É normal sentir tonturas na gravidez?

Sim, é normal que a gestante sinta tonturas. Alias, esse é um dos principais sintomas sentidos pelas gravidas, bastante presente durante os primeiros meses. Mas, por que ocorrem? Existe uma maneira de aliviá-las? Veja a resposta para estas e outras perguntas importantes a seguir:


As tonturas na gestação
As tonturas na gestação são muito comuns, principalmente quando a mulher se levanta repentinamente, quando fica longos períodos sem se alimentar e quando o dia está bastante quente. Elas ocorrem devido a ação dos hormônios, principalmente estrógeno e progesterona, que promovem alterações na pressão arterial. Outro motivo pode ser a falta de açúcar no sangue e cérebro, que ocorre pela ausência de alimentação adequada.

Leia ainda: Quando é possível descobrir o sexo do bebê?

Foto: meuportal.

Foto: meuportal.

Como evitar as tonturas?
Para evitar as tonturas, a mulher gravida deve de alimentar adequadamente, não ficando longos períodos sem se alimentar. O ideal é comer de três em três horas, dando prioridade para alimentos leves. As frutas, por exemplo, podem ser ingeridas no intervalo das refeições. As refeições devem ser feitas devagar, sem pressa.
Os líquidos não devem ficar de fora, é necessário abusar da hidratação, principalmente nos dias mais quentes.
Outra dica importante é levantar-se devagar, fazendo com que a pressão sanguínea consiga se adequar à nova posição. Se estiver deitada, sente-se primeiro, antes de levantar.

Dicas importantes
Quando tiver uma tontura, sente-se rapidamente e coloque a cabeça baixa, entre as pernas. Se puder, deite-se, o que vai fazer com que o fluxo sanguíneo se equilibre e a sensação ruim passe.
Além disso, tenha sempre um lanchinho dentro da bolsa para o caso de sentir tonturas e a pressão cair quando você não estiver em casa. Deixe também uma bolachinha salgada na cabeceira de sua cama, no criado-mudo, para comer antes de se levantar.

Avalie esta matéria!

  • Adicione um comentário

    *