A partir de qual mês o bebê começa a sentar?

O crescimento e desenvolvimento do bebê é sempre acompanhado com muita expectativa pelos pais. A cada novo gesto, movimento e atitude, lá estão eles se derretendo pelo pequeno.

Os primeiros passos são especialmente aguardados, mas antes disso há um longo processo, que começa quando a criança consegue ter força para sustentar sua cabeça e sentar. Mas, você sabe com qual idade isto acontece?

A sustentação da cabeça e do tronco

Como dissemos, a sustentação da cabeça é o primeiro e mais importante passo. Parece simples, mas a cabeça representa cerca de 30% do tamanho de todo o corpo do bebê. Para tanto, o pescoço deve estar suficientemente enrijecido para possibilitar o equilíbrio. Depois disso, o pequeno vai firmar seus braços e tronco, para mantê-lo ereto.

 Leia ainda: Aplicativos de celular e tablet para bebê

Qual a idade?

Tudo isso ocorre por volta do oitavo mês de idade do bebê. Os bebês mais fofinhos podem demorar um pouco mais por causa do peso.

Como estimular o bebê?

Para conseguir se manter sentado o bebê precisa de maturação neurológica, mas os pais podem contribuir para isso estimulando os filhos a partir dos 4 meses de idade. Como? Colocando o sentado de frente para você e o segurando pelas axilas. Brinque com ele, delicadamente, de “balanço”, indo para frente e para traz. Estes movimentos mandam estímulos ao cérebro, de que é necessário manter uma certa postura.

Tudo tem seu tempo

Os estímulos são bem vindos, mas não devem ser feitos antes dos 4 meses, pois o bebê ainda não tem condições de identificar os estímulos.

Quando se preocupar

É claro que cada bebê possui um nível de desenvolvimento, e a idade para que o bebê fique sentado pode variar um pouco. No entanto, se o bebê não conseguir  sustentar sua cabeça e tronco até os 10 meses de idade, precisando de uma sustentação, é indicado procurar um médico.