Muco na gravidez: É normal? O que pode ser?

O muco, geralmente, surge durante o ciclo menstrual. Mas não é só no período fértil que a secreção pode acontecer, o muco cervical é comum na gravidez também.

Durante a gravidez, o corpo feminino passa por uma série de mudanças, tanto físicas, psicológicas e hormonais. Algumas dessas mudanças acabam se tornando motivo de preocupação para as gestantes.

Entre elas está a transformação do muco na gravidez, que adquire um aspecto que pode variar de mulher para mulher.

Conforme a gravidez avança, essas mudanças ficam ainda mais comuns e semelhantes para qualquer gestante.

Entenda quais são as principais causas do aparecimento de muco na gravidez.

Muco na gravidez

Na gestação é normal ocorrer um aumento na secreção e a maioria dessas mudanças é benéfica.

No início da gravidez, o muco na gravidez apresenta um aspecto leitoso e quase sem nenhum odor. Porém, com o passar dos meses, com a mudança gradativa ocorre na secreção.

Esse corrimento costuma ser semelhante ao que a mulher tinha antes da gravidez, com a diferença de que o volume passa a ser bem maior.

Isso acontece devido ao aumento de sangue na região íntima.

Leia também: Corrimento durante a gravidez é normal?

Corrimento no final da gravidez

Quando o parto está próximo, é comum que a secreção se torne mais volumosa e com aspecto um pouco gelatinoso, contendo até mesmo traços de sangue.

Nesse momento, o útero é revestido por uma camada de muco por dentro, o que é chamado de tampão mucoso. Essa secreção pode apresentar uma tonalidade entre o vermelho e o marrom.

saída do tampão não ocorre com todas as gestantes, porém é um processo normal.

Apesar de ser um sinal de que o parto está próximo, não quer dizer que é a hora do bebê vir ao mundo, pois esse tampão pode até mesmo se regenerar e sair novamente após uma semana.

Líquido amniótico ou corrimento?

O muco na gravidez, além de quase não ter odor, em algumas mulheres apresenta um aspecto espesso, como um creme hidratante, e textura pegajosa, ou então com um aspecto aquoso e fino.

muco gravidez

Foto: Vice

Já o líquido amniótico, que está dentro da bolsa onde o bebê está mergulhado, possui um cheiro semelhante ao da água sanitária. Caso você desconfie que está perdendo esse líquido, é sinal de que a bolsa se rompeu.

Nesse caso, é preciso buscar atendimento médico, pois o bebê está a caminho. (Webconsultas)

Aspecto do muco na gravidez

Caso o muco cervical apresente um cheiro desagradável, espessura muito espessa, cor amarelada, esverdeada ou marrom como a borra de café, o médico deverá ser informado.

Dores, coceira ou ardência ao urinar também são sintomas que devem ser observados. Isso pode ser sinal de uma infecção causada por bactérias e precisa de tratamento.

Confira mais: Dor no pé da barriga na gravidez

Secreção na gravidez

Para evitar infecções e passar o dia mais confortável, prefira usar calcinhas de algodão.

Utilize sabonetes neutros, mantendo a região limpa. Para que a pele não fique irritada, evite usar protetores diários de calcinha perfumados e evite também calças apertadas. Troque-as por saias ou então calças mais folgadas.

Mudanças na alimentação também podem beneficiar os sintomas. Por isso, reduza o consumo de açúcar refinado e alimentos cítricos.

Consumir iogurte e outras bebidas com lactobacilos vivos pode ajudar a equilibrar as bactérias.

Muco cervical ou corrimento?