Search

Significado do nome Gabriel: Origem, Numerologia

Veja o significado do nome Gabriel em hebraico e na história da Bíblia e saiba porque essa escolha é tão popular

Se você sempre teve curiosidade em saber qual o significado do nome Gabriel, esse texto é para você. Apresentaremos o significado, a origem, variações e numerologia do nome Gabriel.

Gabriel é um nome muito popular, tanto no Brasil quanto no mundo todo. É difícil que não conheçamos ao menos um Gabriel – seja ele do trabalho, da escola ou um famoso.

Segundo dados do IBGE (2010) acerca desse nome, o percentual de pessoas chamadas Gabriel é de 0,51% no país, o que significa que existem aproximadamente um milhão de pessoas com esse nome. Isso é muita coisa.

O lugar com o maior número de pessoas com esse nome no Brasil é São Paulo e, com a maior taxa, o Distrito Federal. Sua popularidade vem crescendo muito desde os anos 80, com taxas cada vez maiores de pais que registram seus filhos com esse nome.

Se você, futuro papai ou mamãe, pensa em nomear seu filho como Gabriel, leia o texto a seguir para aprender tudo que você precisa saber sobre o significado do nome Gabriel.

   

Significado do nome Gabriel

Gabriel (do hebraico Gabriel) é a união da palavra geber que significa “homem forte” ou “ter forças” e de el, que significa Deus.

Receba notícias do Gestação Bebê. É grátis!

messengerFacebook Messenger

Tudo sobre gravidez e filhos pelo chatbot do Gestação para o Facebook Messengergestação botao

Portanto, a junção de significados fica como “homem forte de Deus” ou “a fortaleza de Deus”.

Diz-se que pessoas com esse nome costumam ser perseverantes e lidam bem com desafios, carregam uma boa índole e são capazes de se comunicar muito bem com outras pessoas.

São muito ligados a família e ao amor. Gostam de estar em ambientes tranquilos e cheios de positividade.

Qual a origem do nome?

significado do nome gabriel

O nome Gabriel é hebraico e teve sua origem na Bíblia.

Na Bíblia, Gabriel é um personagem que aparece diversas vezes. Está presente no Velho Testamento e no Novo Testamento.

Ele é um anjo que serve a Deus como mensageiro, aparecendo pela primeira vez no Livro de Daniel (Bíblia hebraica). É também o padroeiro da diplomacia e da comunicação.

Seu dia é comemorado todos os anos no dia vinte e nove de setembro.

Leia também: Significado do nome Guilherme: personalidade, apelidos, origem

Variações

As variações mais populares de Gabriel são nomes para meninas:

  • Gabriela
  • Gabriele
  • Gabriella
  • Gabrielle
  • Gabrielly
  • Gabrieli

Também aparece popularmente em nomes compostos como:

  • Enzo Gabriel
  • João Gabriel
  • Gabriel Henrique
  • Lucas Gabriel
  • Maria Gabriela

Para nos referirmos a pessoas que se chamam Gabriel ou uma de suas variações, podemos utilizar os apelidos. Os apelidos são famosos entre amigos, familiares e pessoas próximas, visto que é uma forma carinhosa de chamar alguém com quem temos intimidade.

Apelidos para meninos e meninas com variações desse nome podem ser:

  • Biel
  • gabs
  • Bielzinho
  • Bi
  • Ga
  • Binho

Saiba ainda: Significado do nome Arthur: personalidade, origem, nomes compostos

Locais com o nome Gabriel

 qual o significado do nome gabriel

Alguns lugares contêm Gabriel no nome. Algumas são localizadas aqui, no Brasil, outras são de outros países. Segue uma lista com lugares que contêm Gabriel no nome:

Gabriel Monteiro: um município brasileiro localizado em São Paulo. Sua população é de aproximadamente 2700 pessoas e tem uma área de 138,5 km².



São Gabriel: um município brasileiro localizado no Rio Grande do Sul, considerada uma cidade histórica. Tem população de cerca de 60425 habitantes e área de cerca de 5019 km².

San Gabriel: uma cidade localizada nos Estados Unidos da América, no estado da Califórnio e condado de Los Angeles. Tem uma população de cerca de 40404 pessoas e uma área de 10,75 km².

San Gabriel: é uma cidade capital da freguesia de San Gabriel, em Carchi (província), no Equador. A população é de cerca de 14487 pessoas.

Veja mais: Significado do nome Miguel e algumas curiosidades

Famosos que se chamam Gabriel

Gabriel Braga Nunes: um ator brasileiro conhecido por interpretar diversos papeis em novelas da TV Globo e Record. Participou de novelas como: Insensato Coração, Amor Eterno Amor e Insensato Coração.

Gabriel García Márquez: um dos escritores mais influentes e importantes do século XX. Seus livros foram vendidos em 36 idiomas. É mais conhecido por ter escrito o livro “Cem Anos de Solidão”. Ele também foi ganhador de um Prêmio Nobel de Literatura, um dos prêmios mais importantes do mundo literário.

Gabriel Leone: um ator brasileiro conhecido por interpretar papéis em Onde Nascem os Fortes, Verdades Secretas e Os Dias Eram assim.

Gabriel Jesus: é um jogador de futebol brasileiro que joga na posição de atacante.

Gabriel Macht: um ator norte-americano conhecido por interpretar o personagem Harvey Specter, da série Suits, uma série de televisão sobre advocacia.

Gabriel Byrne: um ator e produtor irlandês conhecido por seus papéis em O Homem da Máscara de Ferro, Os Suspeitos e Fim dos Dias.

Gabriel Soto: um ator e cantor mexicano conhecido por interpretar Rogelio na novela Carinha de Anjo.

Numerologia

origem do nome gabriel

Além de buscarem o significado do nome Gabriel, alguns pais gostam de saber sobre a numerologia do nome, que é um cálculo baseado em seu nome e conta com três elementos principais acerca dele.

A seguir, o que os números dizem de alguém com o nome Gabriel baseado nos elementos: alma, destino e aparência.

O número da alma é 6.

  • Gostam de desafios e novas aventuras. Querem viver harmoniosamente com seus familiares e amigos.

O número da aparência é 5.

  • Uma pessoa repleta de compaixão, tranquila e determinada.

O número do destino é 11.

  • Muito preocupado com o bem-estar de outras pessoas, pode se dar bem fazendo trabalhos voluntários ou apoiando causas sociais com as quais se identifique. Inspira admiração nas pessoas, é centrado, digno e muito bom com seus amigos e familiares. É uma pessoa carismática e caridosa.

Nome Gabriel na Bíblia

Gabriel é na Bíblia um anjo que tem como principal função ser o mensageiro de Deus. Foi ele quem anunciou a Zacarias que Isabel lhe daria o João Batista. Também foi ele quem anunciou a Maria que ele era a escolhida para dar à luz a Jesus.

Por dar boas notícias, Gabriel ficou conhecido como um anjo mensageiro, o mensageiro de Deus.

Em algumas tradições, Gabriel é considerado um Arcanjo, ou seja, um anjo de alta ordem, juntamente com Miguel e Rafael.

Ele é citado diversas vezes na Bíblia, sendo considerado o padroeiro da comunicação e da diplomacia. Sua festa litúrgica ocorre nos dia 29 de setembro, todos os anos.

Esperamos que você tenha se encantando com o significado do nome Gabriel, porque realmente é um belo nome.

Avalie esta matéria!

- Publicidade -

- Publicidade -




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*