Melhor lado para dormir durante a gestação

Com o avançar da gestação, a maioria das futuras mamães possuem mais um desafio: encontrar uma posição confortável para dormir. Isso mesmo, o tamanho da barriga começa a “atrapalhar” e tornar incomodo o jeito que antes era o melhor para se dormir. Porém, você sabia que há uma maneira mais indicada para dormir? Veja a seguir:

Qual o melhor e mais indicado lado para dormir durante a gravidez?

De acordo com especialistas, o melhor lado para a gestante dormir é o esquerdo, pois ele não provoca a compressão da veia cava, evitando prejudicar a circulação e a oxigenação do bebê.

Fora o problema da circulação e oxigenação, a posição da mãe em nada interfere no desenvolvimento do bebê – ela pode inclusive dormir de bruços enquanto a barriga permitir, pois estará bem protegido.

Dormir a noite toda na mesma posição também não prejudica o bebê, muito menos o uso de cobertores – o importante é que a mãe se sinta confortável.

Leia ainda: Como escolher a babá para cuidar do seu bebê

Quando começar com o cuidado?

O indicado é que a partir do terceiro mês de gestação a mulher tenha o cuidado com a posição na hora de dormir, uma vez que a barriga já está grande.

Dormir sobre o lado esquerdo alivia das dores da gestação (foto: divulgação)

Dormir sobre o lado esquerdo alivia das dores da gestação (foto: divulgação)

Como funciona o sono na gestação?

Durante a gestação, o sono também sofre alterações. Nos primeiros três meses, a mulher sente muito mais sono do que o habitual, o que se deve ao aumento de progesterona. A partir do quarto mês tudo volta ao normal, e a mulher volta a ter mais disposição. No último trimestre a dificuldade para dormir existe, mas é causada pelo desconforto da barriga – nesta fase conte com a ajuda de travesseiros para ficar mais confortável.

Não importa a fase da gestação, o importante é que a mulher descanse bastante e durma bem, pelo menos oito horas diariamente.

Idas ao banheiro ficam mais frequentes

Com o aumento da barriga, o útero começa a pressionar a bexiga. Sua compressão fará com que consiga armazenar pouca urina, daí o aumento do número de vezes que a mulher precisará ir ao banheiro, inclusive durante a noite.

Confira um vídeo ensinando passo a passo a melhor maneira para a gestante dormir:

 


  • Add Your Comment

    *