Search

Significado do nome Felipe e sua personalidade

Se você pretende dar ao seu filho o nome Felipe, mas antes quer saber o significado e as possíveis combinações, veja aqui tudo sobre esse belo nome

Hoje em dia, mães e pais desejam não apenas escolher um nome que tenha uma pronúncia bonita, pois é cada vez mais comum que também se interessem em saber o significado que ele traz.

Por essa razão, para esclarecer o significado do nome Felipe, trazemos este artigo, que ainda apresenta informações a respeito da origem do nome e características dos bebês que são batizados com ele.

Dessa forma, ao colocar o nome do seu filho de Felipe, será possível conhecer não só o que esse belo nome quer dizer, mas também os traços mais comuns da personalidade das pessoas que o recebem.

Veja também a seguir curiosidades que são a ele relacionadas.

Significado do nome Felipe

O nome Felipe, além de ter uma bela sonoridade, traz em si um significado que pode parecer um pouco inusitado. Ele vem do grego Phílippos, que é uma palavra formada pela união de phílos, que quer dizer “migo” e híppos, que significa “cavalo”.

   

Desse modo, o significado de Felipe quer dizer “aquele que gosta de cavalos” ou “amigo dos cavalos”. Por atribuição, também pode ser interpretado como “pessoa que ama a guerra”.

Receba notícias do Gestação Bebê. É grátis!

messengerFacebook Messenger

Tudo sobre gravidez e filhos pelo chatbot do Gestação para o Facebook Messengergestação botao

O nome também é compreendido como “amigo dos animais” e também sugere outros sentidos, como “pessoa que é leal”, “aquele que é amigável” ou “pessoa que oferece a sua amizade”.

Esse nome é bem comum na Europa, no Brasil e em outros países que falam o idioma português. Porém, apenas no Brasil ele é usado com essa grafia. Em Portugal, por exemplo, é usado a forma Filipe.

Já em inglês, usa-se Philip, em francês a variante Philippe e em alemão a versão Philipp. Também existem várias outras, como Philepe e Philipe, além da versão feminina, Felipa.

Filipe é a forma original do nome Felipe, que foi muito usado pela realeza em países da Europa, especialmente na Espanha, França e Portugal. Entre os nobres que receberam esse nome está o rei espanhol Filipe II.

Origem do nome

O nome Felipe tem a sua origem na Grécia Antiga, onde era usado apenas por pessoas ricas e também pelos nobres. Ele tornou-se mais popular por ter sido um nome usado por um dos doze apóstolos de Jesus, sendo citado inúmeras vezes na bíblia sagrada, no Novo Testamento.

curiosidades do nome felipe

Por conta disso, acabou se espalhando pelo Ocidente durante a Idade Média e depois pelo mundo todo por ser escolhido pelos pais cristãos para nomear seus filhos.

Outra pessoa que ajudou a popularizar esse nome foi Felipe, o evangelista. Ele foi um missionário que viveu no século I, sendo muitas vezes confundido com o apóstolo de Jesus.

Curiosidades

Além do curioso significado do nome Felipe, ele traz consigo outras curiosidades. A seguir, apresentamos algumas delas:

  • Durante o século XVII, a popularidade do nome Felipe foi afetada na Espanha devido ao fato de que o rei do país, que tinha esse nome, ter tentado invadir a Inglaterra. Ele se tornou um grande inimigo da rainha Maria I, que reinava na Inglaterra naquele período. Por cesse motivo, o nome Felipe perdeu a sua popularidade, voltando a ser mais usado naquele país apenas no século XIX.
  • Durante a década de 90 e os anos 2000, o nome Felipe caiu no gosto das mães e pais brasileiros, já que foi uma época onde acabou sendo bastante usado. Isso levou o nome a alcançar a posição nº 36 entre os mais registrados no Brasil, existindo quase 300 mil pessoas que se chamam Felipe no país.
  • Existe até mesmo uma ave brasileira com esse nome. Ela é conhecida como Felipe-do-tepui e é encontrado no Brasil, além de países vizinhos como a Venezuela, Colômbia, Equador, Guiana e Peru.
  • Algumas personalidades que receberam esse nome são o ex treinador da seleção brasileira de futebol, Luís Felipe Scolari, o ex piloto de Fórmula 1, Felipe Massa e o influenciador digital e humorista Felipe Neto.
  • A grafia Felipe é mais comum no Brasil, sendo ela uma grafia antiga e que tem influência espanhola. A forma correta e original é escrita com i (ou seja, Filipe), que é usada em Portugal.
  • Assim como vários outros nomes, Felipe também apresenta uma porção de variações, que também são permitidas no Brasil. Elas podem apresentar duas letras p, duas letras l, trocar o e por i, o f pelo ph, entre outros. Algumas dessas variações são: Felippe, Filippe, Fillipi, Fillipe, Philipe, Phillippe, Filip.
  • Confira algumas variações inusitadas do nome Felipe que são usadas em outros idiomas: Fulup (Celta), Vilppu (Finlandês), Pillipo (Havaiano), Filips (Letônio), Pilypas (Lituano), Filepes (Mexicano).

Nomes que combinam com Felipe

Além de ser um nome que está em alta na atualidade, Felipe não é apenas usado sozinho, pois também combina com muitos nomes.

qual o significado do nome felipe

(Foto: Wallpaper Stock)

Por essa razão, ele se trata de uma bela opção para ser usada em conjunto com outros nomes, sendo por isso um dos nomes compostos mais usados dos últimos tempos.

A razão para isso certamente se deve à pronúncia agradável e à musicalidade que Felipe apresenta, até mesmo quando é usado com um outro nome.

Para ajudar a escolher ou para se inspirar, conheça a seguir algumas belas sugestões com o uso desse nome:

André Felipe

Antônio Felipe

Arthur Felipe

César Felipe

Daniel Felipe

Davi Felipe

Diogo Felipe

Eduardo Felipe

Enzo Felipe

Heitor Felipe

Luan Felipe

Lucas Felipe

Luiz Felipe

Felipe Alexandre

Felipe Carlos

Felipe Emanuel

Felipe Giovani

Felipe Leonardo

significado do nome felipe numerologia

(Foto: Redbook)

Felipe Manuel



Felipe Mateus

Felipe Miguel

Felipe Samuel

Felipe Teodoro

Felipe Valentin

Felipe Xavier

Joaquim Felipe

João Felipe

Jonatas Felipe

Marcos Felipe

Martin Felipe

Miguel Felipe

Pedro Felipe

Pietro Felipe

Rodrigo Felipe

Sebastião Felipe

Theo Felipe

Thiago Felipe

Significado do nome Felipe no amor

Os garotos que recebem o nome Felipe têm uma natureza bem romântica e, por esse motivo, precisam sempre estar em um relacionamento com alguém. Por serem pessoas com muito amor para oferecer, podem acabar exagerando e se tornarem ciumentos com a pessoa amada, o que pode levar a serem um tanto possessivos.

significado do nome felipe no amor

(Foto: onvacations)

Por conta da necessidade de ter uma companhia, por vezes estão em um relacionamento apenas para estar com alguém ao seu lado. Isso muitas vezes acaba levando a se decepcionarem ou então a magoarem as pessoas com quem se relacionam.

Seu jeito mandão também acaba se manifestando em seus relacionamentos amorosos. Por outro lado, seu lado romântico pode levá-lo a fazer loucuras por amor. Por isso, é comum ver pessoas chamadas Felipe fazendo serenatas e outros tipos de demonstrações públicas de amor.

Adora estar junto à família e também estar junto a crianças, mesmo após se tornarem adultos. Isso porque se encantam com a maneira espontânea e a alegria dos pequenos.

Personalidade de quem se chama Felipe

A criança que recebe o nome Felipe tem a tendência de gostar da natureza e dos animais, pois tem muita afinidade com esse ambiente natural. Não gosta de discussões e nem de ficar brigado com os outros, principalmente com as pessoas que ama.

Desde os primeiros anos de vida, demonstram ter uma personalidade forte, tentando impor a sua vontade aos membros da família. Por ser bem persistente, pode dar trabalho aos pais, pois não descansa até conseguir ter aquilo que deseja.

Costuma ser uma criança alegre e bem divertida, que tem a facilidade de se adaptar com as novas situações e que detesta perder tempo guardando rancor. Também tende a ser alguém que gosta de chamar a atenção e tem o desejo de agradar as pessoas ao seu redor.

Pode ter dificuldade em se portar de maneira formal nos ambientes que exigem essa postura.

Geralmente demonstra interesse pela prática de esportes desde cedo e pode se tornar uma pessoa bem competitiva, pois foca sempre em atingir os seus objetivos e vencer os desafios que estão em seu caminho.

significado do nome felipe

(Foto: Republika)

Quando se tornam adultos, aqueles que se chamam Felipe são muito confiantes, o que pode levar algumas pessoas a o considerarem arrogantes. Porém, quando os conhecem direito, são ótimos amigos e estão sempre prontos para ajudar.

Por conta da sua gentileza e simpatia, todo mundo sempre deseja tê-lo por perto.

A pessoa que se chama Felipe costuma saber lidar bem com as mais variadas situações do dia a dia e refletem bastante sobre os diversos aspectos da vida. Isso os leva a compreender melhor o verdadeiro valor das coisas.

Ademais, não costumam falar muito sobre a própria vida para as outras pessoas, pois são mais discretos.

A sua grande ambição está, na grande maioria das vezes, relacionada ao crescimento profissional. Por isso, trabalha duro em busca dos objetivos que desejam realizar. Não é de gastar muito, pois prefere economizar e investir.

Além disso, gosta de dar conselhos para todos e encorajar as pessoas a sua volta a darem o melhor de si. Por conta disso, costuma ser um ótimo líder. São bem organizados, perseverantes e tolerantes, mas podem se mostrar autoritários e teimosos.

Depois de conhecer o significado do nome Felipe, curiosidades relacionados a ele e possíveis combinações de nomes, fica mais fácil acabar com qualquer dúvida na hora de optar por esse bonito nome para dar ao seu bebê.

Referências

nomesbiblicos.com/felipe

significadodonome.com/felipe

simpatias.com.br/significado-do-nome-felipe

dicionariodenomesproprios.com.br/felipe

nomeschiques.com/nomes-que-combinam-com-felipe

sonhos.com.br/significado-dos-nomes/felipe#.XCYIZvkrLIU

nomes.clickgratis.com.br/meninos/f/significado-do-nome-felipe.html

oblogdosnomes.blogspot.com/2016/09/compostos-com-felipefilipe.html

Avalie esta matéria!

- Publicidade -

- Publicidade -




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*