Anticoncepcional Level: Engorda? Como tomar?

O anticoncepcional Level está entre as opções mais indicadas para as mulheres que desejam evitar uma gravidez indesejada.

Ele é composto de hormônios que têm como a finalidade evitar que a ovulação aconteça, impedindo assim a concepção.

Apesar de ser muito eficaz, é preciso que todos os comprimidos da cartela sejam tomados corretamente e que outras precauções sejam tomadas.

Para esclarecer todas as dúvidas sobre este contraceptivo, elaboramos este artigo que explica detalhadamente os seus benefícios e possíveis efeitos colaterais.

Continue com a leitura e entenda também se o Level engorda e em que casos não é indicado.

Para que serve o anticoncepcional Level?

O Level é um anticoncepcional de uso oral que tem como finalidade prevenir que a gravidez aconteça. Além dessa finalidade principal, ele ainda serve para ajudar a regular o ciclo menstrual, distúrbios menstruais e tratamento de TPM (tensão pré-menstrual), fazendo com que os seus sintomas sejam diminuídos.

Esse medicamento pode começar a ser usado a partir da primeira menstruação e é feito com a combinação dos hormônios estrogênio e progesterona.

A caixa pode conter uma cartela com 21 comprimidos revestidos ou três cartelas, resultando em 63 comprimidos.

Composição

Cada comprimido revestido do anticoncepcional Level é composto por componentes principais, que atuam para evitar a concepção:

  • 0,100 mg de levonorgestrel;
  • 0,020 mg de etinilistradiol.

Esses componentes servem como base da maioria dos anticoncepcionais que atuam como o Level.

anticoncepcional Level

(Foto: womanonly)

Além disso, o medicamento também apresenta os seguintes excipientes: lactose, amido, celulose microcristalina, hipromelose, laurilsulfato de sódio, macrogol, talco e dióxio de titânio.

Caso a paciente seja alérgica algum desses componentes, o anticoncepcional não deve ser ingerido.

Como funciona?

Para que ocorra a prevenção de uma gravidez indesejada, o anticoncepcional Level atua de forma a inibir a ovulação.

É fundamental que o medicamento seja tomado todos os dias de acordo com a orientação da bula, pois só assim a sua eficácia não será comprometida.

Quando o uso é feito de maneira correta, ou seja, quando os comprimidos são tomados na hora certa, sem esquecer e quando não há interação com certos medicamentos ou ocorrência de vômito e diarreia em 3 a 4 horas após a ingestão, as chances de falha é de cerca de 1% ao ano.

Isso faz com que seja considerado um método contraceptivo eficaz, assim como os outros de uso oral.

Como tomar o Anticoncepcional Level?

A ingestão das drágeas deve ser feita diariamente, sempre no mesmo horário. É importante que o horário seja respeitado rigorosamente para que não ocorra falhas na ação, o que pode levar a uma gravidez.

Para que uma rotina seja criada e não haja o risco de esquecimento, o recomendado é que ele seja tomado depois do jantar ou então antes de ir se deitar.

Uma dica é colocar a cartela sempre em um lugar que seja visível, adicionar um lembrete no celular ou tomar sempre após escovar os dentes para dormir, por exemplo.

É bom lembrar que o medicamento pode ser usado junto a alimentos e não deve ser mastigado, partido ou aberto. A seguir, veja como ele deve ser tomado de maneira correta:

Primeiro ciclo

No caso de mulheres que vão começar a tomar o anticoncepcional pela primeira vez, a primeira pílula deve ser ingerida no primeiro dia da menstruação.

O tempo para que a contracepção tenha início é depois de 7 dias de utilização, o que faz com que o preservativo deva ser usado nesse período para evitar a gravidez.

Ciclos seguintes

Após 21 dias de uso, é preciso fazer uma pausa de 7 dias e, nesse tempo, a menstruação irá descer. No oitavo dia, outra cartela deve ser iniciada da mesma forma que a anterior, mesmo que a menstruação ainda não tenha parado.

como tomar

(Foto: portaldoprofessor)

Pode acontecer um sangramento nos 3 primeiros meses do uso do anticoncepcional. Isso é algo considerado comum, pois o organismo ainda está se acostumando com a medicação.

Esse escape menstrual geralmente não tem importância, a menos que seja prolongado ou acontecer repetidas vezes. Nesse caso, o médico deverá ser consultado para verificar as causas da menstruação desregulada.

Troca de anticoncepcional

No caso de troca de outro anticoncepcional pelo Level, ele deve começar a ser tomado também no oitavo dia após finalizar a outra cartela.

A proteção contra a gravidez vai começar após 14 dias de uso após a troca.

O que fazer se esquecer de tomar?

Se um comprimido for esquecido, é preciso que ele seja ingerido assim que se lembre. Caso esse tempo seja superior a 12 horas, então a mulher deverá aguardar o próximo dia e tomar 2 pílulas no horário de costume.

Quando acontece de 2 pílulas serem esquecidas em uma mesma semana, então 2 comprimidos deverão ser ingeridos num dia e mais 2 no mesmo horário do dia seguinte.

Como a proteção fica comprometida nesse caso, é preciso que seja feito o uso de camisinha.

A mulher deve interromper o uso do anticoncepcional se 3 pílulas forem esquecidas. Uma nova cartela precisará ser iniciada depois de 8 dias de tomar o último comprimido.

É fundamental salientar que o tratamento não deve ser interrompido sem que o médico seja consultado. Caso isso aconteça, a paciente voltará a ovular e poderá engravidar.

Contraindicações

Assim como outros anticoncepcionais, o uso do Level não é indicado para alguns casos, como é mostrado a seguir:

  • Hipersensibilidade a algum dos componentes presentes na fórmula;
  • Casos de suspeita de gravidez ou de gravidez comprovada;
  • Histórico de tromboflebite venosa;
  • Sangramento vaginal sem conhecer a causa;
  • Doenças cerebrovasculares;
  • Amamentação;
  • Icterícia;
  • Câncer nas mamas, no endométrio ou de fígado.

Level na gravidez 

Antes de começar a tomar o anticoncepcional Level, é preciso descartar a hipótese de gravidez.

O motivo para isso é porque pode haver o risco de que, ao continuar usando esse medicamento na gestação, acabe levando a um aborto.

level na gravidez

(Foto: medicaldaily)

Por isso, caso exista alguma suspeita de gravidez, a mulher precisa fazer um teste de gravidez de farmácia.

Se a gestação for confirmada, o uso do contraceptivo oral deve ser interrompido imediatamente.

Além do aborto, há o receio que o bebê nasça com algum tipo de malformação porque foi feito o uso do anticoncepcional antes de saber sobre a gravidez.

No entanto, muitos estudos foram feitos em pacientes que continuaram a tomar Level no início da gestação. O resultado apontou que não há um aumento no risco de malformações nos recém-nascidos.

Caso a menstruação não ocorra durante a pausa do medicamento (ou seja, depois de tomar os 21 comprimidos seguidos), dificilmente significa que uma concepção tenha acontecido.

No entanto, uma nova cartela não deverá ser iniciada até que tenham sido realizados os exames necessários para que a gravidez seja descartada.

No caso de mulheres que desejam engravidar e fazem uso do anticoncepcional oral, basta que a ingestão diária seja interrompida para que a fertilidade volte.

O recomendado é que seja aguardado 3 meses para tentar engravidar. Durante esse período, o uso de preservativo deve ser feito.

Efeitos Colaterais

É possível que o anticoncepcional Level provoque alguns efeitos colaterais nos 3 primeiros meses, pois o organismo precisa se acostumar com ele.

Isso pode acontecer com qualquer contraceptivo hormonal, justamente devido à alta quantidade de hormônios em sua composição. Por esse motivo, é sempre indicado que o ginecologista seja consultado antes de começar a tomar.

A seguir, confira quais são os principais efeitos colaterais relacionados ao uso do medicamento, que podem afetar até cerca de 10% das mulheres:

  • Vômitos;
  • Náuseas;
  • Escape menstrual;
  • Dor e inchaço nas mamas;
  • Ganho de peso;
  • Alterações de humor;
  • Redução da libido;
  • Dor de cabeça;
  • Estresse;
  • Depressão;
  • Insônia;
  • Varizes.

Caso os sintomas não desapareçam após 3 meses de uso, o médico deve ser avisado para que o medicamento seja substituído.

Em casos mais raros, o anticoncepcional pode causar secreção vaginal, vermelhidão pelo corpo e queda de cabelo.

Anticoncepcional Level engorda?

Uma das maiores preocupações das mulheres quando optam pelo uso de um anticoncepcional via oral é se isso pode levar ao aumento de peso.

A bula do Level indica que o ganho de peso está entre um dos possíveis efeitos colaterais.

Por esse motivo, mesmo que uma amiga ou pessoa da família faça o uso de um anticoncepcional e afirme que ele não engorda, não é garantia alguma de que o mesmo vai acontecer para outra mulher.

No entanto, mesmo que seja indicado pelo ginecologista, pode acontecer de o anticoncepcional Level oferecer esse efeito para o corpo da paciente.

Isso porque não há como prever se o aumento do peso vai ou não acontecer, já que cada corpo funciona de um jeito diferente.

Anticoncepcional Level engorda

(Foto: enpareja)

Se for notado uma alteração brusca no peso após ter início o tratamento com o uso desse anticoncepcional, a mulher deve informar ao ginecologista para que ele possa indicar o uso de outra marca ou outro tipo de contraceptivo.

Depois de conhecer os benefícios e precauções necessários do uso do anticoncepcional Level, já é possível tomar uma decisão se ele é a melhor opção para quem não deseja engravidar.

Por isso, converse com o seu ginecologista a respeito do uso desse medicamento para se certificar de que ele é a melhor opção para você.

Referências

consultaremedios.com.br/level/bula

bula.medicinanet.com.br/bula/3058/level.htm

minhavida.com.br/saude/bulas/403-level-comprimido-revestido

mundoboaforma.com.br/anticoncepcional-level-engorda-ou-emagrece


  • Add Your Comment

    *