Significado do nome Miguel e algumas curiosidades

Saiba mais sobre o significado do nome Miguel e aproveite para conferir as principais características de pessoas com esse nome


Quer saber tudo sobre o significado do nome Miguel? Se você é um futuro papai ou mamãe que pretende dar a seu filho esse nome ou se seu nome é Miguel ou conhece alguém chamado assim e está curioso para saber o significado, esse texto é para você.

Todos nós temos algo em comum – possuímos nomes e esses nomes possuem significados. Isso não é diferente quando se trata do nome Miguel.

Miguel é um dos nomes mais escolhidos no país, seja porque os pais consideram um nome bonito ou pelo seu significado bíblico. Além disso, é também um nome popular em outros países, como o México e a Espanha.

   

Foi considerado em 2017 um dos nomes mais populares e mais utilizados pelos pais na hora de registrar seus filhos. Com base em dados do IBGE, o nome Miguel está em 123º lugar no ranking de popularidade quando o assunto é “nome”.

Calcula-se que aproximadamente 0,13% da população se chame Miguel, ou seja, um número perto de 240 mil pessoas.

O nome começou a ficar popular a partir dos anos 90. A maior taxa de pessoas com esse nome é o Paraná: estima-se que a cada cem mil pessoas, 159 se chamem Miguel.

Receba notícias do Gestação Bebê. É grátis!

messengerFacebook Messenger

Tudo sobre gravidez e filhos pelo chatbot do Gestação para o Facebook Messengergestação botao

Já o estado com o maior número de pessoas chamadas Miguel é o Estado de São Paulo, no Sudeste.

Conheça o significado do nome Miguel

O que você acha de conhecer agora o significado do nome Miguel? O nome Miguel vem de Mikhael, que tem origem hebraica.

Seu significado é “Quem é igual a Deus?”. Ou seja, quer dizer que apesar de semelhante, Miguel não é como Deus, pois ninguém o é. Isso coloca Miguel como um ser humilde perante a Deus.

características do nome miguel

Principais características

Para as pessoas com esse nome, geralmente é atribuída uma imagem séria, de uma pessoa que impõe o respeito, porém repleta de humildade.

Nas relações humanas, homens chamados Miguel costumam ser mais reservados, não se abrindo de maneira exagerada para os outros e confiando plenamente para se abrir apenas para quem conquista sua confiança.

É uma pessoa disciplinada no trabalho e nos estudos, que gosta de manter as coisas organizadas o que o torna uma pessoa altamente confiável para fazer qualquer tipo de serviço.

Seus pontos negativos estão justamente nas frases acima: apesar de ser bem disciplinado, isso lhe dá uma certa imagem de rigidez, ou seja, para algumas pessoas seu ar sério pode lhe fazer parecer uma pessoa casca-grossa e pouco flexível. Essa fama pode fazer com que as pessoas se afastem ou temam trabalhar e interagir com ele.

Curiosidades sobre o nome Miguel

Todos os nomes carregam consigo uma porção de curiosidades. Veja a seguir algumas das curiosidades mais relevantes acerca do nome Miguel:

  • Miguel é um arcanjo na Bíblia. O dia dos arcanjos principais é comemorado no dia 29 de setembro.
  • Existem sete arcanjos, mas apenas sabemos o nome de três deles, um deles é Miguel.
  • Um dos principais nomes da literatura mundial se chama Miguel. Trata-se de Miguel de Cervantes, autor espanhol do clássico Dom Quixote – lido até hoje por pessoas das mais diversas idades. Ele também escreveu A Galetea.
  • O livro de Miguel de Cervantes, Dom Quixote, é o segundo livro mais traduzido no mundo inteiro. Só perde para a Bíblia.

Variantes 

As variantes masculinas mais comuns do nome Miguel é: Michael, Micael, Mikael, Misael, Michel.

Nomes compostos com Miguel

As variantes femininas mais comuns do nome Miguel é: Mikaela, Micaely, Micaela, Micaele.

Significado do nome Miguel na Bíblia

Miguel (São Miguel Arcanjo ou apenas São Miguel) é um personagem mencionado cinco vezes na Bíblia. Na Epístola de Judas (ou apenas Judas), um dos livros da Bíblia, ele é mencionado como um arcanjo.

Os arcanjos são os anjos mais importantes, ou seja, os anjos da Alta Ordem, que são Gabriel e Rafael juntamente com Miguel.

Assim como muitos nomes bíblicos, as teorias acerca do que Miguel representa são muitas. Inicialmente ele representava uma figura que “curava”, que protegia as pessoas dos males e a isso se devia a devoção dada a ele.



Segundo a religião católica, Miguel é o comandante do Exército de Deus que luta contra as forças de Satanás e suas legiões. Ele é considerado o anjo da morte, ajudando as pessoas falecidas recentemente a atravessarem o caminho entre a Terra e o Céu.

Dizem que ele oferece uma oportunidade para as almas pecaminosas a se redimirem pelos seus pecados.

Qual o significado do nome Miguel Henrique?

Miguel Henrique é um nome composto, ou seja, formado por dois nomes distintos. Essa combinação está se tornando muito popular ultimamente e diversos pais decidem chamar seus filhos com esses dois nomes. Confira seu significado a seguir:

O nome Henrique tem origem na palavra germânica “Heimirich”. Seu significado é “aquele que cuida do lar” ou “aquele que governa a casa”. Já Miguel, como dito anteriormente, significa “quem é igual a Deus?” ou “aquele que se assemelha a Deus”.

Ou seja, a junção desses dois nomes pode ser interpretada por “o senhor do lar que se assemelha a Deus”.

Nomes compostos com Miguel

significado do nome miguel

Os nomes compostos estão se tornando cada vez mais comuns. Agora que você já sabe o significado do nome Miguel, veja algumas combinações de nomes para meninos:

  • Miguel Henrique
  • Miguel Armando
  • José Miguel
  • João Miguel
  • Miguel Gustavo
  • Antônio Miguel
  • Joaquim Miguel
  • Vitor Miguel
  • Miguel Vinicius
  • Júlio Miguel
  • Miguel Antônio
  • Felipe Miguel

Famosos chamados Miguel

Por ser um nome popular, há diversos famosos chamados Miguel. Confira uma lista deles:

Miguel de Cervantes: famoso autor espanhol nascido no século XVI. É considerado um dos maiores nomes da literatura, muito em razão da sua principal obra, até hoje uma das mais lidas no mundo: Dom Quixote.

Miguel Falabella: é um ator brasileiro mais conhecido por atuar na famosa série de comédia Sai de Baixo. Também participou de Pé na Cova e Toma Lá Da Cá.

Miguel Borja: é jogador de futebol colombiano que joga na posição de atacante. Seu time atualmente é o Palmeiras.

Miguel Layún: famoso futebolista mexicano que joga pela Seleção Mexicana e pelo Villarreal na posição de lateral.

Muito interessante as curiosidades e o significado do nome Gabriel, não é mesmo? Esperamos ter ajudado com todas essas informações a respeito desse nome.

Significado do nome Miguel e algumas curiosidades
Avalie esta matéria!

- Publicidade -

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*