Significado do nome Jesus e sua origem

Quando chega o momento tão especial de escolher um nome para o filho, muitos pais optam por aquele que tenha relação com a sua fé. Por isso, o significado do nome Jesus e o seu contexto histórico faz com ele seja bastante usado pelas famílias cristãs, já que pertence ao personagem mais importante da Bíblia Sagrada.

Apesar de ser visto pelos fiéis como um nome poderoso, nem todo mundo conhece o seu significado. E é por isso que iremos explicar a origem do nome Jesus, o que significa e algumas inspirações de nomes que estão relacionados a ele.

Se você pretende dar esse nome ao bebê ou tem curiosidade sobre o significado do nome Jesus, não deixe de conferir a sua origem e curiosidades.

Qual o significado do nome Jesus?

O nome Jesus tem o significado de “Jeová é salvação” ou “Javé é a salvação”. Por esse motivo, ele pode ser interpretado como um nome que quer dizer “salvador” ou “aquele que veio para salvar”.

O nome apresenta a sua origem no tetragrama hebraico “JHVH”, que normalmente é lido como Yahweh (Javé) ou Yehowah (Jeová).

Enquanto as letras “HVH” consistem em um infinitivo do verbo “ser”, o prefixo “J” atua com a função de fazer com que o verbo seja levado para o futuro. Nesse caso, isso faz com seja interpretado com o significado de “Eternidade de Deus”.

A escrita desse nome bíblico é encontrada com diversas variações, o que depende da origem linguística que foi usada. No caso do acróstico “IXOYE”, por exemplo, a sua origem vem das iniciais vindas de palavras gregas e trazem o significado de “Jesus Cristo, Filho do Deus Salvador”.

Como a língua em que a Bíblia foi lida durante séculos foi o latim, o nome traduzido Iesus foi o que mais tarde se transformou em Jesus.

No islamismo, Jesus é conhecido como um dos profetas mais importantes, recebendo o nome de Isa ou então Isa ibn Maryam (que quer dizer “Jesus, filho de Maria”).

Também há fontes que indicam que a versão do nome que conhecemos em português vem do grego Iesous (Ιησους), que surgiu de uma forma adaptada do aramaico, idioma falado por Jesus.

significado do nome jesus

Já o nome Yeshu’a se trata de uma forma contraída do nome Yehoshu’a (do hebraico יהושע).

Essa forma do nome é também traduzida em português como Josué, que consiste em um equivalente do significado de Jesus.

Há ainda algumas fontes antigas que afirmam que a raiz grega do nome Jesus tem relação com o verbo iasthai, que traz o significado de “curar”.

Isso faz todo o sentido para o ponto de vista cristão, já que Jesus detinha o poder da cura de enfermidades físicas e veio para trazer a cura espiritual dos seus seguidores.

Seja qual for a interpretação do significado do nome Jesus, não há como negar que se trata de um nome muito conhecido e que tem a intenção de transmitir força e fé. Esse é o motivo que leva mães e pais a usá-lo frequentemente para nomear seus bebês.

Outros nomes são usados para designar Jesus, como Cristo, Messias, Príncipe da Paz, Senhor, Profeta, Filho de Deus e Rei dos Judeus. Há também muitas variantes relacionadas ao nome em outros idiomas, como Jésua em francês e Gesú em italiano.

Em alguns países, como Espanha, o nome Jesus também é usado como um sobrenome, sendo por isso considerado um patronímico, ou seja, um sobrenome que tem origem em um nome próprio.

No Brasil, há o costume de utilizar o nome Jesus para as meninas. Isso e feito usando-o como um segundo nome, como é o caso de Maria de Jesus ou Terezinha de Jesus.

Origem do nome

A origem desse nome tão apreciado pelos cristãos vem de Jesus de Nazaré, figura central da religião cristã que é apresentado no Novo Testamento.

De acordo com a Bíblia Sagrada, o nome foi dado por meio da mensagem do anjo Gabriel, que foi enviado por Deus para avisar sobre a gravidez de Maria por obra do Espírito Santo.

significado do nome jesus cristo
(Foto: onvacations)

Segundo a Bíblia, o anjo disse “Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe darás o nome de Jesus”.  (Lucas 1, 31).

Jesus Cristo é considerado o filho de Deus, que foi enviado à Terra com a missão de cumprir as profecias citadas no Velho Testamento a respeito do Messias.

O nome Jesus tem um significado que exprime a presença de Deus em seu filho, que foi enviado como homem para redimir as pessoas de seus pecados, sendo por isso visto como o salvador da humanidade.

Isso significa que Deus teria um motivo para que a criança recebesse esse nome. Isso é mais evidente quando, na anunciação, Gabriel afirma que o nome Jesus deveria ser usado porque expressa a identidade e a missão da criança na Terra.

As primeiras informações sobre a vida de Jesus são encontradas nos chamados Evangelhos Canônicos, que descrevem detalhes a partir do seu nascimento até a sua morte. Após a crucificação, Jesus teria ressuscitado ao terceiro dia e se elevado aos céus.

Esse nome foi bastante presente durante o período da Idade Média, sendo principalmente usado por fiéis com o propósito de receber proteção divina ou com uma maneira de demonstrar a sua fé.

Com a difusão do cristianismo pelo mundo, Jesus passou a ser um nome comum e cada vez mais escolhido para dar aos bebês do gênero masculino, o que continua até hoje.

Nomes de bebês inspirados em Jesus

Por conta da importância do nome Jesus para os cristãos, com o passar do tempo vários nomes relacionados a ele surgiram.

Dessa forma, os pais passaram a ter mais opções inspiradoras na hora de homenagear o enviado de Deus.

origem do nome jesus

Veja a seguir quis são esses nomes e entenda um pouco a respeito dos seus significados:

  • Cristiano: se originou do latim christianus e significa “cristão” ou “aquele que é como Cristo”. Outra variação masculina desse nome é Christian.
  • Cristóvão: assim como a versão inglesa Christopher, esse nome quer dizer “portador de Cristo”.
  • Emanuel: essa é uma das formas como Jesus era chamado no Antigo Testamento, relacionado às profecias sobre a sua vinda à Terra. Tem o significado de “Deus está conosco”.
  • Jesuíno: vem do hebraico e é interpretado como “o que se assemelha a Jesus”.
  • Messias: esse nome é um derivado do termo mashah, que significa “ungir”. Por essa razão, é traduzido como “o ungido”.
  • Salvador: esse nome foi criado como uma forma de expressar o sentido da vinda de Jesus como o salvador da humanidade.

Personalidade

Saber sobre alguns aspectos comuns que estão relacionados às pessoas que recebem o nome Jesus é algo que deve ser levado em consideração na hora de optar definitivamente por colocá-lo no bebê.

Como se pode imaginar, é um nome que carrega uma grande força e que, por isso, há o desejo dos pais de transmitir todo o seu significado ao bebê.

Para os cristãos, o nome Jesus está no centro da sua fé e é visto como o “Nome acima de todos os nomes”. Por conta disso, é interpretado como sendo um nome de grande poder.

Esse é um dos motivos pelo qual muitos pais o escolhem para batizar o filho, já que esse nome representa a presença de Deus e a salvação.

A personalidade daqueles que recebem o nome Jesus costuma se tranquila e de mente aberta. Por ser o nome recebido pelo messias, as crianças que se chamam Jesus muitas vezes demonstram desde cedo o interesse pelas questões espirituais.

nome jesus em hebraico
(Foto: Wallpaper Clicker)

Quando algum amiguinho está triste ou se machuca, tem a tendência de sair correndo para ajudar e oferecer consolo.

As crianças chamadas Jesus também gostam de dar atenção à família e a todos os que estão à sua volta, agem com diplomacia e procuram sempre ser cautelosos quando dão a sua opinião. Por esse motivo, em geral, fazem amigos com facilidade e os conservam por toda a vida.

Muito compreensivos, pacientes e comunicativos, as pessoas que se chamam Jesus são sempre procuradas nos momentos difíceis, já que são bons ouvintes conselheiros. Não gosta de se meter na vida dos outros sem ser chamado e sabe guardar segredos muito bem.

Seu jeito humilde e desapegado demostra a sua crença de que não é alguém que se considera melhor ou pior do que os outros e, por isso, sempre procura agir de maneira justa em qualquer situação.

Um dos seus pontos negativos é a mania de procrastinar e a insegurança diante algumas questões. Além disso, podem ter dificuldades em ser realistas e pés no chão, já que costumam ser pessoas bastante sonhadoras.

Às vezes podem encontrar dificuldades em controlar determinadas situações, mas não medem esforços quando decidem que desejam alcançar algum objetivo.

Lembrando que esse belo nome ainda fica bem quando é combinado com outros nomes e é muito fácil de ser lembrado.

Como pôde notar, o significado do nome Jesus é encantador e com certeza é uma excelente escolha para o seu bebê.

Referências

semprefamilia.com.br/12-nomes-de-bebes-inspirados-em-jesus-cristo

nomes.clickgratis.com.br/meninos/j/significado-do-nome-jesus.html#ixzz5e5kR8klS

sonhos.com.br/significado-dos-nomes/jesus#.XFGTBPkrLIU

dicionariodenomesproprios.com.br/jesus

abiblia.org/ver.php?id=301

significados.com.br/jesus

Avalie esse conteúdo!

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe um comentário