Significado do nome Rafael: origem e curiosidades

Conhecer o significado do nome Rafael é de grande interesse das futuras mamães. Além disso, também ajuda a compreender a história e personalidade de uma criança que já recebeu esse nome.

Para quem não sabe, esse nome se popularizou não só por conta da sua beleza, mas também por estar presente na religião. Com um significado encantador e que remete à fé, o nome Rafael continua entre os mais populares no Brasil.

Se você está curiosa para conhecer o significado, descubra todos os detalhes a seguir. Veja também exemplos de apelidos e o que a numerologia tem a dizer sobre a personalidade de quem foi batizado com esse nome.

Significado do nome Rafael e origem

O nome Rafael é sempre lembrado pelas mães brasileiras, pois está entre os favoritos na hora de escolher opções para bebês meninos. Por ser um nome presente na Bíblia, ele também costuma ser adotado por pessoas religiosas.

significado do nome rafael

(Foto: Wedding Tales)

A sua origem vem do hebraico Rephael, que é formado pela junção dos termos repha, que quer dizer “curou” e el, que significa “Deus”. Dessa forma, o nome é interpretado como “Deus curou” ou “que recebeu a cura de Deus”.

Por conta de sua influência ligada à religião e do belo significado do nome Rafael, fez com que ele fosse adotado por cristãos, muçulmanos e judeus. Foi muito usado durante a Idade Média por cristãos e se popularizou principalmente na Itália e entre os judeus.

Apesar de ser bem comum em diversos países europeus, não se tornou uma escolha comum em países onde se fala o idioma inglês.

Uma das pessoas mais famosas com esse nome foi o pintor renascentista Rafael Sanzio. Ele viveu na Itália entre os anos 1483 e 1520 e tem inúmeros afrescos no Vaticano e muitas igrejas católicas ao redor do mundo.

Além disso, de acordo com as escrituras sagradas, São Rafael foi o arcanjo responsável pelo anúncio do Juízo Final.

Numerologia do nome Rafael

O nome Rafael é regido pelo número 7. Isso indica que a criança batizada com ele tende a ser generosa com os amiguinhos. Desde bebê demonstra ser muito alegre e de bem com a vida, encantando a todos.

Se esse for o nome escolhido para o seu garotinho, é interessante saber que ele prefere estar em ambientes mais tranquilos. Assim, é importante que ele viva em um lar silencioso e sem brigas para que possa estar em paz com o seu eu interior.

numerologia

(Foto: SheKnows)

O número 7 também revela alguém que é paciente, mas bastante competitivo. É bem provável que o seu pequeno Rafael acabe se frustrando ao perder em alguma brincadeira. Por isso, é importante ensinar a ele que perder também faz parte da vida.

A numerologia também informa que a criança chamada Rafael é mais segura de si e independente. Essas características são interessantes para as mães que precisam deixar o filho na escolinha desde cedo.

Por ter uma intuição acima da média, ele muitas vezes pensa duas vezes antes de tomar decisões. Isso também faz com que o pequeno Rafael escolha com cuidado os amigos mais próximos.

Às vezes pode parecer distraído e alheio às coisas à sua volta, mas isso é apenas porque ele costuma estar mais ligado à espiritualidade. Isso também faz com que ele seja mais curioso e criativo do que as demais crianças da mesma idade.

O lado negativo da pessoa chamada Rafael é a sua tendência a ser exigente e criticar os demais. Além disso, pode acabar falando mais do que deveria em determinadas situações.

Quem foi Rafael na Bíblia?

Rafael é um nome bastante usado por pessoas religiosas. Isso porque, segundo a tradição hebraica, é o nome de um dos sete arcanjos que são citados do livro de Tobias.

É interessante destacar que, por se tratar de um livro apócrifo (ou seja, não considerado como divinamente inspirado), não faz parte da Bíblia Protestante.

apelidos para rafael

(Foto: Famme)

De acordo com o livro, Rafael estava disfarçado de homem quando Tobias o encontrou na estrada. O anjo então o ajudou a pegar um peixe e aconselhou Tobias a guardar o coração, fígado e fel do animal.

Em seguida, o anjo guiou Tobias até a casa de uma mulher chamada Sara. Os homens que haviam se casado com ela tinham sido atacados e mortos por um demônio na noite de núpcias.

Seguindo as instruções do anjo Rafael, Tobias usou o fígado e o coração do peixe para espantar o demônio. Assim, ao se casar com Sara, ele sobreviveu após a noite de núpcias.

Rafael também orientou o jovem Tobias a usar o fel para curar a cegueira de seu pai. Isso fez com que ele passasse a ser conhecido como o anjo da cura. Depois de ter ajudado Tobias, o anjo desapareceu e nunca mais foi visto pelo jovem.

São Rafael também teria sido o anjo que anunciou o fim dos tempos, também conhecido por muitos como o Juízo Final.

Apelidos para o nome Rafael

Como foi visto, o nome Rafael é bastante popular e, por isso, fácil de ser lembrado. Como é de costume, a maioria dos nomes apresenta apelidos carinhosos, o que não é diferente no caso de Rafael.

Os meninos que foram batizados com ele geralmente são chamados de Rafa. Essa é a opção mais comum e considerada por muitos como a mais bonita. Além desse apelido, há vários outros que são usados como uma forma de demonstrar afeto.

origem do nome rafael

(Foto: Pa&Ma)

Depois de conhecer o significado do nome Rafael, confira a seguir a lista com os apelidos mais comuns e os mais inusitados para o nome Rafael:

  • Apelidos comuns para Rafael: Fá, Fael, Rafa, Rafi, Rafinha
  • Apelidos engraçados para Rafael: Faé, Faelinho, Faelo, Fafá, Fão, Rafão, Rafito
  • Apelidos diferentes para Rafael: Faelzinho, Fazinho, Raf, Rah, Rahel

Descubra também:

Esperamos que você tenha ficado satisfeita ao conhecer o significado do nome Rafael e outras curiosidades a respeito. Será que lhe ajudamos a decidir de vez por usá-lo para batizar o seu bebê?