Grávida pode tomar Dorflex? Descubra agora!

A dúvida se a mulher grávida pode tomar Dorflex é bastante comum. Por se tratar de um medicamento analgésico usado para aliviar dores musculares e de cabeça, ele pode ser visto como um aliado para acabar com os desconfortos da gravidez.

Porém, o uso desse remédio não deve ser feito em todas as fases da gestação, já que o seu consumo pode levar a problemas graves para o bebê. Por isso, a indicação de um médico é fundamental para evitar complicações sérias.

dorflex na gravidez aborta

Para esclarecer em que situação a grávida pode tomar Dorflex, quais são os riscos do medicamento e quais são as alternativas para aliviar as dores e desconfortos sem o uso de remédios, acompanhe as informações a seguir.

Grávida pode tomar Dorflex?

O uso de Dorflex não deve ser feito durante os três primeiros meses de gravidez, pois há o risco de acontecer sérias complicações no feto. Por esse motivo, a gestante deve informar ao médico se está grávida ou se há a suspeita de gravidez.

grávida pode tomar dorflex para dor de cabeça

(Foto: Working Mother)

A partir do segundo semestre da gestação, o medicamento deve ser utilizado apenas sob orientação do médico ou cirurgião dentista. Antes de ser receitado para a gestante, o médico deve avaliar cuidadosamente quais são os riscos e benefícios do seu uso.

Veja também: Grávida pode comer canela?

Nos últimos três meses de gravidez, o Dorflex também não deve ser tomado. Isso porque pode levar ao riso de complicações para a mãe e para o bebê.

Uso de Dorflex na amamentação

Além dos cuidados com o uso de Dorflex na gravidez, também é importante que a gestante conheça seus riscos durante o período de amamentação.

dorflex na amamentação

(Foto: Je suis papa)

Ainda não há pesquisas conclusivas a respeito da segurança em tomar Dorflex quando se está amamentando. Por isso, especialistas indicam que o bebê só deve mamar no peito 48 horas após a mãe tomar o medicamento.

O motivo para esse cuidado se deve ao fato de que, ao ingerir Dorflex, os metabólicos da dipirona são eliminados através do leite materno.

Riscos de tomar Dorflex na gravidez

Por ser um analgésico e ter a dipirona como ingrediente ativo, tomar Dorflex durante a gestação pode levar a complicações graves. Por esse motivo, a gestante não deve tomar esse ou qualquer outro medicamento sem a orientação médica.

riscos de tomar dorflex

(Foto: IDN Times)

O aborto espontâneo está entre os riscos para a mulher grávida que toma Dorflex. A causa está relacionada à diminuição da produção de prostaglandina no início da gestação, fazendo com que o útero não consiga segurar a gravidez.

Além disso, utilizar esse analgésico pode resultar em más formações sérias no feto. Outro problema se refere ao fechamento prematuro do canal arterial do bebê, resultando em problemas pulmonares e cardíacos.

O uso de Dorflex também pode fazer com que ocorra problemas perinatais, pois reduz a agregação plaquetária da mãe e bebê.

Como tratar dor de dente na gravidez?

A dor de dente durante a gravidez é algo bem comum, o que acontece devido ao aumento hormonal nessa fase. Dessa forma, a gengiva e nervos da boca podem ficar mais sensíveis, resultando na sensação de dor.

Como tratar dor de dente na gravidez

(Foto: Planeta Mamá)

Para evitar o uso de medicamentos, a gestante pode aliviar a dor das seguintes maneiras:

  • Compressas geladas: colocar gelo em um pano e pressionar contra o rosto ajuda a reduzir a sensação de dor e desconforto.
  • Sal e água morna: outro método seguro para a gestante é fazer bochechos usando água morna e sal, o que contribui para a cicatrização.
  • Pastas para dentes sensíveis: essas pastas ajudam a reduzir a sensibilidade nos dentes. O ideal é que a pasta escolhida não tenha flúor em sua composição, ou contenha em baixa quantidade.

Além disso, é fundamental que a gestante tenha cuidado redobrado com a saúde bucal, o que pode prevenir as dores.

Saiba ainda: Grávida pode viajar de avião?

Como aliviar dor de cabeça na gravidez?

Assim como a dor de dente, a dor de cabeça também é causada pelas mudanças hormonais na gravidez.

Como aliviar dor de cabeça na gravidez

(Foto: Lidl Family)

Para aliviar o incômodo, algumas dicas são:

  • Massagem leve: uma leve massagem com os dedos na região da testa e nuca por alguns minutos reduz o fluxo sanguíneo no local. Para isso, basta fazer movimentos circulares pressionando levemente as pontas dos dedos.
  • Chá de camomila nos olhos: a camomila possui propriedades calmantes, ajudando a aliviar a dor de cabeça. Para isso, dois saquinhos mornos do chá devem ser colocados sobre os olhos.
  • Escalda-pés: ao colocar os pés dentro da água quente, o fluxo sanguíneo vai aumentar nessa região. Dessa forma, a pressão arterial na região da cabeça diminui, o que leva à redução da dor.
  • Repouso: descansar também é importante para combater a dor de cabeça. O ideal é a gestante permanecer deitada ou sentada em um ambiente tranquilo e com o mínimo de luz.

Como aliviar dor nas costas na gravidez?

O aumento do peso conforme avança a gestação é o principal motivo para as dores nas costas.

grávida pode tomar dorflex para dor nas costas

(Foto: Sayaoronno)

Algumas dicas para o reduzir esse incômodo são:

  • Fazer compressa quente: aplicar uma bolsa de água quente na região da dor ou, ao tomar banho, direcionar o jato de água no local afetado.
  • Massagem nas costa: ajuda a aliviar a tensão muscular, diminuindo a sensação de dor. A acupuntura também traz resultados positivos.
  • Usar almofadas ao dormir: para reduzir o desconforto, é recomendado usar almofadas entre as pernas quando for dormir de lado. Se for dormir de barriga para cima, as almofadas devem ficar por baixo dos joelhos.
  • Atividades físicas leves: alongamento, yoga, caminhadas curtas e hidroginástica são indicados.
  • Evitar forçar a coluna: o uso de sapatos com salto altos, carregar peso, caminhar e ficar de pé por muito tempo forçam a coluna. Por isso, a gestante deve evitar tais situações.

Caso a gestante se sinta muito incomodada com a dor e ache necessário tomar um medicamento, ela deve antes informar ao seu médico. Assim, ele poderá indicar o uso de Ibuprofeno ou Paracetamol, por exemplo.

Lembrando que a grávida pode tomar Dorflex apenas em situações de real necessidade e sempre com indicação médica.

Leia mais: Grávida pode comer comida japonesa?

É fundamental ressaltar que nenhum tipo de medicamento deve ser usado na gravidez sem ter a orientação de um profissional.