Significado do nome Pedro: origem e curiosidades

Considerado um dos nomes mais populares do mundo, a origem e significado do nome Pedro estão entre os motivos para ele estar entre os preferidos.

No Brasil também é muito lembrado por mães e pais que desejam dar um nome belo e forte ao filho.

Por se tratar de um nome que está presente nos textos bíblicos, Pedro é usado com frequência por crianças que têm pais cristãos. Por isso, mesmo sendo usado desde tempos remotos, continua atual.

Apesar de ser bem popular, muitas pessoas ainda não sabem o significado do nome Pedro e têm interesse em descobrir. Se você está entre elas, esclareça essa dúvida e outras curiosidades sobre o nome.

Significado do nome Pedro

Pedro vem do nome grego Pétros que, surgiu da palavra em latim “petra” (sendo uma tradução do termo aramaico Cephas). Essa palavra, por sua vez, literalmente quer dizer “pedra” ou “rochedo”.

Isso faz com que o nome carregue consigo outras interpretações, como “duro como pedra” ou “sólido como uma rocha”.

personalidade

(Foto: thuvienanh)

Por conta do significado forte que é atribuído ao nome Pedro, ele remete a uma pessoa determinada e que luta por seus objetivos. Essa ideia também indica alguém que detém grande firmeza moral e física.

Assim, se deseja transmitir ao seu filho as características que foram citadas, já sabe que essa opção combina muito bem.

Como o nome Pedro pertence a importantes personagens presentes na Bíblia Sagrada, ele é usado desde tempos muito antigos. Por esse motivo, passou por diversos países, onde acabou sendo adaptado para os mais variados idiomas.

Algumas das versões do nome Pedro em diferentes idiomas são: Pierre em francês, Peer em norueguês, Pekka em finlandês, Piotr em russo, Pietro em italiano, Pieter em holandês.

Também há variantes femininas do nome Pedro que são encontradas em vários idiomas europeus. Algumas delas são Petra e Pietra, apresentando o mesmo significado.

Origem e curiosidades do nome Pedro

Não há uma certeza entre os historiadores a respeito de quando exatamente surgiu o nome Pedro. As primeiras versões apareceram em Portugal, o que aconteceu por volta do século IX.

A princípio, ele apresentava uma grafia um pouco diferenciada: Petrus.

Os normandos inseriram o nome na Inglaterra, a princípio sendo usado com a forma em francês Piers. E logo se tornou popular no país, onde posteriormente recebeu a grafia de Peter, em meados do século XIV.

Uma curiosidade é que a forma Peter acabou sendo a inspiração de inúmeros personagens da cultura popular, como filmes, livros e contos infantis, entre eles o famoso Peter Pan.

significado do nome pedro

(Foto: atupri)

O motivo pelo qual o nome Pedro se difundiu pelo mundo se deve ao personagem bíblico com o mesmo nome. Um fato interessante é que o seu nome original era Simão e, após ser batizado por Jesus, mudou o seu nome para Pedro.

A partir de então, Pedro tornou-se o apóstolo de Jesus como um homem renascido, sendo um dos discípulos que tinha mais proximidade com o Mestre.

De acordo com o livro sagrado, Pedro é considerado o primeiro papa em toda a história. Isso porque ele foi o discípulo que atendeu ao pedido feito por Jesus: construir a primeira igreja.

Pedro passou a ser visto como um nome que simboliza resistência para os cristãos, devido a fé que o apóstolo demonstrou. Isso fez com que ele fosse considerado como um dos pilares principais da igreja católica.

A importância de Pedro no catolicismo também pode ser percebido por conta dos 200 santos que receberam o seu nome na Igreja Católica. Além disso, muitos imperadores e reis também foram batizados com ele.

É o caso do imperador do Brasil Dom Pedro I, que governou em 1822, tendo abdicado ao trono no ano de 1831 e cedido o poder para o seu filho, Pedro II.

Como pode ser notado, o nome chegou ao Brasil por meio dos portugueses. Atualmente, é estimado que cerca de 0,63% da população masculina no Brasil se chama Pedro. A região onde ele mais aparece é no Distrito Federal.

Outra curiosidade é em relação às várias localidades pelo mundo que receberam o nome Pedro, sendo algumas delas: Pedro Leopoldo (Brasil), San Pedro (Estados Unidos), San Pedro de Macoris (República Dominicana), Point Pedro (Sri Lanka).

Nomes que combinam com Pedro

Além das características por trás do significado do nome Pedro, ele está entre as opções que mais combinam com outros nomes. Isso faz com que ele seja uma boa pedida para as mães que querem dar ao filho um nome composto.

nomes compostos

(Foto: Medibank)

Algumas belas opções são:

  • Ian Pedro
  • João Pedro
  • José Pedro
  • Leo Pedro
  • Tomás Pedro
  • Pedro Afonso
  • Pedro Antônio
  • Pedro Augusto
  • Pedro Lucas
  • Pedro Luís
  • Pedro Henrique
  • Pedro Miguel
  • Pedro Noah
  • Pedro Gabriel
  • Pedro Paulo

Personalidade

Quem tem um filho chamado Pedro pode saber que, muito provavelmente, vai ter um companheiro para todos os momentos. Isso porque a criança com esse nome costuma ser bastante ligada a família.

Com uma personalidade simples e desapegada dos bens materiais, o pequeno Pedro não vai ter problemas ao dividir os brinquedos com os amiguinhos. Além disso, vai gostar de se dedicar aos estudos e sempre aprender coisas novas.

origem do nome pedro

(Foto: Amazon)

Como o nome Pedro remete à força e solidez, dificilmente o seu filho será levado a fazer coisas erradas por influência dos colegas.

A disciplina demonstrada pela pessoa que recebeu esse nome faz com que consiga alcançar seus objetivos. Em geral, esses objetivos vão estar relacionados ao bem e ao desenvolvimento da humanidade.

Com uma personalidade gentil, é comum que Pedro não se preocupe muito em competir com os outros. Ao invés disso, ele prefere competir consigo mesmo e ultrapassar os seus próprios limites.

Um ponto negativo que deve ser trabalhado com ele desde criança é a sua tendência a ser inflexível e metódico. Desse modo, é preciso estimulá-lo a ver as coisas sobre outros pontos de vista.

Gostou de saber mais sobre o significado do nome Pedro? Apesar de ter ultrapassado séculos, é um nome que fica muito bem nos dias atuais. Por isso, não deixe de considerá-lo.

Conheça também:

Avalie este conteúdo!
  • Comente: