, conheça algumas interessantes curiosidades que envolvem o nome Nicolas, como as versões e variantes existentes no Brasil e no mundo, as formas afetivas que o nome recebe e particularidades que fizeram com que ele passasse a ser conhecido em diversos países:

  • De acordo com os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o nome Nicolas se encontra na posição 277º em nosso país. Os estados onde ele aparece com mais frequência são o Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.
  • Assim como acontece com muitos nomes, existem várias versões de Nicolas presentes em outras línguas. Entre elas podemos citar Nicholas em inglês, Nikolai em búlgaro, Nicolaus em grego antigo, Niklaus em alemão, Nicolás em espanhol, Niklas em finlandês e Mykola em ucraniano.
  • São várias as formas fofas e carinhosas que parentes e amigos costumam chamar a pessoa que foi batizada com o nome Nicolas. Os apelidos podem ser os seguintes: Nico, Nick, Niquinho, Niquito e Láu.
  • A lenda do Papai Noel surgiu por conta de São Nicolau (variante do nome Nicolas), que foi um bispo que viveu durante o século IV. Isso fez com que esse belo nome acabasse se espalhando e sendo conhecido em todo o mundo.
  • Entre as personalidades mais famosas que foram batizadas com o nome Nicolas está o ator e produtor norte-americano Nicolas Cage (cujo nome verdadeiro é Nicolas Kim Coppola).
  • Há localidades no Brasil e em todo o mundo que receberam o nome ou a variante de Nicolas, como o município de São Nicolau e Nicolau Vergueiro (ambos no Rio Grande do Sul), San Nicolás de los Garza (México), San Nicolas (Filipinas), San Nicolás de los Arroyos (Argentina).
  • A variante Nicholas começou a ser usada na Inglaterra a partir do século XII. Apesar de o seu uso ter caído depois da Reforma Protestante, o nome voltou a ganhar força em meados do século XX.
  • Apesar de a grafia principal do nome ser Nicolas, algumas variantes surgiram com o passar do tempo. As principais são: Nicalas, Nicollas, Nikolas, Nicolaz, Nycolas, Nykolas, Niculas e Nikholas. Além disso, também é comum o nome apresentar acento na letra “i”, como Nícolas.

Nomes que combinam com Nicolas

Além de se tratar de um nome lindo, Nicolas é perfeito para ser usado no mundo artístico. Sendo assim, se o seu filho se tornar um ator ou cantor, ele já vai ter um nome apropriado para usar.

origem do nome nicolas

(Foto: childmags)

Isso sem mencionar que ele fica muito bem quando é usado para um nome composto. Confira a seguir a lista com as melhores combinações:

  • Nicolas Daniel
  • Nicolas Eduardo
  • Nicolas Emanuel
  • Nicolas Fernando
  • Nicolas Gabriel
  • Nicolas Henrique
  • Nicolas Jaime
  • Nicolas José
  • Nicolas Junior
  • Nicolas Lécio
  • Nicolas Levi
  • Nicolas Luiz
  • Nicolas Macedo
  • Nicolas Matheus
  • Nicolas Miguel
  • Nicolas Milton
  • Nicolas Olavo
  • Nicolas Paulo
  • Nicolas Rafael
  • Nicolas Roberto
  • Nicolas Rodrigo
  • Nicolas Valentin
  • Nicolas Vinicius
  • Nicolas Xavier

Para a mamãe que está grávida de gêmeos, é comum o desejo de usar nomes que combinam entre si. Nesse caso, se forem dois meninos, a dica é usar Nicolas e Nicolau ou Nicolas e Nicolino. Se for um casal, as opções são Nicolas e Nicole, já que Nicole consiste na sua versão feminina.

Já os nomes artísticos que ficam bem quando usados com Nicolas são: Nicolas Fernandes, Nicolas Ferreira, Nicolas Nascimento, Nicolas Oliveira, Nicolas Paris, Nicolas Santos.

apelidos para nicolas

(Foto: francescotramontana)

Gotos de conhecer o significado do nome Nicolas e outras características e curiosidades que o envolvem? Esperamos ter contribuído para a escolha desse nome tão bonito, pois certamente vai agradar a todos e ao seu filho quando ele crescer.

Conheça também:

Significado do nome Samuel: origem e curiosidades

Significado do nome Jesus e sua origem

Significado do nome Felipe e sua personalidade

Significado do nome Davi e sua origem

Significado do nome Guilherme: personalidade, apelidos, origem

Significado do nome Arthur: personalidade, origem, nomes compostos

Significado do nome Miguel e algumas curiosidades