Search
Search
X

Como fazer o bebê arrotar: 3 dicas importantes para as mamães

Uma das principais aflições das mães de primeira viagem está no arroto, principalmente nos primeiros meses de vida do bebê

Como fazer o bebê arrotar: Selecionamos 3 super dicas para você!

O arroto após a mamada indica que o ar que o bebe possa ter engolido junto com o leite foi expelido, evitando o desconforto gerado pelos gases na barriga da criança e os consequentes choros de cólica.

Vale ressaltar que a maior fonte de ar engolido pela criança é na hora em que chora, e não durante as mamadas. Cada criança responde melhor a uma forma de se fazer arrotar. Com o passar do tempo e o aprofundamento da relação entre os pais e o bebê, se descobre as maneiras de fazer a criança arrotar mais rapidamente, ou simplesmente constatar que ela não precisa arrotar.

Melhor posição para bebe arrotar

como fazer o bebe arrotar dicas

A melhor posição para arrotar é aquela confortável para o adulto e para o bebê. (Bota e Bebave)

A posição mais conhecida é posicionar a criança na vertical, apoiada com o peito sobre o ombro do pai ou da mãe, e dar tapinhas leves, porém firmes nas costas da criança.

Outras formas menos conhecidas de como fazer o bebê arrotar são: posicionar o bebê sobre a barriga do adulto e massagear as costas da criança; posicionar o bebe no colo, de costas para o adulto, com o tronco do bebê inclinado para frente e apoiando o obro e o queixo com uma das mãos enquanto a outra dá leves batidinhas nas costas. O arrotar sentado é mais indicado para crianças com mais de dois meses.

Outra sugestão é caminhar com o bebe no colo e dando tapinhas no bumbum. Alguns bebês arrotam espontaneamente ao serem erguidos e posicionados na vertical após a mamada. Tenha sempre um paninho à mão, pois é muito comum que ao arrotar, o bebê devolve um pouco de leite junto com o ar.

como colocar bebe para arrotar

Foto: Livestrong

Como fazer o bebê arrotar: 3 dicas

O próprio bebê dá indícios da necessidade de ser colocado para arrotar. Se o bebe mama no seio e a mãe oferece os dois peitos por mamada, por exemplo, o bebê pode sentir necessidade de arrotar entre a troca de seios.

Se a criança começa a ficar agitada, chorar e arquear o corpo para trás, pode ser um indício que tem ar aprisionado na barriga causando desconforto. É sempre importante prestar atenção na forma como o bebe reage para colocá-lo para arrotar.

Quando o bebe mama no seio e a pega está correta, dificilmente o ar entrará. Já os bebês que mamam na mamadeira têm mais chances de engolir o ar, e portando apresentam a necessidade de arrotar com maior freqüência. Em bebês recém nascidos o arroto é tão sutil que pode passar despercebido.



 dicas para bebe arrotar

Foto: Livestrong

Existe alguma maneira dele arrotar mais rápido?

No que diz respeito ao tempo, vai depender de diversos fatores, mas costuma variar entre 5 e 20 minutos até o bebê arrotar. Arrotar após mamar não é obrigatório!

Se o bebê adormeceu durante a mamada, não é necessário acordá-lo para arrotar. Muitas vezes, colocá-lo deitado numa posição entre 35 e 40 graus, com a cabeça elevada em relação ao corpo, já é o suficiente para não deixá-lo desconfortável e auxiliar na saída dos gases.

 

Até quando preciso colocar o bebê para arrotar?

A partir dos 4 meses de vida, o aparelho digestivo do bebê já está mais amadurecido, o que faz com que os problemas com as cólicas, gases e arrotos diminuam. Após a introdução de alimentos sólidos, preferencialmente após os 6 meses, não será preciso se preocupar ou planejar em como fazer o bebê arrotar, eles passarão a arrotar sozinhos após as refeições e mamadas.

Como fazer o bebê arrotar: 3 dicas importantes para as mamães
Avalie esta matéria!






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*