Search
Search
X

Ser madrinha de um bebê: conheça as responsabilidades com seu afilhado

Ser madrinha é ser companheira dos pais e, principalmente do afilhado, sem desrespeitar os limites que são impostos na família

Receber o convite para ser madrinha de um bebê é motivo de muita emoção e alegria para os pais e para a pessoa escolhida.

É um momento de entrega total, com uma mistura de cuidado e carinho sem qualquer tipo de obrigação.

Porém, nem todo mundo sabe exatamente em que consiste a missão de uma madrinha de batismo e as responsabilidades que ela passa a ter em relação ao afilhado.

Veja algumas dicas que podem lhe ajudar nessa nova missão.

Vou ser madrinha de um bebê, o que isso significa?

Ser escolhida como madrinha significa compartilhar a própria fé com o afilhado, acompanhando o seu desenvolvimento e orientando em sua jornada da vida. Assim como os pais, essa tarefa exige responsabilidade, não apenas enquanto o afilhado for uma criança, mas também em sua vida adulta.

ser madrinha

Ser madrinha é também estar presente nos momentos difíceis (Foto: Reference)

Por esse motivo, ao aceitar ser madrinha de um bebê, é fundamental ter em mente que se trata de um compromisso permanente, como uma forma de demonstrar o seu amor à criança.

O testemunho de vida da madrinha é essencial para servir de guia na vida cristã do afilhado. Além do envolvimento espiritual entre a madrinha e afilhado, também há outros aspectos que envolvem essa bela missão, entre eles:

  • Estar presente no dia a dia do afilhado, principalmente nas datas especiais
  • Respeitar os limites impostos pelos pais
  • Criar momentos especiais com a criança
  • Buscar aprofundar o vínculo ao acompanhar o crescimento do afilhado

Madrinha é uma segunda mãe? 

A madrinha pode ser considerada como uma segunda mãe e, por esse motivo, ao receber o convite de ser madrinha de um bebê, é preciso compreender que passará a ser como uma mãe substituta.

vou ser madrinha

(Foto: My Jewish Learning)

A missão da madrinha também envolve ser parte da família espiritual da criança e, por isso, é essencial que os seus valores morais e espirituais estejam alinhados com os valores dos pais da criança.

Amor de madrinha para afilhado: seja uma madrinha presente

Ser madrinha não significa ter a obrigação de presentear o afilhado com presentes materiais mais caros, pois o melhor presente é acompanhar a vida espiritual da criança.

Isso significa que é necessário criar um forte laço afetivo com o afilhado e família, mantendo-se próxima para fazer parte do desenvolvimento da criança.



Convite para madrinha do bebê: faça o convite ser um sucesso!

Após escolher com carinho quem vai ser a madrinha do bebê, o próximo passo é pensar em um jeito especial para convidá-la. Esse é um momento de muita emoção para os pais e para a madrinha e, por essa razão, separamos algumas ideias de como fazer o convite perfeito para a ocasião:

  • Uma dica é fazer o convite em forma de quebra-cabeça que, ao ser montado, revelará a mensagem do convite.
  • Outra dica são os convites “comestíveis”, oferecendo uma caixa de chocolates os docinhos confeitados com a mensagem do convite. A mensagem também pode ser escrita à mão e colocada dentro da caixa.
  • Também há a ideia de colocar o convite dentro de um balão e pedir para a madrinha escolhida estourá-lo para ler a mensagem.
Vestido de madrinha

(Foto: Constance Zahn)

Seja qual for a maneira escolhida, o que importa é fazer uma bela surpresa para a futura madrinha do bebê.

Vestido de madrinha para o batismo: a escolha perfeita

Ao receber o convite para o batizado, a madrinha pode ter dúvidas sobre o vestido para usar nesse evento tão especial. Para não errar na escolha do vestido, deve-se evitar decotes exagerados ou vestidos muito curtos, já que se trata de um momento religioso.

Modelos mais coloridos podem ser usados, desde que o estilo seja delicado e combine com o que pede a ocasião. Na dúvida, opte por um modelo de cor clara, como branco, perolado, azul ou tons pasteis.




Ser madrinha de um bebê: conheça as responsabilidades com seu afilhado
Avalie esta matéria!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*