Hemorroidas na gestação, como aliviar a dor?

Você sabia que nas mulheres podem aparecer hemorroidas durante a gestação? Pois é, e isso pode ser muito incomodo e dolorido. Mas separamos algumas dicas preciosas para que a mulher possa lidar melhor com o problema e sentir menos dor. Veja todas elas a seguir:

Por que as hemorroidas podem surgir na gestação?

As hemorroidas podem surgir durante a gestação como consequência da pressão excessiva exercida sobre a pelve pelo útero, que cresceu para acompanhar o crescimento do bebê. Além disso, há a pressão sobre a veia cava, a constipação e ao aumento do fluxo de sangue nessa região, o que é uma preparação natural do corpo para a realização do parto.

As hemorroidas nada mais são do que veias localizadas perto do canal anal que incham e inflamam.

Leia ainda: Fazer redução de mama atrapalha a amamentação?

Foto: images.idiva.

Foto: images.idiva.

É normal? É possível prevenir?

Sim, é normal que as hemorroidas apareçam na gestação. Elas afetam cerca de 15% das gestantes. E, não há como evitá-las. Mas a boa notícia é que elas podem sumir em até três meses após o parto.

Dicas para aliviar incomodo das hemorroidas

  • O cuidado com a alimentação é muito importante para afastar a dor causada pelas hemorroidas. A dieta deve ser bastante rica em fibras, que regulam o funcionamento do intestino, o que diminui a prisão de ventre. As fibras facilitam o transito intestinal e quando elas estão presentes é necessário menos esforço para defecar, o que causa menos dor;

  • Assim como as fibras, a água evita que as fezes fiquem ressecadas;

  • Compressas com água fria ou quente ajudam a aliviar a dor. Faça também banhos de assento com água morna para diminuir a inflamação;

  • Não fique muito tempo sentada. Deite-se de lado para alternar e caminhe um pouco.


  • Add Your Comment

    *