Desejos de grávidas mais estranhos

Conheça os desejos de grávidas mais estranhos relatados por nossas leitoras.

Se vir alguém comendo uma bolacha recheada com catchup você achará estranho, não é? Mas e se for uma grávida? Ah, então tudo bem!

Isso porque a ingestão de comidas nada convencionais é um comportamento considerado normal ou pelo menos comum às gestantes. São os famosos desejos.

Tomar sorvete de madrugada e misturar comidas doces com salgadas são fichinhas perto de tantos desejos excêntricos que se vê por aí. (Leia ainda: Vontade de comer doce na gravidez, como amenizar?).

Foto: Bundoo

Foto: Bundoo

“Quando engravidei, o meu desejo mais estranho foi querer comer massa de pastel frita com iogurte natural, aquele tipo coalhada”, conta a especialista em Saúde da Família, Sheila Silveira Barbosa. Para ela, que trabalha há 20 anos com gestantes, não faltam exemplos de desejos fora do comum como o de comer tijolo, barro, pedra, giz e quiabo com doce de leite, entre outros.

Por ser um comportamento muito particular e variado, acaba por deixar em dúvida quem já engravidou e nunca teve desejo de nada, considera a especialista.

“Ter desejo é normal já que a gravidez traz sensações únicas para cada mulher e a vontade de comer coisas esquisitas acaba por exteriorizar essas sensações curiosas de cada gestante”, explica Sheila. “Mas não são todas as grávidas que têm desejos. Por isso muitos acreditam ser invenção ou capricho.” (Desejo de grávida é verdade ou mito?).

Foto: Babaszoba

Foto: Babaszoba

Desejos de grávida: mito ou verdade 

Capricho ou não, quando o desejo bate à porta, maridos e companheiros correm em busca do alimento que irá satisfazer a vontade da esposa grávida.

Mas, será que eles estão sendo “manipulados”? Será que os desejos são mesmo “inventados” pelas gestantes para tirar o sono dos maridos, já que costumam acontecer de madrugada? Há comprovação científica?

Entre os cientistas e especialistas há divergências, mas a grande maioria aceita que desejos são oriundos das mudanças hormonais e de seus impactos no corpo da mulher durante a gravidez (mesmo fator que provoca o nojo). Outra teoria aceita por grande parte dos pesquisadores do assunto é a de que desejos podem estar associados à carência de algum nutriente como o ferro e o cálcio – existentes no solo -, por isso a vontade de comer barro e tijolo. E ainda existem os especialistas ligados à psicologia que atribuem o desejo à maneira inconsciente da grávida “solicitar” a presença e o interesse do marido nas fases gestacionais.

Sheila lembra que mais importante do que saber a origem dos desejos é manter uma dieta equilibrada, sempre buscando o acompanhamento do obstetra e, quando possível, de um nutricionista para saber se está tudo bem com a saúde da mamãe e do bebê.

Listamos os Desejos de grávidas mais estranhos e mais comuns relatados pela especialista:

  • Tomar sorvete de madrugada;
  • Comer terra, tijolo ou barro;
  • Mastigar bituca de cigarros;
  • Comer raspas de gelo do congelador;
  • Ingerir sabão em pó ou em barra;
  • Comer giz.
  • Combinações estranhas como comer melancia com margarina, entre outras.

E você, teve desejos durante a gravidez? Conte-nos aqui nos comentários.