Significado do nome Heitor: origem, personalidade e curiosidades

Quer conhecer o significado do nome Heitor? Esse é um lindo nome e, tanto a sua origem quanto o significado costumam agradar as mamães.

Com uma grafia simples e pronúncia agradável, ele tem se destacado nos dias atuais, sendo também apreciado em outros países.

São muitas as curiosidades que evolvem o nome Heitor, desde sua origem até características da personalidade de quem o recebe.

A quantidade de registros do nome disparou a partir dos anos 2000, sendo também encontrado em grafias diferentes e como nome composto.

Se você está em dúvidas se esse será o nome do seu filho, veja a seguir informações sobre esse belo nome masculino. Assim, descobrirá porque ele continua forte e atual por séculos.

Qual o significado do nome Heitor e sua origem?

O significado do nome é um fator que pesa cada vez mais na hora da decisão das mães, já que elas desejam a melhor escolha para seu filho.

O nome Heitor tem a sua origem no idioma grego e quer dizer “aquele que guarda” ou “aquele que detém o inimigo”. Isso porque ele surgiu do nome Héktor, que é formado a partir do termo ekhein, que significa “possuo” ou “tenho em meu poder”.

origem do nome heitor

(Foto: Mommyswall)

Esse nome se refere a um herói grego que teria participado da famosa Guerra de Tróia. Heitor foi um príncipe que demonstrou grande bravura ao enfrentar seus inimigos, sendo citado inúmeras vezes na obra Ilíada, escrita por Homero.

Durante o século XIII, a versão Heitor surgiu na Grã-Bretanha. No primeiro momento era usado como um nome católico e, tempos depois, passou a se popularizar também na Escócia.

No País de Gales, Heitor começou a ser adotado como substituto para o nome nativo Eachdonn. O nome chegou a Portugal com a forma Eitor, sendo encontrada a princípio em obras datadas dos séculos XIII e XIV.

Entre as variações mais comuns do nome Heitor em outros países podemos citar Ettore (em italiano), Hector (em inglês e francês), Heck e Heckie (em escocês) e Héctor ou Ector (em espanhol).

No Brasil, uma figura histórica de destaque com esse nome foi o Heitor Vila-Lobos, considerado uma das pessoas mais importantes da música clássica.

O nome também serviu de base para nomear um município que fica localizado no Estado de Goiás, chamado Heitoraí.

Nomes que combinam com Heitor

É bom saber que, por ser fácil de formular, é certo que a criança logo estará pronunciando e escrevendo o próprio nome.

E como que foi explicado a respeito do significado do nome Heitor e sua origem, é o momento de saber quais os nomes combinam com ele.

significado do nome heitor

(Foto: Hipwee)

Para isso, separamos a seguir os nomes compostos mais bonitos:

  • Anderson Heitor
  • Daniel Heitor
  • Gabriel Heitor
  • Heitor Augusto
  • Heitor Alessandro
  • Heitor Gabriel
  • Heitor Gael
  • Heitor Felipe
  • Heitor Paulo
  • Heitor Raphael
  • Lucas Heitor
  • Miguel Heitor
  • Murilo Heitor
  • Pedro Heitor

Como Heitor é um nome que combina bem para o meio artístico, destacamos também alguns sobrenomes que ficam bem com ele:

  • Heitor Barbosa
  • Heitor Fernandes
  • Heitor Maia
  • Heitor Martins
  • Heitor Oliveira
  • Heitor Souza

Assim como acontece com muito nomes, Heitor também é escrito com diferentes grafias, como Heithor, Heytor e Heittor. Essa é a opção que muitos pais encontraram para deixar o nome do seu pequeno ainda mais estiloso e moderno.

Também é interessante conhecer os apelidos mais comuns para o nome. Entre eles, os que mais se destacam por serem super fofos são: Heitorzinho, Heitinho, Tinho e Timtim.

Personalidade

Para entender mais sobre a personalidade do seu filho, é importante saber o que o nome que ele recebeu (ou ainda vai receber) representa.

personalidade

(Foto: The Baby Sleep Doctor)

Por isso, mostramos a seguir quais são os pontos positivos e negativos relacionados ao nome Heitor.

Pontos positivos

O nome Heitor tem um significado otimista, que se refere a alguém que busca seus objetivos.

Assim como o famoso personagem que participou da Guerra de Troia, o menino que se chama Heitor carrega as características de um valente guerreiro.

Por isso, se esse foi o nome escolhido para batizar seu bebê, pode se preparar para ter um filho determinado, independente e perseverante. Desde pequeno, ele já irá demonstrar características de liderança entre os amiguinhos.

Com uma personalidade tranquila e harmoniosa, costuma ser uma criança comunicativa e que faz amigos com facilidade.

Sua maneira natural de demonstrar afeto por onde passa o fará uma companhia muito desejada.

Ao se tornar um adulto, Heitor estará sempre em busca de novas oportunidades profissionais e de crescimento pessoal. O seu otimismo e positividade em relação à vida o levam a busca dos seus sonhos.

Gosta de aventuras e de novos lugares, mas sempre tem a necessidade de voltar as suas origens. Por isso, os desafios e compromissos da vida adulta geralmente não o afastam da necessidade do amor da família.

Apesar de ter uma personalidade que se encaixa bem em profissões que exigem liderança, quem se chama Heitor também pode se dar bem na área artística. Isso porque também tem muita sensibilidade e criatividade.

Pontos negativos

Quem se chama Heitor aprende as coisas rápido, o que faz com que seja um bom aluno. Porém, a sua mania de querer tudo sempre perfeito pode fazer com que ele fique muito frustrado em situações adversas, como tirar notas baixas.

Por ter uma personalidade forte e traços de um verdadeiro líder, é preciso ter cuidado para não acabar exagerando e se tornar mandão. Se sair do controle, o pequeno Heitor irá querer sempre controlar as brincadeiras com os amigos.

Além disso, pode até mesmo sair do controle e não aceitar muito bem as ordens dos pais. Isso faz com que seja preciso ensiná-lo desde cedo a ouvir e respeitar os adultos.

nomes compostos com heitor

(Foto: Capital)

Como pôde notar, o significado do nome Heitor representa força e determinação. Por isso, não hesite se estiver em dúvida de batizar o seu bebê com essa escolha clássica e, ao mesmo tempo, tão moderna.

Veja também: