Significado do nome Gabriela e personalidade

Apesar de ser bem popular no Brasil, nem todo mundo conhece o significado do nome Gabriela. E se não bastasse ser uma escolha fácil de ser lembrada e de escrever, o nome também combina com uma infinidade de sobrenomes.

A mãe que está aguardando uma menina ou planejando engravidar um dia deve considerar esse belo nome do gênero feminino. Isso porque, o significado do nome Gabriela é do agrado da maioria das pessoas.

Não deixe de conferir e se convencer de uma vez por todas que é a escolha certa para a sua princesa! Há muitas curiosidades sobre a origem e o que quer dizer esse belo nome.

Qual a origem e o significado do nome Gabriela?

Quando chega o momento dos pais pensarem no nome que vão dar para a criança que vai nascer, é preciso refletir bem se ele combina com o sobrenome. Porém, é também interessante que pensem sobre o que ele quer dizer, como no caso do significado do nome Gabriela.

Esse é um nome bonito e de fácil pronúncia, sendo perfeito para quem deseja uma opção que seja, ao mesmo tempo, romântica e forte.

significado do nome gabriela

(Foto: Associazione Millemamme)

Com a sua origem no hebraico, o significado do nome Gabriela é “a serva do Senhor”. Trata-se de uma variante do nome masculino Gabriel, que também é popular no Brasil e em outros países. Ele é formado por meio da junção dos termos gébher, que significa “homem” ou “homem forte” e el, que quer dizer “Deus”.

Por esse motivo, a versão feminina do nome passa a ser traduzida como “mulher de Deus” ou “mulher forte de Deus”. Outras interpretações relacionadas ao nome Gabriela são “fortaleza de Deus” e “força divina”.

Por conta das interpretações relacionadas a ele, o nome tem como intenção simbolizar as características de uma mulher de fé e que recebeu a benção de Deus. Isso faz com que seja comum ser a escolha de muitas mães que seguem a religião cristã.

Segundo a Bíblia Sagrada, a versão masculina do nome pertence ao anjo que anunciou o nascimento de Jesus Cristo para a Virgem Maria. Gabriel também foi quem informou Zacarias a respeito do nascimento do seu filho.

Já os islâmicos consideram Gabriel como o anjo mensageiro de Deus. Ele também teria sido o responsável por ditar o Alcorão para Maomé, espalhando assim a palavra de Deus.

Por conta da sua origem religiosa, ele passou a ser usado há milhares de anos. A primeira vez em que a versão feminina Gabriela foi registrada foi na Inglaterra. Isso ocorreu em meados do século XII, onde eram usadas as versões Gabel e Gabell.

A forma Gabrielle apareceu tempos depois, durante o período da Idade Média. A princípio, essa variante não era usada apenas para meninas, pois os meninos também costumavam ser batizados com ele.

Apelidos do nome Gabriela

A pronúncia encantadora de Gabriela faz com que ele seja bastante usado como nome artístico, além de ser a escolha de vários autores para as suas personagens em obras de ficção. Isso porque consiste um nome carinhoso e de presença forte.

apelidos carinhosos

(Foto: Litlestuff)

Além disso, o nome também apresenta inúmeros apelidos que são usados pelas pessoas próximas que desejam demonstrar seu afeto.

Segue a lista com as opções mais usadas e inusitadas:

  • Apelidos comuns: Biba, Bibí, Biela, Gabi, Gábi, Gabizinha, Gaby.
  • Apelidos diferentes: Bi, Biela, Bri, Biriba, Gabu, Gabs, Gal.

Se deseja escolher com qual deles vai chamar a sua bebê, o indicado é passar a usá-lo desde cedo. Assim, as pessoas já vão se acostumando com com apelido.

Curiosidade sobre o nome

Além de conhecer a origem e também o significado do nome Gabriela, também é importante conhecer algumas curiosidades sobre ele. Por esse motivo, separamos algumas relações interessantes envolvendo o nome Gabriela:

  • Além da grafia mais comum do nome Gabriela, ele pode ser escrito de diferentes formas, sem alterar a sua pronúncia. Entre as variações estão Gabriella, Gabryella e Gabryela.
  • Alguns nomes originários a partir de Gabriela são: Gabrela, Gabrila, Gabriene, Gabry e Gadriela.
  • O nome se tornou popular no Brasil por conta do romance “Gabriela, Cravo e Canela”, escrito por Jorge Amado e publicado em 1858. Devido ao sucesso, o livro também foi adaptado para a televisão, sendo a primeira vez em 1960.
  • Entre os nomes mais usados para usar com Gabriela em um nome composto podemos citar: Ana Gabriela, Gabriela Victória, Luíza Gabriela e Maria Gabriela.
  • Algumas opções que rimam com Gabriela são Antonela, Daniela, Manuela e Mariela.

Personalidade

A bebê que for batizada com o nome Gabriela irá demonstrar uma personalidade bastante cativante. Isso fará com que tanto os adultos como as crianças gostem de ficar ao lado dela.

Desde jovem, a pequena princesa costuma ser extrovertida, gosta de se apresentar e brincar como se fosse uma artista. Também se revelará bastante criativa e dona de um otimismo que contagia por onde passar.

origem do nome

(Foto: LB Organics)

Por isso é tão importante envolver a pequena em atividades em que ela possa desenvolver todo o seu potencial. Algumas opções de atividades interessantes para a personalidade dela são música, escrita, esportes, pintura e culinária.

Por conta dessa autoconfiança, a pessoa batizada com o nome Gabriela alcançará o sucesso com facilidade quando for adulta. Sua independência e perseverança a levarão em busca das coisas que deseja, enfrentando a vida com força e coragem.

O lado negativo relacionado a esse nome está no fato de que a criança pode ser agressiva quando é contrariada. Ela também pode se mostrar individualista e egocêntrica, tentando sempre controlar os amiguinhos e as brincadeiras.

Por esse motivo, é importante trabalhar a cooperação com a criança desde pequena. Também é preciso ensiná-la que nem sempre pode fazer tudo o que tem vontade.

Essas foram algumas das mais interessantes curiosidades sobre o significado do nome Gabriela. Com posse de todas essas informações em mãos, será mais fácil perceber como se trata de uma opção carinhosa e cheia de personalidade para a sua filha.

Veja também: