24 semanas de gravidez

Ao chegar nesta etapa, é comum que você pergunte a si mesma: 24 semanas de gravidez são quantos meses?

Saiba que agora ela corresponde a seis meses e, a partir desta fase, você começa a sentir com mais intensidade a vida nova que está em seu ventre, e o corpo também sente as mudanças.

Qual é o tamanho e peso do bebê com 24 semanas?

Seu bebê já está pesando em torno de 600 gramas e pode estar com 30 centímetros.

Apesar de não existir acúmulo de gordura, ele se forma forte e já está muito ativo e inteligente. Inclusive já apresenta probabilidades de sobreviver fora do útero.

24 semanas de gestação são quantos meses

Nas 24 semanas, seu bebê terá, em média, o tamanho de uma espiga de milho.

O que acontece com você e com o bebê quando estão com 24 semanas?

Suas emoções estão à flor da pele, até mesmo porque o estado físico deste período realmente se modifica.

Seu bebê está a todo vapor, os órgãos estão formados, apenas o pulmão que permanece amadurecendo até a hora de mostrar seu rostinho para o mundo.

Converse muito com seu bebê, pois ele escuta tudo e já reconhece a voz das pessoas que cercam você, inclusive outros sons e ruídos. O rosto toma forma e o cabelo cresce, assim como as pálpebras que já estão com as pestanas.

Você será pega de surpresa por longos momentos de agitação do seu pequeno, até mesmo o ritmo de sono já começa a se definir.

O que não quer dizer que ele vá dormir à noite e ficar acordado de dia com você, pois é ele quem vai determinar isso, então, não se espante ao acordar no meio da noite com pezinhos fazendo cócegas!

Apesar de o bebê estar bem forte, ainda muitos órgãos estão imaturos, principalmente o sistema respiratório, sanguíneo e o aparelho digestivo.

Leia mais: Gestação de 6 meses

gravidez 24 semanas sintomas

Foto: BabyCenter

Quais são os sintomas desta etapa?

Como sua barriga está maior, é normal sentir incômodo para dormir, e o desafio está em e encontrar a melhor posição, que já não é mais de barriga para cima, nem de barriga para baixo, nem do lado direito, calma não se assuste…

Todas essas posições ao longo do terceiro período (trimestre) tendem a ser desconfortáveis, além disso, existe o porém: a veia cava, que leva oxigenação para o seu bebê precisa ficar livre, com fluxo normal, isso evita problemas principalmente a você e é claro para seu bebê.

Veja bem, não que você tenha que abdicar dessas posições para dormir, mas evite sempre que possível, e, para evitar os desconfortos, use um travesseiro entre as pernas e prefira dormir com o corpo elevado.

Como sua barriga está crescendo bem mais rápido e também as mamas, use e abuse da hidratação para evitar estrias.

gravidez 24 semanas sintomas

Qual é o tamanho da barriga com 24 semanas, ou seis meses?

O espaço interno para o seu bebê já não é mais tão amplo, inclusive seu útero já está subindo e ultrapassa o umbigo. As mudanças físicas são salientes e também sintomas como cansaço e dificuldades para dormir são frequentes.

A curvatura das costas que se acentua devido ao aumento de peso, vai exigir que vez em quando faça alongamento e corrija a postura.

A circulação também está diferente, neste estágio da gravidez a sua necessidade de sangue que deve ir até o útero chega a 50% a mais que nos outros períodos.

Procure orientação com seu médico para que possa realizar alguns exercícios e manter a autoestima lá em cima. Preserve os momentos de repouso e evite carregar pesos.

Com 24 semanas de gravidez você está entrando na reta quase final da sua gestação, é um bom momento para se concentrar no enxoval, e cuidar muito do seu corpo, principalmente mantendo o ganho de peso regular.


  • Add Your Comment

    *