20 semanas de gravidez

Chegamos a metade! E então, o que muda nas 20 semanas de gravidez? Veja tudo sobre essa semana nessa matéria:


As 20 semanas de gravidez correspondem a 5 meses e é uma fase em que o bebê está bem ativo dentro da barriga da gestante.

Qual é o tamanho da barriga nesta etapa?

Sua barriga está cada dia maior e nesta altura da gravidez já começa a trazer alguns desconfortos como dor nas costas e aumento da frequência com que a você precisa ir ao banheiro, por conta da pressão exercida sobre a bexiga.

Também estará mais difícil encontrar uma posição para dormir devido ao tamanho da barriga, por isso avalie a possibilidade de comprar um travesseiro especial para grávidas, pois a tendência é que fique cada vez mais difícil conseguir ter uma boa noite de sono.

   

20 semanas de gestação são quantos meses

O que acontece na gestação de 20 semanas?

Esta é uma das semanas em que o médico pode recomendar que seja feita a ultrassonografia morfológica, que indica possíveis problemas na formação dos órgãos do feto.

Quais são os sintomas desta fase?

Nas 20 semanas de gravidez você pode vir a transpirar bastante, uma forma de o corpo tentar manter a temperatura, então mantenha-se hidratada. Você também poderá estar chegando ao final do dia mais cansada do que o normal, com dor nas costas e com os pés inchados, por isso, ao chegar em casa, coloque os pés pra cima e descanse.

Receba notícias do Gestação Bebê. É grátis!

messengerFacebook Messenger

Tudo sobre gravidez e filhos pelo chatbot do Gestação para o Facebook Messengergestação botao

Começa a ser mais comum que as mulheres tenham infecção urina a partir desta semana, então preste atenção se estiver com dor ao urinar ou tenha que ir ao banheiro muito frequentemente, e procure um médico.

Vou ganhar muito peso?

Na média, uma mulher até esta fase da gravidez possivelmente ganha entre 5,5 kg a 8 kg, mas isso varia muito para cada mulher. Para que seu bebê continue crescendo forte e saudável continue tendo uma alimentação balanceada, dando preferência a alimentos ricos em proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais.

gestação 20 semanas fotos
Foto: SMA Nutrition

Como está o desenvolvimento do bebê?

O bebê estará com cerca de 22 centímetros e 320 gramas e o útero já está na altura do umbigo. Ele estará crescendo cada dia mais, apesar de ainda ter bastante espaço para se mexer dentro da barriga.

Nesta altura ele já consegue ouvir sons e reconhecer sua voz, então fale com ele sempre que tiver a oportunidade. Os membros já estão formados e o feto entra em uma fase em que começa a ganhar peso.



Como são as cólicas na gravidez com 20 semanas?

A cólica é normal, mas dores abdominais intensas devem ser averiguadas por um médico.

bebe com 20 semanas mexe muito
Foto: SheisSarahJane

Elas podem ocorrer pelos seguintes motivos:

Porque seu útero está crescendo: é natural que com a expansão do útero ocorram cólicas;

Por conta de dor no ligamento redondo do útero: estes ligamentos podem provocar dores ao serem puxados pelo útero em crescimento;

Por causa de gases ou problemas de estômago: infecções intestinais podem ser a causa da cólica

Pelas contrações de Braxton Hicks: essa são as chamadas contrações falsas, e funcionam como uma espécie de treino para o parto, e podem ocorrer a partir desta semana.

Como é a gravidez gemelar de 20 semanas?

Os bebês já estão do tamanho de uma banana cada um, e você já está sentindo o peso da barriga. É provável que você já tenha dado apelidos para cada um e perceba que um é mais agitado enquanto o outro não se mexe tanto na barriga.

Para uma gravidez gemelar, as 20 semanas podem não representar a metade da gestação, pois em muitas delas o parto já ocorre nas 37 semanas. Portanto, metade da gravidez já passou e você começa a perceber que o tempo está passando rápido demais, o que pode ser positivo também, pois logo conhecerá o seu bebê.

20 semanas de gravidez
Avalie esta matéria!

- Publicidade -

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*