Search
Search
X

Saída do tampão mucoso, o que é?

Alguns acontecimentos no final da gestação nos dão o sinal de que o trabalho de parto está próximo. Assim como as contrações e o rompimento da bolsa, é natural que algumas grávidas também tenham um outro sinal que o parto se aproxima: a saída do tampão mucoso.

Leia também: Como superar a insegurança na gestação

A rolha Schroeder, mais conhecida como Tampão mucoso, é o muco que se produz no colo do útero durante toda gestação. Sua função é proteger o próprio útero, vedando o acesso de bactérias. A saída da rolha Schroeder significa que o colo do útero está entrando em processo de dilatação, logo virão as contrações que antecipam o parto.

Para que você, gestante em fase final, não fique em dúvidas para identificar o tampão mucoso, conheça um pouco mais sobre o Tampão mucoso a seguir:

Foto: Parentdish

Foto: Parentdish

Como reconhecer o Tampão Mucoso

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Quando produzido, o Tampão mucoso é incolor, com consistência semelhante ao catarro ou a uma clara de ovo, sendo possível ter sua consistência mais sólida durante o período que protegerá o útero.

O aspecto da rolha  Schroeder não é igual para todas as gestantes, ele é parecido com um corrimento, porém mais grosso. Pode ter coloração esbranquiçada, rosa, marrom ou vermelha. Podendo haver vestígios de sangue.

A saída do mucoso varia de gestante para gestante. Existem mulheres que pularão esta etapa, outras que sairá apenas pequenos pedacinhos da mucosa, e outras que sairão grandes pedaços do tampão.

O momento em que o Tampão mucoso sai ainda não é a hora da aflição. Este sinal representa que está quase na hora, mamãe!



Lembre-se que no final da gestação é preciso estar atenta a tudo que acontece com o seu corpo, pois a qualquer momento o seu bebê pode chegar. Se neste período final houver algum sangrando, e que não tenha as características do Tampão mucoso, a gestante precisa ser examinada. Sangramento pode significar, por exemplo, o deslocamento prematuro da placenta, que é um dos motivos para uma cesariana de emergência.

Saída do tampão mucoso, o que é?
3.5 (70%) 4 votes






9 comentários em “Saída do tampão mucoso, o que é?

  1. Sheila

    Olá, estou com 36 semanas e 4 dias, a uns 3 dias atras perdi um pouco do meu tanpão mucoso,e logo em seguida venho umas contrações e cólicas,dor imsurportavel na coluna,o que podera ser?Será que esta pertinho do meu Mikael Weverton nascer?

    Obrigada!!!

  2. Fabiana

    Estou com 34 semanas, uma dor mto forte nas costas próximo a bacia, e ja tenho esse corrimento, isso significa que o nenem pode estar bem próximo de nascer…

  3. Ana

    Estou com 37 semanas e 1dia já faz 4″dia que meu muco está saindo isso é sinal que minha piquena já vai nascer mamãe ansiosa

  4. Flavia Regina

    estou internada a um mês p segurar a minha bebê . e o meu tampão esta saindo a bastante tempo já hj estou com 35 semanas e 1 dia sinto muita dor nas costas perto da bacia e contrações apenas a noite mas a cólica e muito fraca quase não da p sentir e estou com 7 de dilatação. Será que falta muito ainda p minha bebê nascer?

  5. Marynna

    Estou com 40 semanas + 2 dias. No domingo notei a perda do tampão e na segunda voltou a sair em forma de gelatina e transparente, hj saiu uma grande quantidade parecendo catarro e marrom! Já fui ao médico e foi marcada a indução para essa quarta feira k completarei 41 semanas. Estou tranquila mas acho k meu filho vem antes sem precisar da indução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*