Search
Search
X

Conjuntivite em crianças: Remédio Caseiro

Aprenda como fazer para tratar os sintomas da conjuntivite em crianças usando remédios caseiros simples e eficazes

Conjuntivite em crianças é algo muito comum e causa sintomas bastante desconfortáveis.

O que é conjuntivite?

A conjuntivite é uma inflamação que atinge a membrana transparente que envolve o globo ocular (parte branca dos olhos) e também o interior das pálpebras (conhecida como conjuntiva). O mais comum é que ela afete os dois olhos, porém nem sempre acontece ao mesmo tempo.

As causas da conjuntivite podem ser várias, entre elas estão as reações alérgicas a poluentes, produtos de limpeza, poluição, cloro de piscinas, agentes tóxicos, vírus e bactérias.

remedio caseiro para conjuntivite infantil

No caso da conjuntivite causada por vírus e bactérias, o contágio acontece pelo contato direto com as mãos, objetos contaminados ou secreções.

Por esse motivo, as crianças são mais vulneráveis, ou seja, têm mais risco de serem infectadas. Além disso, a probabilidade de contágios é maior em lugares fechados e cheios de pessoas, como em escolas e creches, por exemplo.

Sintomas da conjuntivite

Apesar de a conjuntivite não ser perigosa, ela causa muito incômodo por conta dos seus sintomas, onde os principais são:

  • Olhos vermelhos e lacrimejantes
  • Pálpebras inchadas
  • Visão borrada ou embaçada
  • Sensação de incômodo ao olhar para a luz
  • Secreção esbranquiçada ou amarelada
  • Coceira
  • Sensação de cisco ou areia nos olhos
  • Pálpebras grudadas ao acordar
conjuntivite bebe leite materno

Foto: Kidspot

Como saber se estou com conjuntivite?

Para saber identificar se está com conjuntivite, verifique se os olhos estão com muita remela e se essa secreção está mais espessa do que o normal.

É importante que, em caso de suspeita de conjuntivite em crianças, ela seja levada ao médico para que seja feito o diagnóstico preciso e seja indicado um tratamento adequado.

Quantos dias dura a conjuntivite?

Na conjuntivite provocada por vírus, a secreção surge em pequena quantidade e possui uma aparência esbranquiçada. A duração média é entre 15 a 20 dias, com tratamento feito corretamente.

Quando se trata de uma conjuntivite causada por bactérias, a quantidade de secreção é mais abundante e com uma tonalidade amarelada. O tempo para desaparecer, quando feito o tratamento correto, é entre 5 a 7 dias.



conjuntivite em bebê quanto tempo dura

Foto: Plazilla

Secreção amarelada nos olhos do bebê pode ser conjuntivite?

A presença de uma secreção de cor amarelada nos olhinhos do bebê, sem apresentar os outros sintomas comuns à conjuntivite, pode ser o resultado do um bloqueio no canal lacrimal, o que é comum no primeiro ano de vida.

Isso acontece quando o canal ainda não está totalmente desenvolvido, fazendo com que as lágrimas não consigam fluir naturalmente. Essas lágrimas ficaram presas e se acumulam, formando a secreção.

Nesse caso, é possível usar uma gaze embebida em soro fisiológico para remover a secreção. Para evitar que o canal lacrimal acabe entupido, limpe do canto do olho para fora, usando uma gaze para cada olho.

Remédio caseiro para conjuntivite infantil

secreção olhos bebe

Foto: Quintanaroohoy

Leia mais:
Lacrimejamento excessivo em bebê – O que pode ser?
Doenças de pele comuns em bebês

Para minimizar os sintomas da conjuntivite em crianças, limpe os olhos usando uma gaze ou faça uma compressa com soro fisiológico ou chá de camomila feito na hora. No caso do chá, espere esfriar quase completamente antes de fazer a compressa.

Outra dica é usar água fria para reduzir o inchaço dos olhos. Faça compressas com um algodão até que que o efeito da água fria passe.

Tratamento – Como curar conjuntivite

A conjuntivite causada por bactérias é tratada com o uso de colírios antibióticos, que devem ser prescritos pelo oftalmologista. Não se deve aplicar colírios que não foram indicados, pois podem causar um agravamento no quadro.

No caso da conjuntivite viral, não há um tratamento específico. Porém, os sintomas podem ser minimizados com o uso de compressas nas pálpebras, colírio lubrificante ou soro fisiológico gelado.

É importante também limpar os olhos da criança frequentemente e evitar que ela frequente piscinas e lugares fechados para não infectar outras pessoas.

Conjuntivite em crianças: Remédio Caseiro
Avalie esta matéria!






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*