Grávida pode comer canela: mito ou verdade

Grávida pode comer canela? Existem diversos mitos a respeito de alimentos que devem ser evitados durante a gestação e a canela em pó ou em pau também fazem parte dessa lista. Descubra o que é verdade e o que é mito a respeito da relação entre esse alimento e a gravidez.

Grávida pode comer canela (em pau ou em pó)?

Há mulheres que tomam chá de canela com o intuito de acelerar a menstruação em um ou dois dias. Esse uso da canela também é feito para provocar a aceleração da menstruação quando ela está atrasada por até um mês, o que faz com que muitas vezes aconteça de mulheres estarem consumindo esse ingrediente sem saber que estão grávidas.

Mas, será que grávida pode comer canela? Estudos feitos por cientistas nos Estados Unidos indicam que gestantes que consumiram uma quantidade grande de canela tiveram filhos que apresentaram déficit de atenção, hiperatividade e comportamento agressivo.

canela na gravidez mito ou verdade

De acordo com os testes realizados, a canela pode afetar o QI da criança. (Foto: Livestrong)

Pode transmitir os hormônios de estresse e tensão da mãe para o bebê em seu ventre, o que afeta diretamente o desenvolvimento cerebral do feto.

Os efeitos que esse alimento provoca quando consumido em grandes quantidades são as contrações musculares, que podem acabar afetando a área uterina, e o aumento da pressão arterial.

Apesar disso, é importante lembrar que esses efeitos só ocorrem se a canela for consumida regularmente e em grandes quantidades. Por conta disso, a mulher pode comer canela em pó ou em pau de forma moderada durante a gestação, sem com isso apresentar danos para ela ou para o bebê.

Canela é abortiva?

canela na gravidez

Foto: HealthOneHowto

Essa é uma dúvida muito frequente entre as mulheres. O motivo pelo qual a canela está associada ao risco de abortar está no poder que ela possui de estimular a circulação. Isso faz o coração acelerar e traz uma sensação de mal-estar, o que é ainda mais comum nas gestantes, que já se encontram em um estado mais sensível.

Apesar disso, não há comprovações científicas de que a canela na gravidez pode levar ao aborto. Isso só seria possível se ela fosse consumida em quantidades muito elevadas, bem maiores do que é usado na culinária.

Quando consumida em doses normais, a canela pode até mesmo trazer benefícios, como ajudar na prevenção da diabetes gestacional, já que ajuda a reduzir a insulina.

Canela na canjica é proibido na gravidez?

gravida pode comer canela em pó

Foto: Miogo

Como vimos anteriormente, a ingestão moderada da canela em pó ou em pau durante a gestação não causa danos para o bebê. Por esse motivo, comer canjica com um pouco de canela não apresenta riscos. Porém, é preciso evitar comer em grandes quantidades quando se está grávida e também não é recomendado ingerir esse doce por muitos dias consecutivos.

Por isso, se tiver desejo de saborear canjica com canela, não haverá problema ao ser feito moderadamente. Apesar de não haver comprovações científicas sobre efeitos da canela em pequenas quantidades durante sobre a gravidez, o exagero pode casar danos no sistema nervoso da criança. Por conta disso, apesar de não ser proibido colocar canela na canjica na gravidez, é necessário ter precaução.