Tive relação no período fértil: como saber se estou grávida?

Para descobrir se está grávida é preciso ficar atenta a alguns sintomas comuns do início da gestação ou recorrer ao exame para confirmação


tive relaçao no periodo fertil como saber se estou gravida
(Foto: BabyCenter India)

Muitas mulheres se perguntam: “Tive relação no período fértil, posso estar grávida?”.  Mas, saber se está ou não no período fértil é muito importante para ajudar a mulher a identificar as chances de engravidar.

Em mulheres que tem um ciclo menstrual regular, existe uma chance maior de engravidar quando está no período fértil.

Para não se tornar refém dessa dúvida, entenda como é feito esse cálculo e como descobrir se está ou não à espera de um bebê.

   

Qual o período fértil feminino?

O período fértil consiste no espaço de tempo em que a mulher pode engravidar, o que acontece no meio do ciclo menstrual, ou seja, 14 dias antes da próxima menstruação.

Além de considerar quando ocorre a liberação do óvulo, também é preciso levar em conta o tempo que o espermatozoide possui para fecundar esse óvulo.

Como o espermatozoide pode sobreviver no organismo entre 3 a 5 dias, o período fértil corresponde ao intervalo de 6 antes da ovulação.

Receba notícias do Gestação Bebê. É grátis!

messengerFacebook Messenger

Tudo sobre gravidez e filhos pelo chatbot do Gestação para o Facebook Messengergestação botao

Saber com exatidão quando é o período fértil é um fator importante para a mulher que está tentando engravidar, pois as chances aumentam.

tive relação no período fértil como saber se estou grávida
Mulheres com ciclo irregular não conseguem calcular com precisão o período fértil (Foto: BabyCenter India)

Já no caso das mulheres que desejam descobrir o seu período fértil para evitar uma gravidez indesejável, o recomendado é sempre fazer uso de contraceptivos, pois existe o risco de o ciclo menstrual apresentar variações.

Minha menstruarão atrasou, devo me preocupar?

Quando a menstruação atrasa, é comum que a mulher se preocupe com uma possível gravidez, principalmente se ela possui um ciclo menstrual regular.

Se há a suspeita de gravidez, é preciso calcular se a relação sexual aconteceu durante o período fértil, ou seja, por volta de 14 dias antes da menstruação.

Se houve relação durante o período fértil sem o uso de contraceptivos, o ideal é fazer um teste de gravidez de farmácia para acabar com a dúvida. No entanto, nem sempre esse atraso significa que há um bebê a caminho, pois pode ser devido a outas razões que provocaram uma oscilação no ciclo da mulher.

O atraso na menstruação pode ocorrer por fatores emocionais, como estresse e ansiedade, pois isso faz o corpo produzir cortisol, um hormônio que acaba bloqueando a produção de outro hormônio (GnRH) responsável pelo equilíbrio do ciclo menstrual.

O uso de medicamentos, como esteroides ou antidepressivos, também podem atrasar ou até mesmo boquear a ovulação. Além disso, alterações na tireoide causam uma inibição na secreção dos hormônios responsáveis por liberar o fluxo menstrual.

Outro fator que pode alterar a menstruação é a mulher emagrecer rapidamente. Isso acontece porque o metabolismo acaba passando por muitas mudanças em pouco tempo, o que também inclui a regulação do ciclo menstrual.

Há como saber se está gravida antes da menstruação atrasar?

A gravidez pode ser identificada com um teste de farmácia ou através de um exame de sangue até 12 dias depois da ovulação, ou seja, antes mesmo de a menstruação atrasar.

Porém, como pode haver variação de sensibilidade nos testes, é mais seguro aguardar até o primeiro dia em que a menstruação atrasar, ou seja, 14 dias após a ovulação.

Com quantos dias depois da relação posso saber se estou grávida?

Como o espermatozoide pode sobreviver até 7 dias no organismo da mulher, é possível que a fecundação do óvulo aconteça até uma semana depois do ato sexual.

gravida ou nao
(Foto: Professors house)

Após a implementação do óvulo, ainda é necessário aguardar mais alguns dias para que o nível de hCG no sangue possa ser detectado nos exames de sangue ou de urina.

Portanto, como a implementação do óvulo no útero ocorre por volta de 14 dias após a relação sexual, o ideal é aguardar esse tempo para ter um resultado mais preciso no teste de gravidez.

Grávida ou não? Faça o teste e tire suas dúvidas

Para esclarecer de vez a dúvida se está ou não grávida, é fundamental fazer um teste de farmácia ou então um exame de sangue para detectar se há ou não a presença do hormônio da gravidez (hCG) no organismo.



Se o resultado do teste for negativo e mesmo assim a menstruação não aparecer em alguns dias, o teste deve ser repetido, pois é provável que a quantidade de hCG no sangue ainda estivesse baixa no momento do exame.

Sintomas da gravidez na primeira semana

Os sintomas de gravidez podem surgir logo na primeira semana, mas nem sempre eles são evidentes para todas as mulheres. Os sintomas mais comuns que podem indicar a gravidez são:

  • Náuseas
  • Dores de cabeça
  • Azia
  • Excesso ou falta de apetite
  • Inchaço na barriga
  • Dor nas mamas
  • Pontadas no baixo ventre
  • Aumento na vontade de urinar

É importante lembrar que esses sintomas podem estar relacionados também ao período de pós-ovulação, quando o organismo inicia uma atividade hormonal diferente, fazendo com que sejam confundidos com os primeiros sintomas de gravidez.

Teste de gravidez de farmácia é confiável?

Os testes de farmácia apresentam uma eficácia maior do que 97%. Em geral, quando o teste de farmácia dá positivo, é pouco provável que haja erro. Mas, se o teste indicar resultado negativo, ainda há a possibilidade de estar grávida.

Para um resultado mais preciso, o tempo mais seguro para realizar o teste de farmácia é após 5 dias de atraso menstrual.

O ideal é que o teste seja feito usando a primeira urina da manhã, pois ela estará mais diluída e, dessa forma, apresentará uma maior precisão no resultado.

Com exame de sangue o resultado é preciso?

O exame de sangue é considerado mais preciso que os testes de farmácia, pois é capaz de identificar a presença do hormônio hCG, independente se ainda há uma baixa concentração no organismo. Além de revelar se a mulher está ou não grávida, o exame de sangue também é capaz de identificar qual o tempo de gestação.

Sintomas da gravidez
(Foto: Medscape)

Há laboratórios que oferecem resultados entre 6 a 8 dias após a concepção, mas é importante ressaltar que realizar exames prematuramente pode resultar em resultados equivocados.

Por isso, mesmo no caso do teste de sangue, o recomendado é aguardar entre 12 a 15 dias depois de ovular.

Apertando a barriga dá para descobrir uma gravidez?

Nas primeiras semanas de gravidez é possível sentir um inchaço na região do ventre, pois as alterações hormonais no organismo fazem com que o corpo inche.

Conforme os dias passam, a barriga fica mais dura e há a sensação de dor ao apertá-la, além de sentir um pequeno calombo.

Ao suspeitar de uma gravidez, o mais indicado é realizar um teste e, em caso de alguma dúvida sobre o resultado, buscar a orientação de um médico.

Tive relação no período fértil: como saber se estou grávida?
5 (100%) 2 votes

- Publicidade -

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*