Significado do nome Rebeca: origem e curiosidades

Quer saber o significado do nome Rebeca na bíblia e algumas curiosidades sobre a origem do nome? Veja tudo a seguir.


Quando a gestante descobre que vai ter uma menina, logo se inicia a busca pelo nome ideal para a sua bebê. E o significado do nome Rebeca é uma opção bastante procurada para quem deseja colocar esse nome charmoso e encantador em sua princesinha.

A procura pelo que os nomes significam é cada vez mais frequente entre as futuras mamães, já que elas querem entender o que quer dizer o nome que escolheram com tanto carinho.

Além disso, as pessoas que se chamam Rebeca também têm a curiosidade de saber detalhes sobre a origem desse nome.

   

Para esclarecer as dúvidas antes de a bebê nascer, confira descubra aqui várias informações interessantes sobre a origem e o significado do nome Rebeca. Também conheça outras variações e como o nome se tornou conhecido no mundo todo.

O que significa Rebeca?

Quando a gestante procura pelo significado do nome Rebeca, o mais provável é que ele esteja entre os preferidos para batizar a bebê que vai nascer.

Se esse é o motivo, nada melhor do que entender o que ele quer dizer, para que não reste nenhuma dúvida de que esse nome é o ideal para a criança que em breve virá ao mundo.

Receba notícias do Gestação Bebê. É grátis!

messengerFacebook Messenger

Tudo sobre gravidez e filhos pelo chatbot do Gestação para o Facebook Messengergestação botao

Rebeca é um nome que pertence ao gênero feminino e seu significado pode ser traduzido como “aquela que une” ou “corda com laço”. Também é interpretado com o significado de “mulher que tem uma beleza capaz de encantar os homens”.

O nome apresenta ideias que representam uma pessoa que tem firmeza, tanto em suas palavras como em suas ações. Isso porque o significado do nome Rebeca remete à noção de alguém que se mantém atada aos seus ideais e que nunca se afrouxa diante das adversidades.

Além disso, também é associado a uma mulher amiga e companheira, que gosta de estar conectada às outras pessoas e de ver a família unida à sua volta. Por isso, representa um nome de quem agrega as coisas e que se sente ligada ao ambiente em que vive.

Trata-se de um nome bonito e de fácil compreensão que, apesar de ser bem conhecido no Brasil, não é considerado muito comum. Isso porque o nome Rebeca ocupa o 46º lugar no ranking de nomes mais populares no país.

Além do Brasil, esse nome também costuma ser encontrado em países de língua inglesa, como é o caso dos EUA e Inglaterra.

Nos anos de 1940, Rebeca se tornou bem popular nos Estados Unidos, entrando para a lista dos 10º nomes mais registrados desse país, chegando a alcançar a posição de número 15 do ranking nacional.

Isso fez com que o nome começasse a ser mais usado também nas obras literárias e no cinema, fazendo com que ele se tornasse lembrado pelo mundo todo.

Em Portugal, o nome Rebeca tem sido pouco usado ultimamente, sendo muitas vezes encontrado junto a outro nome, ou seja, como um nome composto. Entre esses nomes para meninas estão Rebeca Maya, Rebeca Maria, Rebeca Sofia e Yasmin Rebeca.

No Brasil, as variações mais encontradas do nome são: Rebecca, Rebeka, Rebekah e Rebecka, que apresentam a mesma pronúncia. Por isso, se os pais querem que a criança tenha esse nome, mas desejam que ele seja escrito de uma maneira mais diferente e especial, é possível optar pelo uso de uma dessas charmosas grafias.

Também há alguns nomes considerados bem diferentes e que são relacionados ao nome Rebeca, tanto femininos quanto masculinos. Entre eles estão: Rebenilda, Rebelino e Rebelo. São nomes estranhos, não muito comuns no Brasil, já que existem poucos registros de alguns deles.

Origem do nome

O nome Rebeca tem origem no hebraico רִבְקָה (Ribhqah), que literalmente quer dizer “união” ou “ligação”.

Também há algumas fontes que indicam que esse nome pode ter vindo de um nome aramaico, trazendo o significado de “um laço”. Porém, essa segunda hipótese não é amplamente aceita entre os historiadores.

Seja como for, Rebeca é um nome que está relacionado à união, a algo que liga e se conecta.

Esse nome se espalhou pelo mundo por pertencer a uma personagem bíblica que está presente no livro do Gênesis, no Antigo Testamento. Como a personagem Rebeca tornou-se famosa devido à sua beleza incomparável, esse nome passou a apresentar o significado de “mulher que atrai os homens por sua beleza”.

Além disso, ela foi considerada uma mulher devota a Deus. Por isso, o nome Rebeca também indica uma pessoa de fé e muito perseverante que, apesar das circunstâncias, não deixa de ter a paciência e a força necessária para vencer todos os obstáculos que se apresentam em seu caminho.

origem do nome rebeca

Em relação à grafia, há variações nos registros brasileiros e no restante do mundo. As primeiras versões do nome Rebeca aconteceram quando foi traduzido para o grego e transformado em Rhebekka.

Em seguida, passou por mais mudanças, resultando em diversas variáveis, como Rebekah, Rebèque, Becky, ente outros.

Em espanhol, o nome é escrito da mesma forma que em português. Já nos idiomas norueguês e finlandês, é grafado como Rebekka.

Em francês e italiano, é escrito da forma Rebecca, sendo esse nome muito popular nesses países. Outras formas de escrever Rebeca em diferentes idiomas são: Rebecka (sueco), Riva e Rivka (hebraico), Rivqah (hebraico bíblico), Rifka (iídiche).

Apelidos para Rebeca

É interessante lembrar que, ao escolher nomes de bebês, os pais devem levar em conta os possíveis apelidos que eles podem dar origem. Afinal, alguns nomes podem trazer apelidos que não serão do gosto da criança e até mesmo constrangedores para elas.

No caso da criança que recebe o nome Rebeca, ou alguma de suas variantes, ela geralmente recebe apelidos carinhosos como Beca, Reby, Becky ou Bebeca. Outras formas de chamar alguém com esse nome de forma abreviada são Rê, Beh, Cá e Kaká.



Qual o significado do nome Rebeca na bíblia?

Como já foi comentado aqui, entre os principais motivos que levaram o nome Rebeca a se espalhar pelo mundo se deve ao fato de ele se tratar de um nome bíblico. Isso fez com que fieis optassem por colocá-lo nas filhas como demonstração de fé e por apreciarem a sua origem.

Afinal, Rebeca é um nome encontrado no Antigo Testamento da Bíblia Sagrada, que pertenceu a mulher que, de acordo com as Escrituras Sagradas, foi a esposa de Isaac e mãe de Esaú e Jacó.

combinações com o nome rebeca
(Foto: MomJunction)

Ela é descrita como uma mulher muito bonita, o que fez com que chamasse bastante a atenção dos homens à sua volta. Esse é o motivo pelo qual o nome Rebeca também é interpretado como alguém que atrai (ou prende) os homens com a sua beleza.

Por conta dessa origem ligada à religião, o nome passou a ser amplamente usado ente os judeus. Já entre os cristãos, Rebeca se tornou popular apenas após o período da Reforma Protestante, passando a ser usado pelos puritanos no século 17.

De acordo com a Bíblia, Abraão não queria que seu filho Isaac se casasse com uma mulher nascida em Canaã, que servia a outros deuses. Por isso, incumbiu um servo para que encontrasse uma noiva para Isaac em sua terra natal.

Esse era um costume na época, onde os pais escolhiam com quem seus filhos iriam se casar.

Esse homem então saiu em sua busca e orou pedindo a Deus que enviasse um sinal para encontrar a noiva ideal para Isaac. Dessa forma, ele recebeu o sinal e encontrou Rebeca, uma jovem muito bela e que tinha parentesco com Abraão.

Ao conhecer Rebeca, Isaac não se encantou apenas com a beleza da mulher, mas também com a sua devoção a Deus e sua maneira bondosa e prestativa de tratar todos à sua volta.

Após o casamento, Rebeca era considerada estéril e seu marido Isaac orou para Deus. Em resposta às orações, Rebeca engravidou após vinte anos de tentativas, dando à luz a gêmeos.

Durante a gestação, Rebeca sentia os filhos brigando em seu ventre e, ao questionar Deus, Ele informou que eles viveriam sempre brigando entre eles.

Um trecho bíblico cita a beleza de Rebeca, onde Isaac chega a mentir que ela é sua esposa, como é mostrado a seguir: “Quando os homens lhe perguntaram a respeito da sua esposa, ele respondeu: “Ela é minha irmã”. Teve receio de revelar que Rebeca era sua mulher, pois imaginou: “É capaz de os homens daqui acabarem me matando por causa de Rebeca, já que ela é muito bonita”. (Gênesis 26,7)

Esse trecho revela não apenas a beleza de Rebeca, mas também o medo de Isaac acabar sendo morto pelos homens que descobrissem que Rebeca era a sua esposa. Desse modo, eles poderiam disputar entre si para ver quem se casaria com a bela viúva.

nomes compostos com rebeca

Ao entender sobre a origem e o significado do nome Rebeca, deu para perceber que ele consiste em uma excelente escolha para batizar a bebê. Assim, ela terá um belo nome, que pode ou não ter uma grafia diferente e que combina com os mais variados sobrenomes.

Por isso, não deixe de considerar o nome Rebeca para a bebê que veio encher a vida da família de alegria.

Referências

nomesbiblicos.com/rebeca

significadodonome.com/rebeca

nomeschiques.com/rebeca-significado-do-nome

dicionariodenomesproprios.com.br/rebeca

oblogdosnomes.blogspot.com/2015/12/rebeca.html

sonhos.com.br/significado-dos-nomes/rebecca#.XEJvp_krLIU

nomes.clickgratis.com.br/meninas/r/significado-do-nome-rebeca.html

portrasdonome.blogspot.com/2015/06/rebeca-origem-e-significado.html

sonhos.com.br/significado-dos-nomes/rebeca#.XEJvrfkrLIU

Significado do nome Rebeca: origem e curiosidades
Avalie esta matéria!

- Publicidade -

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*