Significado do nome Samuel: origem e curiosidades

O significado do nome Samuel está relacionado aos tempos bíblicos e carrega em si uma beleza que é apreciada desde tempos antigos.

Por estar associado aos textos sagrados, é comum que ele seja a escolha entre mães e pais cristãos, mas também não deixa de ser muito popular e usado por pessoas das mais variadas religiões.

O motivo para esse nome estar entre os preferidos em muitos países ao redor do mundo se deve não apenas à sua origem, mas ao fato dele apresentar uma pronúncia agradável em qualquer idioma.

Se você ficou interessada em conhecer a origem e o significado do nome Samuel, continue a leitura deste artigo e descubra também algumas interessantes curiosidades relacionadas a ele.

O significado do nome Samuel

Quando pensamos no nome que vamos dar ao bebê, é natural desejar conhecer mais sobre ele, descobrir a sua origem e o significado. Afinal, a escolha do nome vai acompanhar a criança pelo resto da vida e, por esse motivo, é importante avaliar quais são os prós e os contras na hora de decidir.

O nome Samuel quer dizer “aquele que foi chamado por Deus”, mas também pode ser interpretado como “Deus ouve” ou “seu nome é Deus”.

personalidade do nome samuel

Ele é formado a partir do termo hebraico shm’u (שמואל), que quer dizer “ouviram” e a palavra el (אל), que significa “Deus” ou “Senhor”. A união desses dois termos resulta no nome Shemu-el (שמואל), que literalmente significa “chamado por Deus”.

Além desse significado, há ainda quem defenda que o termo shm’u vem da palavra shem, que quer dizer nome. Por esse motivo, muitas vezes Samuel é interpretado como “nome de Deus” ou “em nome de Deus”.

Por conta do seu significado, o nome Samuel indica alguém que é guiado ou abençoado por Deus, o que faz com que seja uma boa opção para batizar o seu filho. Além disso, trata-se de um nome bonito e que é bem conhecido no Brasil.

Veja mais: Significado do nome Arthur: personalidade, origem, nomes compostos

Origem do nome

Como foi explicado anteriormente, Samuel tem origem no hebraico e tem o nome de Deus incorporado a ele. E isso não é por acaso, já que a sua origem remete aos tempos bíblicos.

O nome é citado no Antigo Testamento, mais precisamente no livro de Samuel, sendo um dos personagens mais destacados do livro sagrado.

Segundo a bíblia, a mãe de Samuel, chamada Ana, não conseguia ter filhos. Como ela queria muito ser mãe, orou a Deus para que, se fosse concedida a graça de ter um filho, ele seria entregue para servir a Deus.

Desse modo, Samuel tornou-se um servo do Senhor, sendo conhecido por ser aquele que ungiu o primeiro rei de Israel, Saul. Samuel também foi o responsável por ungir Davi, que foi o sucessor de Saul.

significado do nome samuel

(Foto: coloriagekids)

Com a expansão do cristianismo pelo mundo, o nome Samuel passou a ser usado em outras regiões, muitas vezes recebendo adaptações, como Samul, Samuil e até mesmo Kamuel.

Na Inglaterra, os pais começaram a batizar os seus filhos como Samuel ou Samwell por volta do século XII, tornando-se popular no país depois da Reforma Protestante.

Hoje em dia, trata-se de um nome bastante comum em países como França, Suécia e Espanha. Na Escócia, por exemplo, Samuel passou a ser usado no lugar do nome nativo Somerled.

Por se tratar de um nome que é usado desde os tempos antigos, ele é considerado fácil de ser lembrado. No Brasil, Samuel é visto como um nome comum e que tem uma bela sonoridade.

Apelidos

Na hora de escolher entre as opções de nomes de bebês 2020, é importante pensar em alguns detalhes. Um deles é o apelido que a criança possivelmente será chamada carinhosamente por familiares e amigos ao longo da vida.

No caso dos meninos que são registrados com o nome Samuel, é comum que eles sejam chamados pelos seguintes apelidos:

  • Samuca
  • Samuquinha
  • Samu
  • Sam
  • Sa
  • Sami
  • Muzinho
  • Mumuzinho
  • Muh
  • Muel

É bom lembrar que há apelidos que passam a ser muito usados no dia a dia, fazendo com que a pessoa passe a ser mais conhecida por ele do que pelo próprio nome de batismo.

Por esse motivo, caso a mãe não deseje que, ao menos no ambiente familiar, a criança fique mais conhecida pelo apelido, o recomendado é informar aos parentes e pessoas próximas que prefere que seu filho seja chamado de Samuel.

Saiba também: Significado do nome Miguel e algumas curiosidades

Personalidade de quem se chama Samuel

A criança que é batizada com o nome Samuel demostra ser uma pessoa bem organizada e com uma grande capacidade intelectual.

Por esse motivo, é bem provável que os pais comecem a notar desde cedo que o filho tem a curiosidade bastante aguçada e que, conforme vai crescendo, sempre busca aprender as coisas e a entender como tudo à volta funciona.

significa samuel

(Foto: besttennews)

Dono de um grande senso de justiça, perseverança e determinação, a pessoa batizada como Samuel costuma ser bem-sucedido naquilo que se empenha em realizar, pois busca sempre alcançar os seus objetivos.

Porém, os pais devem ter cuidado com o dom de convencimento da criança, pois ela facilmente poderá apelar para um drama ou fazer um teatrinho a seu favor para conseguir atingir seus objetivos.

Se esse for o nome escolhido para o seu filho, é bom ficar sabendo que a criança gostará de estar sempre em sua companhia, pois tem muito carinho a demonstrar.

Por ter a sensibilidade mais desenvolvida, a pessoa que se chama Samuel consegue perceber com maior facilidade o valor da família e dos amigos. Por isso, é comum que ele tenha o entendimento de que realizar as coisas com amor leva ao caminho da felicidade.

Entre os pontos negativos da sua personalidade está a impaciência e a ganância, além de se mostrar um pouco autoritário. Todas essas características reunidas podem fazer com que a criança possa encontrar alguma dificuldade ao se relacionar com os amiguinhos.

Um exemplo é não ser fácil para ele esperar sua vez na hora da brincadeira, além de muitas vezes não querer compartilhar os brinquedos e ter o desejo de mandar nos coleguinhas.

Como costuma ser uma criança mais independente e que são descansa até conseguir o que quer, é preciso que os pais trabalhem esse aspecto na criança, fazendo-a entender que não é fazendo birra que sempre vai conseguir aquilo que deseja.

Curiosidades

A seguir, veja algumas curiosidades do nome Samuel:

  • Está entre os 10 nomes mais populares dos últimos anos no Brasil, sendo o estado de São Paulo onde há o maior número de meninos que são registrados como Samuel, seguido por Minas Gerais.
  • Devido à grande importância do profeta Samuel no judaísmo, esse nome é muito usado pela comunidade judaica.
  • Outras grafias também são usadas pelos pais, como Samuell (com dois L) e Samoel.
  • Entre as personalidades que receberam o nome Samuel estão o vocalista do grupo Skank, Samuel Rosa, o escritor americano Samuel Clemens (que usava o pseudônimo de Mark Twain) e o ator e produtor Samuel L. Jackson.
  • Uma das vantagens do nome é que ele é facilmente reconhecido e pronunciado internacionalmente, já que tanto a pronúncia como a escrita são semelhantes ao usado em português.

Leia ainda: Significado do nome Jesus e sua origem

Numerologia do nome Samuel

De acordo com a numerologia, é possível conhecer alguns aspectos do futuro e do propósito de vida de pessoa, o que é feito convertendo as letras do nome em números.

O nome Samuel, por exemplo, carrega o nome 8, o que indica uma pessoa com personalidade de liderança, perseverança, organização e autoconfiança como características positivas. Já as negativas se encontram o autoritarismo, teimosia e impaciência.

origem do nome samuel

(Foto: realseolinks)

Por esse motivo, podemos concluir, por exemplo, que se não for trabalhado desde cedo, a autoconfiança da criança com o nome Samuel pode acabar se transformando em arrogância.

Conheça a seguir os elementos e demais números relacionados a esse nome:

Ambição: 9

O elemento ambição representa o verdadeiro “eu”, ou seja, os seus objetivos, seu verdadeiro sentido pelo qual está no mundo.

No caso da pessoa que se chama Samuel, a sua causa está relacionada à crença de que o amor amplia os horizontes, levando a um envolvimento com causas maiores e que beneficiem a todos.

Personalidade: 8

A personalidade tem relação com a maneira que a pessoa se relaciona com os outros à sua volta.

No caso do Samuel, ele geralmente é visto com uma pessoa organizada, dependente e que segue os seus objetivos sem tirar os pés do chão.

Expressão: 8

A expressão revela o caminho a ser seguido, ou seja, o destino e a missão da pessoa na vida.

Para o portador do nome Samuel, ele veio para ao mundo para liderar e se empenhar arduamente para alcançar as suas conquistas, sem perder a capacidade de enxergar o verdadeiro valor das coisas à sua volta.

Esperamos que, ao ler a respeito do significado do nome Samuel, tenha ficado mais fácil se convencer de que se trata de uma excelente opção.

Uma última dica é decidir se ele virá ou não acompanhado de outro nome, o que também pode contribuir para que fique ainda mais charmoso e especial, assim como o seu bebê.

Referências

significadodonome.com/samuel

hebraico.pro.br/nomsig_samuel.asp

dicionariodenomesproprios.com.br/samuel

nomeschiques.com/samuel-significado-do-nome

sonhos.com.br/significado-dos-nomes/samuel#.XOaw4fkrLIU

nomes.clickgratis.com.br/meninos/s/significado-do-nome-samuel.html#ixzz5olBCFKZe

portrasdonome.blogspot.com/2015/06/samuel-origem-e-significado.html


  • Add Your Comment