Search
Search
X

O que fazer para baixar a febre do bebê?

Um momento que causa muita preocupação é quando a temperatura do bebê está acima do normal, deixando-o agitado ou mais quieto que o normal

Veja o que fazer para baixar a febre do bebê e deixá-lo mais confortável.

A febre não é uma doença, mas sim uma reação do organismo, que libera substâncias como forma de defesa para combater uma infecção. Essas defesas circulam no organismo com mais eficiência em temperatura alta, provocando a febre.

baixar febre bebê após vacina

Muitos pais não sabem o que fazer para baixar a febre do bebê e, por esse motivo, algumas dicas são mostradas a seguir:

Dê um banho no bebê

A temperatura da água deve estar um pouco abaixo da temperatura do bebê, pois dessa forma o calor da criança será “roubado” pela água. O choque térmico não deve ser usado pois, se o corpo sentir frio, vai produzir ainda mais calor, resultando em uma sensação de calafrios.

 Coloque roupinhas leves

Manter o bebê muito aquecido, usando roupas pesadas e cobertas excessivamente, pode resultar em um aumento na temperatura. Por isso, uma forma de confirmar que o bebê está mesmo com febre é colocar roupas leves, de preferência de algodão, para depois medir novamente a temperatura.

febre alta persistente

Foto: Disneybabble

Faça uma compressa

A compressa é um método antigo e que ajuda a baixar a febre do bebê.  Para fazer a compressa, molhe uma toalha com água fria e coloque na testa, axilas, nuca e virilha do bebê.

Baixar febre com álcool

A técnica de usar álcool para baixar a febre do bebê é feita passando essa substância na pele da criança. Apesar de ser uma técnica usada há muito tempo, na verdade não ajuda a baixar a febre e, além disso, há o risco de acabar intoxicando o bebê por aspiração e absorção do álcool pela pele.

Quando o álcool evapora, há a sensação de um resfriamento da pele. Porém, essa mudança brusca de temperatura faz o organismo do bebê reagir, fazendo com que a temperatura se eleve. Por esses motivos, essa técnica não deve ser usada para baixar a febre do bebê.

Leia mais:
Farmacinha do bebê – O que comprar
Bebê com tosse seca: o que fazer?

 Remédio caseiro

Se o desejo é saber o que fazer para baixar a febre usando remédios caseiros, uma ótima dica é usar a cebola. Lave bem a cebola e abra-a removendo uma das metades da casca branca interna. Coloque em um copo de água, batendo com suavidade com o um garfo. Ofereça durante o dia essa água para o bebê em colherinha de café ou de chá, dependendo do tamanho do bebê.

Outra dica é colocar um pouco de vinagre em uma bacia com água morna. Umedeça um pano e, após torcer bem, dê um banho de esponja no bebê.



 Baixar febre com batata

Usar rodelas de batata crua também ajuda a diminuir a febre, pois produzem uma sensação de recrescência. Para fazer, lave as batatas, descasque e corte em rodelas. Coloque as rodelas nos pés do bebê, trocando quando ficarem quentes. Uma dica é ralar a batata e colocar dentro das meias da criança.

Outra maneira de usar batatas para baixar a febre é mergulhar as rodelas no vinagre, deixando descansar por 10 minutos. Em seguida, basta colocar as rodelas na testa da criança, cobrindo com uma toalha.

como baixar febre com álcool

Foto: Alodokter

O que fazer para baixar a febre do bebê?

A febre alta pode ser causada por uma infecção bacteriana, que ataca a garganta e aumenta a temperatura de forma repentina. Se a temperatura estiver muito alta, o que fazer para baixar a febre é embrulhar o bebê todo em uma toalha úmida. Em seguida, enrole um cobertor sobre a toalha para não ocorrer um choque térmico. O recomendado nesse caso é buscar ajuda médica.

 Febre que não passa, o que pode ser?

Quando a febre não cede ou vier acompanhada de outros sintomas, é preciso investigar a sua origem, para então ser indicado o tratamento adequado. Se uma infecção é confirmada, o pediatra pode indicar o uso de um antibiótico para que ela seja tratada, destruindo os micro-organismo que estão causando essa infecção.

O que fazer para baixar a febre do bebê?
Avalie esta matéria!






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*