Search

Pezinho de Bebê: ideias para sabonete, tatuagem e mais

Entenda sobre o desenvolvimento do pezinho do seu bebê e aproveite para conferir diversas ideias de tatuagens e lembrancinhas

O pezinho de bebê é uma das partes preferidas dos pais da criança, pois não há quem resista quando eles se movimentam de forma graciosa e encantadora.

Além de encher os pezinhos de mimos e beijos, é importante entender como é o seu desenvolvimento e qual o momento ideal para a criança começar a usar calçados.

Por isso, explicaremos como é a formação do pezinho do bebê e as diversas maneiras que essa partezinha do corpo é usada para fazer sabonetes, tatuagens e outras inspirações. Confira!

Como são os pés dos recém-nascidos?

Ao nascer, o tamanho dos pés do bebê é de cerca de 7,5 cm. Eles apresentam um formato arredondado e são revestidos por uma camada de gordura, o que ajuda a evitar a perda de calor na região.

pezinho de bebe

(Foto: roomdesign)

Nos primeiros meses, o bebê explorava o mundo exterior com as plantas dos pés, que contêm mais percepção sensitiva do que as mãozinhas. Assim, ele acaba conhecendo as várias texturas e temperatura do ambiente, o que será útil quando a criança for começar a dar os primeiros passinhos.

   

Por esse motivo, o recomendado pelos especialistas é que a criança permaneça descalça no dia a dia. Afinal, isso permite um maior estímulo sensorial, o que é essencial para o desenvolvimento da capacidade de se equilibrar e coordenar seus movimentos.

Receba notícias do Gestação Bebê. É grátis!

messengerFacebook Messenger

Tudo sobre gravidez e filhos pelo chatbot do Gestação para o Facebook Messengergestação botao

Fases de desenvolvimento do pezinho

A cada fase da vida do bebê, os pés passam por mudanças em seu formato e musculatura. Essas alterações acontecem de forma a acompanhar o desenvolvimento da criança, preparando-a para o momento em que irá começar a caminhar.

Veja a seguir como são essas mudanças e como elas são importantes para a formação física e amadurecimento do seu filho:

Até os 6 meses

Nos primeiros meses de vida do bebê, os seus pezinhos são mais arredondados e ainda sem musculatura desenvolvida. Por terem uma grande sensibilidade, eles são o instrumento principal usado pelos pequenos para sentir o mundo externo nessa fase.

6 a 9 meses

A criança começa a se interessar pelo próprio corpo, o que a leva a explorar o ambiente movendo os bracinhos e perninhas. Ela também passa a brincar com os pezinhos, descobrindo assim novas sensações pelo tato.

Isso contribui para amadurecer o seu sistema nervoso, além de melhorar o controle motor, o que a leva a aumentar a sua força muscular.

9 a 12 meses

O bebê começa a engatinhar por volta de 9 meses de vida. Esse processo é fundamental para que a sua coordenação motora se desenvolva, além de contribuir para a formação das curvas presentes na coluna.

pezinho de bebê

(Foto: tocalola)

A fase de engatinhar também faz com que os ossos e músculos sejam fortalecidos, preparando a criança para começar a caminhar.

1 a 3 anos

Quando o bebê começa a caminhar, os pés passam a desenvolver os músculos, o que faz com que eles percam o formato redondo. Com os estímulos provocados com os exercícios dos primeiros passinhos, o arco planar é formado aos poucos.

Para que o pequeno possa ter a formação do pé estimulada, é importante que ele possa conhecer as diferentes superfícies e irregularidades nos terrenos. Essa é a razão de ser importante que a criança ande descalça sempre que possível.

A partir de 3 anos

Quando a criança está com 3 anos de idade, ela já caminha e corre com segurança. Nessa fase, é importante se atentar ao tamanho dos calçados, que não devem apertar os pés da criança.

O ideal é que eles tenham sempre um espaço de, pelo menos, 1 cm entre a ponta do calçado e os dedos da criança.

Caso o sapatinho mostre algum sinal de resistência ao ser colocado ou retirado, ele deve ser trocado. Em geral, a troca deve ser feita entre 3 a 4 meses nos primeiros anos de vida da criança.

Sugestões para pezinho do bebê em sabonetes

Os sabonetes em forma de pezinho de bebê são uma ótima ideia para lembrancinha, seja para chá de bebê ou para os visitantes na maternidade.

Feitos com base glicerinada e essências, o formato dos pezinhos é conseguido com o uso de forminhas de silicone, que são encontrados facilmente em lojas de artesanato.

pezinho de bebe sabonete

(Foto: PinkArt)

Essas lembrancinhas podem ser usadas como sachês ou como sabonetes normais. Existem várias maneiras de deixar os sabonetes ainda mais encantadores, como é mostrado nas dicas a seguir:

Flores e pétalas

Uma dica bem legal é na hora de preparar os sabonetes e leva-los às fôrmas, acrescentar pequenas flores ou pétalas. Isso vai dar um ar mais charmoso e único para eles.

Após colocar esses elementos, espere cerca de um minuto e então acrescente mais uma camada de base glicerinada derretida.

Sementes e ervas

Utilizar sementes de frutas ou ervas desidratadas também vai deixar os sabonetes mais especiais, além de ficarem mais cheirosos. Eles também devem receber uma camada a mais da base glicerinada.

Cores

Se desejar mudar a cor dos sabonetes, use corantes das cores que desejar (lembrando que o ideal é usar corantes comestíveis ou outros que sejam naturais para não ter risco de alergias).

pezinho de bebe para lembrancinha

(Foto: Pequena Arteira Lembrancinhas)

Se forem ser usados para o chá de bebê, por exemplo, o recomendado é que as cores sejam de acordo com a decoração da festa.

Embalagem de plástico

Usar um saquinho plástico para embalar os sabonetes é uma maneira simples e eficiente de deixar a lembrancinha mais fofa. Para amarrar, use um cordão, que pode ser uma fita de cetim, organza, tecido ou qualquer outra que preferir.

pezinho de sabonete azul e rosa

(Foto: Vai Ter Festa Marry)

Caixinhas

A embalagem ainda pode ser uma bela caixinha. Uma ideia é a que tem tampa transparente, o que permite visualizar o sabonete antes mesmo de abrir. Também pode ser usada uma caixa de acetato, que é toda transparente.

lembrancinha com pezinho de bebe

(Foto: Fofurices Lembrancinhas)

Para dar o toque final, é possível fazer um ninho, colocando palha dentro da caixinha e os sabonetes sobre ela.



Sachê

Outra opção é o sachê de filó com pezinho de bebê na cor branca com o sabonete e tag na cor referente ao sexo do bebê.

sache pe de bebe

(Foto: Socorro lembrancinhas)

Tatuagem de pezinho de bebê: ideias para inspirar

Como forma de demonstrar o seu amor pelos filhos, tem se tornado cada vez mais comum que os pais façam tatuagens pelo corpo.

Uma bela forma de fazer essa homenagem é a tatuagem em formato de pezinho de bebê, seja nas costas, braço, mão ou outra parte do corpo.

Entre tantas opções, confira algumas belas dicas para ajudar na hora de escolher a sua:

Teste do pezinho

Quando o bebê faz o exame chamado teste do pezinho (para identificar alguma possível doença genética ou metabólica), o seu pé é literalmente carimbado.

tatuagem de pezinho de bebe

(Foto: gths)

O desenho que resulta dessa marca do pé do bebê é uma ideia bem interessante para fazer uma tatuagem única.

Pezinho com nome do bebê

Outra ideia que também está sendo bastante procurada pelos pais são as tatuagens de pezinho com o nome do bebê. A tatuagem é feita usando o nome da criança para compor o formato do pezinho.

tatoo pe de bebe

(Foto: Dicas de Mulher)

Em geral, também são utilizados outros dados referentes ao nascimento do bebê, como o dia e hora que veio ao mundo, peso e tamanho.

Coração

Uma das maneiras mais perfeitas para declarar o amor ao filho é tatuar um coração. Os dois pezinhos do bebê podem ser colocados dentro desse coração.

Para completar, é possível acrescentar frases de amor pelo pequeno.

Gêmeos

No caso de bebês gêmeos, a dica é colocar um pé de cada um (pé esquerdo e direito) e os nomes embaixo ou ao lado da tattoo.

Se for menino e menina, pode-se fazer um pé azul e um na cor rosa para que sejam facilmente identificados, ou outras cores que remetem ao masculino e feminino.

Imagens de pezinho de bebê para imprimir

Para quem deseja encontrar imagens impressas para convites, tags ou decoração, existem inúmeras opções de modelos disponíveis.

Essas imagens podem ser usadas para diversas finalidades, como:

Convites de chá de bebê

O convite tem o formato de pezinho e a imagem já vem com espaço para acrescentar as informações necessárias para a festa, como data, local e hora do evento.

convite chá de bebê em formato de pé

(Foto: jadehaut)

convite de cha de bebe

(Foto: keyeye)

Tag para lembrancinha

Os pezinhos impressos podem ser recortados e usados como tag, seja para anexar a um convite ou para enfeitar a lembrancinha do chá, por exemplo.

pezinho de bebe colorido

(Foto: Pngtree)

Decoração

Para usar na decoração do chá de bebê ou chá de revelação, os pezinhos podem ser com imagens coloridas, combinando com as cores da decoração.

Frases para legendas com pés de bebês

Se deseja usar frases que utilizam os pezinhos do bebê como fonte de inspiração, então confira:

  • Ai, esses pezinhos…
  • Filho, você é uma fofura da cabeça aos pés
  • As borboletas no meu estômago se transformaram em dois pezinhos
  • Ser mãe é cheirar, beijar e morder os pezinhos do bebê
  • É impossível não se encantar com esses pezinhos tão charmosos!
  • Mesmo que esses pezinhos tenham chutado minha barriga, não me canso de beijá-los!

Como foi mostrado, o desenvolvimento do pezinho de bebê passa por diversas fases importantes. Além disso, ele pode ser usado em diversas ocasiões, seja para homenagear a criança, em lembrancinhas ou outras artes.

Basta usar a criatividade e se inspirar nos pezinhos do seu lindo bebê.

Referências

newfeel.com.br/conselhos/crescimento-do-pe-da-crianca-acompanhar-suas-necessidades-a_15532

comofazeremcasa.net/sabonetes-para-lembrancinha-cha-de-bebe-receita-e-exemplos

br.guiainfantil.com/materias/bebes/desenvolvimento/a-evolucao-dos-pes-dos-bebes

clinicaortra-poa.com.br/o-desenvolvimento-do-pe-na-crianca

Avalie esta matéria!

- Publicidade -

- Publicidade -




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*