Importância do ferro para saúde do bebê

Estudos apontam que os bebês que apresentam anemia sistematicamente nos dois primeiros anos de vida costumam ter problemas cognitivos e dificuldades na capacidade de aprendizado até a fase adulta.

Na gestação a insuficiência de ferro aumenta o risco da mortalidade da mãe, o baixo peso do bebê estimula o parto prematuro.

O bebê realmente precisa consumir entre 50g e 60g de carne três vezes ao dia.

Pode ser carne bovina, frango ou peixe. Para facilitar sua absorção é importante a ingestão de vitamina C.

O leite materno contribui com esse nutriente, porém quando é interrompida a amamentação, o bebê precisa de, pelo menos, 500 ml de fórmula por dia.

Ao passar do tempo, a criança com anemia pode ter falha de coordenação, atenção, deficiências com a linguagem e fadiga.

Veja onde encontrar o ferro necessário para seu bebê e as quantidades recomendadas:

Foto: RivesQualityMeats

Carnes

Bovina (magra) – 4,0 mg encontrados em 1 bife médio e fino;

Suína (lombo) – 3,2 mg encontrados em 1 bife médio e fino;

Galinha – 1,7 mg encontrados em 4 colheres sopa rasa;

Peixes (ex.: anchova) – 1,4 mg encontrados em 1 filé médio.

Vísceras

Coração – 5,4 mg encontrados em 1 xícara chá rasa;

Fígado bovino – 5,1 mg encontrados em 1 bife médio e fino;

Miúdos de galinha – 4,3 mg encontrados em 1 xícara chá rasa.

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Leguminosas

Soja (farinha) – 8,8 mg encontrados em 10 colheres de sopa;

Feijão vermelho – 2,4 mg encontrados em 12 colheres de sopa;

Lentilha – 2,1 mg encontrados em 12 colheres de sopa;

Ervilha – 1,8 mg encontrados em 12 colheres de sopa.

Verduras

Espinafre – 3,2 mg encontrados em 4 colheres de sopa /Baixa disponibilidade;

Couve cozida – 2,2 mg encontrados em 10 folhas médias /Média disponibilidade;

Brócolis – 1,3 mg encontrados em 1 xícara de chá / Alta disponibilidade;

Beterraba – 0,8 mg encontrados em 1 xícara de chá / Baixa disponibilidade.

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Foto: ThatFoodcray

Frutas

Açaí (polpa) – 11,8 mg em 1 colher sobremesa/ Alta disponibilidade;

Banana prata – 2,0 mg em 1 média/ Média disponibilidade;

Laranja – 0,7 mg em 1 pequena/ Alta disponibilidade.

O mais importante é seguir a dieta recomendada pelo pediatra. Não tome decisões de mudança de dieta por si mesma. Isso pode acarretar consumo exagerado ou deficiência de ferro.