Como armazenar leite materno passo a passo

Como já sabemos, o leite da mãe é o principal alimento do bebê, sendo ele o mais completo e essencial para o seu desenvolvimento e também para a proteção contra uma série de doenças. Porém, há momentos onde não é possível amamentar o bebê direto no peito, o que leva as mães a se preocuparem e desejarem saber como armazenar leite materno de forma correta.

Felizmente, o bebê ainda pode ser beneficiado com esse alimento que, mesmo após congelado, continua sendo muito melhor do que qualquer fórmula infantil.

Entenda agora como tirar, armazenar e descongelar esse alimento que é tão importante para a saúde e formação do seu bebê.

Como tirar leite materno para congelar ou doar?

Há diversas causas que podem levar a mãe a desejar entender como armazenar leite materno. Um exemplo é quando ela não pode oferecer o peito ao bebê nos momentos adequados, como quando o bebê nasceu prematuro ou a licença maternidade acaba.

Além disso, há mulheres que desejam tirar o seu próprio leite para doar para os bebês cuja mãe, por algum motivo, não pode amamentá-lo.

como armazenar leite materno

(Foto: CheckPregnancy)

Antes de qualquer coisa, é preciso saber que o leite materno deve ser tirado da maneira correta, para depois entender como deve ser feito o seu armazenamento. O leite pode ser tirado apenas com o uso das mãos ou então com a utilização de bombinhas próprias para ordenha, sendo elas manuais ou elétricas.

O melhor momento para tirar o leite é após o bebê ter acabado de mamar. Um bom horário para fazer isso é já de manhã, pois as mamas geralmente se encontram mais cheias nesse período do dia. Desse modo, o mais provável é que acabe sobrando mais leite, permitindo que uma quantidade maior seja armazenada.

O primeiro passo para tirar o leite é higienizar bem as mãos, lavando-as com água e sabão. Já as mamas devem ser lavadas apenas com água. As mãos e mamas então são secas usando uma toalha limpa. É bom evitar falar enquanto o leite é retirado, o que evita que ele seja contaminado com a saliva.

Em seguida, a mãe deve escolher um local limpo, sem vento ou a presença de animais e insetos para fazer a ordenha. Lembrando que o leite não deve ser retirado no banheiro.

Após tomar todos esses cuidados, confira a seguir o passo a passo de como fazer para tirar o leite:

  1. Fique em uma posição confortável e retire a blusa e o sutiã.
  2. Faça massagens circulares nas mamas ao redor da auréola, usando a ponta dos dedos.
  3. Caso a retirada do leite seja feita manualmente, posicione o frasco abaixo da mama. Posicione o dedo polegar acima da linha onde a auréola termina. O dedo indicador e o médio devem ser colocados abaixo da auréola. Faça uma leve pressão, com movimentos semelhantes a uma ordenha. Aguarde a saída das gotas de leite.
  4. Se a retirada for feita com uma bombinha, ela deve ser colocada na mama e ligada para retirar o leite. Nesse caso, o ideal é seguir as instruções do manual do produto para fazer da maneira correta.

Após a retirada do leite, ele deve ser armazenado com a data e hora anotadas em uma etiqueta colada no frasco, o que permite que a mãe saiba se ele está adequado para ser oferecido ao bebê.

Se o leite for retirado para ser oferecido ao bebê quando a mãe for voltar a trabalhar, é importante que a ordenha comece a ser feita, no mínimo, um mês antes. Isso permite que o organismo comece a produzir, de forma gradativa, mais leite do que o bebê costuma mamar.

Mesmo oferecendo o leite que foi retirado previamente, a mãe pode continuar amamentando normalmente o bebê ao chegar em casa, já que a produção do leite não vai ser interrompida. Isso possibilita a renovação do estoque, além de manter essa ligação única com o seu filho.

Quanto tempo dura o leite materno em temperatura ambiente?

Quando o leite é retirado de maneira segura e seguindo todos os cuidados necessários com a higiene, ele poderá ser mantido em temperatura ambiente ou ser congelado. Isso vai depender da quantidade do alimento que vai ser usada.

como aquecer leite materno

(Foto: Today’s Parent)

O tempo em que o leite materno pode ficar em temperatura ambiente é até 2 horas. A partir desse tempo, há a possibilidade de que microrganismo nocivos à saúde se proliferem, fazendo mal ao bebê.

Esse também deve ser o tempo para o bebê tomar o leite. Ou seja, se ele começar a beber o leite e não tomar todo o conteúdo, ainda poderá tomá-lo até 2 horas se passarem.

Como armazenar leite materno?

Além de dúvidas sobre como fazer para retirar o leite, outra dúvida comum é sobre como armazenar leite materno de maneira correta. É fundamental que ele seja guardado com todos os cuidados necessários para que se mantenha fresquinho e com suas propriedades preservadas. Além disso, o correto armazenamento garante que não aconteça nenhum tipo de contaminação.

O recipiente deve ser enchido até faltar 2 cm para que o leite alcance a borda de fechar. O vidro não deve ser completado até a boca, pois é possível que ele quebre durante o congelamento, já que o leite se expande quando é congelado.

Pode-se colocar o leite de várias mamadas dentro do mesmo pote, até que o volume completo seja alcançado. Quando for completar a quantidade de um frasco que estiver sob congelamento, use um outro recipiente de vidro, que também deve ser esterilizado. O leite que acabou de ser ordenhado deve ser colocado sobre aquele que estava congelado.

É importante ressaltar que deverá ser registrada a data em que foi colocada a primeira retirada de leite e que o frasco deve ser guardado imediatamente no congelador ou freezer após a coleta ser feita.

Caso o leite retirado seja para alimentar o bebê que está em uma unidade de cuidados intensivos neonatal ou enfermaria, é provável que o hospital apresente recomendações mais rígidas, tanto para a limpeza do frasco com para a sua conservação.

Tempo de armazenamento na geladeira ou no freezer?

De acordo com especialistas da Rede de Bancos de Leite Humano, o leite pode ser deixado na geladeira por, no máximo, 12 horas. A razão para isso é evitar que ele acabe sendo contaminado.

recipiente para armazenar leite materno

(Foto: Tommee Tippee)

O mais indicado é que o leite seja colocado na prateleira de cima da geladeira, já que é local mais frio. Além disso, ele deve ser posicionado no fundo da prateleira e longe de alimentos crus, como carnes e verduras.

O frasco nunca deverá ser guardado na porta da geladeira, já que esse local sofre muita variação de temperatura com o abrir e fechar da porta.

Se o desejo é guardar o leite por um tempo superior, o melhor é que ele seja congelado. Nesse caso, o tempo de armazenamento após a data da coleta é de até 15 dias. Após descongelado, o leite pode ser mantido na geladeira para voltar ao estado líquido pelo período de 12 horas, em temperatura máxima de 5 °C.

Para que o leite dure até 6 meses, é necessário que ele passe por um processo de pasteurização. Esse processo é feito nos bancos de leite quando são recebidos frascos doados pelas mães.

Como descongelar leite materno?

Em primeiro lugar, é fundamental salientar que o leite materno não deve ser esquentado ou fervido diretamente, e nem mesmo ser colocado em banho-maria usando água fervente. Tais ações podem levar o leite a perder parte de seus benefícios, o que ocorre devido ao calor em excesso.

Também não é recomendado o uso de micro-ondas para fazer o descongelamento. O motivo é porque o seu processo de aquecimento também pode fazer com que algumas propriedades do leite sejam perdidas. Além disso, o aquecimento acaba não sendo uniforme, o que pode resultar em queimaduras na boca do bebê.

A melhor maneira de descongelar o leite materno é colocá-lo num copo e então dentro de um recipiente maior com água morna. O indicado é que a temperatura da água seja a mesma que seria usada para dar banho no bebê. Caso o leite continue frio após esse procedimento, ele deverá ser repetido até que o leite fique morno.

Lembrando que a quantidade de leite que foi aquecida e acabou não sendo consumida pelo bebê deverá ser descartada.

quanto tempo dura o leite materno em temperatura ambiente

(Foto: New Kids Center)

Mais algumas dicas que devem ser consideradas na hora de descongelar o leite materno:

  • O leite a ser descongelado deve ser retirado do descongelador algumas horas antes de ser usado. Ele pode ser deixado na geladeira ou em temperatura ambiente.
  • Se o frasco onde o leite está guardado tiver uma quantidade maior do que será consumido pelo bebê, deve ser aquecida apenas a quantidade que ele vai tomar.
  • Agite o frasco com suavidade para que seja misturada a gordura que possa ter se separado. Porém, o frasco não deve ser sacudido e nem abanado vigorosamente, pois isso pode danificar alguns componentes do leite.
  • O leite usado deve ser o que estiver armazenado a mais tempo, sempre sendo usado em até 24 horas. Se todo o leite não for usado dentro desse prazo, ele deve ser jogado fora.
  • É comum que algumas bactérias presentes na boca do bebê sejam passadas para o leite ao tomá-lo. Por isso, o leite que foi parcialmente bebido deve ser descartado.
  • O leite que foi descongelado não deverá ser congelado novamente.

Uma curiosidade sobre o leite materno é que o recém tirado é mais indicado do que o refrigerado. Já o refrigerado é melhor que o leite congelado. Isso acontece porque o combate às bactérias é mais eficaz no leite recém retirado, já que suas propriedades estão mais intactas. Além disso, ele contém um teor de gordura, vitaminas e antioxidantes mais elevados do que o leite que foi refrigerado ou congelado.

Qual o melhor recipiente para armazenar e como esterilizar?

O ideal é que o leite que foi retirado seja armazenado em um recipiente ou saco de conservação próprios. Tal recipiente e saco são encontrados nas farmácias, sendo eles selados e esterilizados. Quando é feito o uso de bombinhas, algumas já vêm com o recipiente próprio para fazer o armazenamento do leite materno.

Porém, também é possível colocá-lo em um frasco de vidro que tenha em casa ou então na própria mamadeira do bebê. Nesses casos, é importante que o frasco tenha tampa de plástico (como ou de café solúvel e maionese) e seja bem vedado, além de devidamente esterilizado.

O rótulo deve ser removido e o frasco lavado bem com o uso de um detergente neutro. Em seguida, tanto o recipiente quanto a tampa devem ser fervidos em uma panela com água por 10 minutos. Depois de ferver, ele é deixado de cabeça para baixo sobre um pano limpo até secar e esfriar naturalmente. Depois disso, desvire e feche o frasco com a tampa imediatamente.

como descongelar o leite materno

(Foto: Folha Vitória)

Depois de feita a esterilização, o uso do recipiente pode ser feito por até 10 dias, sendo ele usado para o armazenamento do leite apenas uma vez. No caso de querer usá-lo de novo, é necessário fazer uma nova esterilização, sendo o indicado não esterilizar por mais de 3 vezes.

Como transportar?

Se o leite precisar ser transportado após a mãe ter feito a ordenha, seja em uma viagem ou de trabalho para a casa, por exemplo, é necessário usar uma sacola térmica. Além disso, é importante que o leite seja renovado a cada 24 horas.

É possível acontecer de a mãe notar um cheiro diferente no leite refrigerado ou descongelado. A razão para isso acontecer se deve a uma enzima de nome lipase. Ela promove a decomposição das gorduras, liberando ácidos gordos, o que ocorre para evitar que as bactérias se proliferem.

A mãe que seguiu todo o passo a passo de retirada e armazenamento pode ficar tranquila, já que esse processo de decomposição não oferece nenhum risco para o bebê.

Entender como armazenar leite materno seguindo todos os cuidados é fundamental para garantir uma alimentação de qualidade ao seu bebê. Dessa forma, ele pode usufruir dos nutrientes essenciais para seu desenvolvimento de maneira segura e com todo o carinho do mundo.

Referências

medela.pt/amamentacao/jornada-da-mae/conservar-e-descongelar-leite-materno

sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/noticias/nid/como-colher-e-estocar-o-leite-materno/

brasil.babycenter.com/a7600046/como-armazenar-congelar-e-usar-o-leite-materno

einstein.br/noticias/noticia/como-armazenar-o-leite-materno

trocandofraldas.com.br/como-armazenar-leite-materno

tuasaude.com/como-armazenar-o-leite-materno

guiadobebe.com.br/como-estocar-leite-materno


  • Adicione um comentário

    *