Leite Ninho para Bebê: veja qual é o ideal para seu filho e como preparar

Apesar do aleitamento materno ser a melhor opção, o leite Ninho para bebê é recomendado em algumas situações.

Entre elas estão os casos em que a mãe não pode oferecer o próprio leite ou quando é preciso complementar a alimentação do bebê.

Assim, a criança pode receber a quantidade recomendada de vitaminas e minerais essenciais para ter um desenvolvimento saudável.

Porém, é fundamental ressaltar que o leite Ninho deve ser consumido sob indicação de um profissional.

leite ninho para bebe fases

Vamos esclarecer a seguir algumas das principais dúvidas em relação a esse produto. Veja a seguir quando o leite Ninho para bebê deve começar a ser usado, como preparar e qual é a melhor opção após 1 ano de vida.

Qual a diferença entre composto lácteo e leite em pó?

O composto lácteo e o leite em pó são diferentes em sua composição. Por esse motivo, são recomendados em diferentes situações. Entenda mais a respeito a seguir.

Veja também: Como armazenar leite materno

Composto lácteo

O composto lácteo foi desenvolvido como uma alternativa para substituir o leite de vaca. Ele apresenta diversos suplementos vitamínicos fundamentais para o bom desenvolvimento imunológico e também cerebral da criança.

diferença entre composto lácteo e leite em pó

(Foto: Good Taste)

Ele é indicado pelos pediatras como um complemento ao leite materno, não como um substituto. Seu consumo não deve ser feito antes do bebê completar 1 ano de idade, já que pode comprometer o seu desenvolvimento nessa fase.

Isso porque esse composto contém outros ingredientes em sua composição além do leite. Por esse motivo, ele não deve ser propriamente chamado de leite, já que apresenta apenas uma porcentagem desse ingrediente (no mínimo 51%).

As proteínas presentes nesse produto são em uma quantidade menor do que encontrado no leite de vaca, porém com uma maior qualidade. Além disso, ele contém óleos vegetais e prebióticos.

Leite em pó

Já o leite em pó, que é o caso do leite Ninho, é formulado com o leite de vaca, que é modificado de modo a se assemelhar ao leite materno. Além disso, ele contém vitaminas, gorduras e sais minerais, oferecendo mais nutrientes ao bebê.

leite ninho para bebe de 1 ano

(Foto: Mommy Matters)

Para as mães que não podem amamentar, ele é indicado como um substituto. O leite em pó pode ser dado ao bebê até completar os 2 anos de vida, período em que não é preciso incluir o leite de vaca.

São várias as fórmulas de leite Ninho disponíveis, variando de acordo com a idade do bebê. Também são encontrados diferentes produtos, adequados para cada necessidade, como sem lactose e para bebê prematuro, por exemplo.

O consumo do composto lácteo e leite em pó dependem de cada caso. Assim, cabe ao pediatra indicar a melhor opção, o que vai variar de acordo com a situação.

Melhor leite ninho para bebê de 1 ano

O leite Ninho NutriGold é indicado para as crianças a partir de 1 ano. Ele é feito a partir do leite de vaca, enriquecido com vitaminas e minerais.

Seu uso é recomendado na introdução alimentar, quando o bebê deixa de mamar com exclusividade.

como preparar leite Ninho para bebê

(Foto: Avis de Mamans)

Essa é a fase em que o bebê passa a explorar mais o mundo à sua volta, o que exige uma boa defesa natural do organismo. Assim, o Ninho NutriGold apresenta uma formulação desenvolvida especialmente para suprir as suas necessidades nutricionais específicas.

Saiba mais: 9 coisas que você deve saber sobre alergia a proteína do leite

Ressaltando que, antes de incluir o NutriGold ou outra fórmula infantil na alimentação da criança, é importante receber a orientação de um pediatra ou de um nutrólogo infantil.

Como preparar leite Ninho para bebê de 1 ano?

Antes de iniciar o preparo do leite Ninho, é fundamental lavar bem as mãos. Além disso, a mamadeira ou copo de transição também precisam estar devidamente higienizados e fervidos para completa esterilização.

Leia ainda: Leite para recém-nascido

Lembrando que a água utilizada para preparar o leite Ninho deve ter sido previamente fervida ou filtrada.

leite ninho para bebê de 8 meses

(Foto: MV – Clínica Pediátrica)

No primeiro caso, aguarde cerca de 15 minutos antes de oferecer para a criança, até que o copo ou mamadeira esfrie. Os seguintes passos são:

  1. Coloque a água fria ou morna no copo (210 ml)
  2. Acrescente 7 colheres de medida (encontrada no interior da lata), nivelando para remover o excesso
  3. Mexa bem para que o produto dilua de maneira adequada
  4. Guarde a colher de medida na lata, fechando-a bem.

Para se certificar de que o leite está morno, pingue algumas gotinhas no pulso. Caso deseje acelerar o resfriamento, coloque a mamadeira numa panela com água ou debaixo da torneira ligada.

O leite Ninho deve ser preparado na hora em que o bebê for tomar. Se ele não consumir todo o líquido em até 2 horas, o restante deve ser jogado fora.

É recomendado ler com atenção as instruções presentes na embalagem do leite Ninho.

A quantidade adicionada do pó deve ser o que está indicado no rótulo, evitando colocar mais ou menos, já que isso pode acabar prejudicando a criança.

Além disso, o ideal é que a lata seja armazenada em um ambiente seco e fresco. Para uma melhor conservação do produto, o consumo deve ser feito em até 30 dias após a lata ter sido aberta.

Qual a diferença do leite Ninho para o Ninho Fases?

Existe uma diferença entre esses dois produtos Ninho que deve ser observada com atenção. Enquanto o Leite Ninho tem apenas o leite de vaca como ingrediente, o Ninho Fases se trata de um composto lácteo.

pode dar leite ninho para bebê

(Foto: HEB Babies)

Isso significa que o Ninho Fases contém outros ingredientes misturados à sua fórmula, o que faz com que não seja considerado um leite em pó.

Por esse motivo, é possível verificar atrás da lata a seguinte informação: “esse produto não é leite em pó”.

A falta de entendimento sobre a diferença de leite em pó e composto lácteo muitas vezes leva o consumidor ao erro. É comum que os pais acabem comprando o composto lácteo, acreditando que apresentam as mesmas propriedades.

O melhor alimento para o bebê é o leite materno. O leite Ninho para bebê deve ser incluído na alimentação do seu filho apenas em situações especiais.

Por isso, converse com o pediatra, que poderá avaliar sobre a necessidade de consumir esse alimento.

leite ninho para bebe recem nascido

(Foto: Rcs Salute)

Confira ainda: Remédio para secar o leite