Significado do nome Benjamim e sua origem

Aprender sobre a origem e o significado do nome Benjamim é natural para a mãe que tem como preferência esse nome. Com uma pronúncia forte e marcante, ele vem passando de geração em geração, seguindo firme nos dias atuais.

O nome já enfrentou épocas em que foi deixado um pouco de lado, mas agora retornou com força total. Isso é tão verdadeiro que quem ouve o nome Benjamim muitas vezes sequer imagina que ele existe desde os tempos bíblicos.

Tem curiosidade para conhecer a respeito do significado do nome Benjamim? Continue a leitura para descobrir fatos sobre sua origem e outras curiosidades.

Qual o significado do nome Benjamim?

O nome Benjamim se destaca entre os outros, é clássico (mas ao mesmo tempo atual), sendo facilmente reconhecido no Brasil e até mesmo em outros países. Por esses motivos, trata-se de uma interessante opção de nome masculino para o batismo.

Porém, antes dessa decisão tão importante, o recomendado é saber mais a respeito dele. Afinal, o significado de um nome é algo considerado importante para muitas pessoas, já que a mãe pode passar a morrer de amores por ele ou então detestar.

origem do nome benjamim

(Foto: @jennkstep)   

Benjamim traz consigo diversas interpretações, sendo a principal delas “filho da felicidade”. Outros significados comuns ao nome são “ bem-amado”, “filho do riso” e “fruto da alegria”.

Com tantas traduções relacionadas a ele, é importante entender que a tradução ao pé da letra do nome é “filho da mão direita”. Esse significado consiste em uma metáfora que carrega em si o sentido positivo que está relacionado ao lado direito.

Afinal, na maioria das tradições, o lado esquerdo é associado a algo negativo. Por isso, a interpretação mais usada é “filho da felicidade”, que se refere ao aspecto positivo de quem está posicionado ao lado direito.

O significado do nome Benjamim faz dele um belo nome para o bebê, pois indica uma pessoa que está sempre em busca da própria felicidade. As características revelam uma criança que gosta de se divertir e que preza a honestidade e justiça.

O nome também representa alguém que tem como missão levar felicidade para as outras pessoas. Outra interpretação do seu significado relaciona-se à felicidade dos pais pelo nascimento do filho.

Apelidos para Benjamim

Quem tem o costume de usar apelidos e deseja usar esse mimo tão carinhoso com o filho, opções não faltam.

Os apelidos para o nome Benjamim são muito fofos e combinam com o bebê: Ben, Bebê, Benja, Benjie, Benzinho, Jamim e Mim.

apelidos carinhosos

(Foto: @coorinnaaaa)

Origem do nome

A origem do nome Benjamim é hebraica e consiste em uma derivação do nome Bem-yamin. Esse nome é formado pela união do termo bem, que significa “filho”, e a palavra yamin, que quer dizer “mão direita”.

Esse nome é usado desde os tempos bíblicos e, desde então, algumas variações em sua grafia surgiram. Uma das variantes mais usadas e conhecidas desse nome é Benjamin. Outras também são encontradas, como Benjamyn e Benjamym.

Quando o nome chegou na Europa, a pronúncia também sofreu alterações. Na Inglaterra, o nome Benjamin tem a pronúncia de Bedmin. Conforme se espalhou para outros países, surgiram as versões Benjamir e Benjamiro.

benjamim na biblia

(Foto: @jessanne_photography)

Significado do nome Benjamim na bíblia

Benjamim é um nome usado há muito tempo, presente inclusive nos Textos Sagrados. Esse é um dos motivos pelos quais ele ainda segue forte nos dias de hoje, já que foi amplamente usado para o batismo de cristãos no mundo todo.

Na Bíblia Sagrada, o nome Benjamim é citado no Antigo Testamento, tendo pertencido ao filho caçula de Jacó e Raquel. De acordo com a história, Raquel acabou morrendo após dar à luz, por conta de complicações no parto.

Antes de morrer, a mãe deu ao filho o nome de Bem-Oni, que quer dizer “filho da minha dor”. Porém, mais tarde o pai passou a chamar a criança de Benjamin.

Anos mais tarde, Benjamim e seus irmãos teriam sido os responsáveis por formar as doze tribos de Jacó. Elas então passaram a ser conhecidas como Tribos de Israel, sendo chamados “benjamitas” as pessoas pertencentes à tribo de Benjamim.

qual o significado do nome benjamim

(Foto: @cynthiiarob)

Curiosidades sobre o nome

Saber a origem e o significado do nome que se planeja dar ao filho está entre as curiosidades principais das mães. Porém, existem vários outros fatos que muitas vezes não são mencionados.

É interessante saber o máximo possível sobre o nome que a criança será registrada, pois isso pode até contribuir na escolha. Pensando nisso, separamos algumas curiosidades a respeito do nome Benjamim:

  • Benjamin Franklin foi uma das pessoas mais populares da história a receber esse nome. Ele foi um cientista estadunidense que se tornou famoso por conta de suas experiências relacionadas ao uso da eletricidade.
  • Apesar de não ser comum no Brasil, existe uma variante feminina do nome Benjamim, sendo ela Benjamine.
  • No Brasil, o Estado de São Paulo é a região onde o nome Benjamim é mais usado, com 20% dos registros. Em seguida, vem o Estado de Minas Gerais com 12% e, em terceiro, o Paraná com 8%.
  • Existe uma música que recebeu esse nome: “Meu Filho Benjamin”, escrita por Bruna Karla. Um trecho da canção é: “Bem, benzinho, meu Benjamin. Você é o presente que Deus me deu.”
  • Benjamin Constant foi um militar brasileiro que marcou a história do Brasil, sendo considerado um dos responsáveis pela Proclamação da República em 1889. Ele também atuou como professor e engenheiro.
  • O adaptador em formato de “T” usado nas tomadas é também chamado de benjamin na região Sul Sudeste. Isso porque ele foi criado e patenteado pela empresa estadunidense Benjamin Eletric Company.
  • Entre as celebridades que escolheram o nome Benjamin para batizar seus filhos estão a modelo Gisele Bündchen, a atriz norte-americana Kelly Preston e os atores Thiago Fragoso e Solange Couto.
significado do nome benjamim

(Foto: @tselios_photography)

Nomes que combinam com Benjamim

Alguns dos nomes indicados para usar Benjamim como nome composto são: Benjamim Antônio, Benjamim Augusto, Benjamim Rafael, Carlos Benjamim, Felipe Benjamim, Lucas Benjamim e Marcos Benjamim.

Sem sombra de dúvidas, conhecer o significado do nome Benjamim faz com que ele seja ainda mais apreciado. A dica é pronunciá-lo em voz alta com o sobrenome para se certificar de que a combinação ficará perfeita para o seu filho.

Leia também: