Significado do nome Eduardo: origem e personalidade

Quem deseja conhecer o significado do nome Eduardo provavelmente vai gostar do que encontrará a seguir. Esse é um nome considerado comum no Brasil, sendo muito apreciado por quem busca um nome bonito e charmoso para seu bebê.

Muito usado para compor nomes compostos, Eduardo é um nome que tem uma sonoridade agradável aos ouvidos. Por isso, ele combina bem com uma infinidade de nomes, deixando a escolha final ainda mais especial.

Se você está pensando nessa bela opção, entenda agora mesmo qual o origem e significado do nome Eduardo. Descubra também curiosidades relacionadas ao nome e qual a personalidade da criança que o recebe.

eduardo siginificado

Significado do nome Eduardo

O nome Eduardo vem do germânico Hadaward e é traduzido com o significado de “guardião das riquezas”, “rico guardião” ou “o que protege as riquezas”. Outro significado que associado ao nome é “guarda-costas”.

Veja também: Significado do nome Benjamim e sua origem

Trata-se de um dos nomes ingleses mais antigos, sendo a princípio muito usado entre os membros da realeza. Por isso, era um nome considerado nobre na antiguidade. Posteriormente, ele se popularizou em outros países da Europa.

Apesar de sua origem como um nome masculino, Eduardo também possui a sua versão feminina Eduarda. Essa versão do nome também apresenta o mesmo significado do nome Eduardo.

Eduarda não é só comum no Brasil, mas também em outros países de língua portuguesa, inglesa e espanhola. Além dessa variante feminina, Eduardo tem outras versões, como Eduard e Heduardo.

Origem do nome Eduardo

Eduardo é um nome anglo-saxão que se originou com a forma Hadaward, formado pela união dos termos ead, que quer dizer “próspero, rico” e ward ou weard, que significa “guardião”.

Com o passar do tempo, o nome assumiu a forma Eadweard, o que resultou na forma inglesa Edward. Em seguida, essa versão do nome deu origem à variante brasileira Eduardo que conhecemos hoje.

Confira ainda: Significado do nome Heitor: origem, personalidade e curiosidades

Apesar de não se saber ao certo quando o nome surgiu, é possível afirmar que ele apareceu nos registros durante o século IX na Inglaterra. O primeiro registro do nome Eduardo que se tem notícia pertenceu ao filho do rei Etelredo II e a duquesa Emma.

Eduardo foi coroado rei, sendo um monarca muito popular e admirado. Ele foi coroado no ano de 1042, considerado um rei que buscava a paz. Por esse motivo, foi venerado como santo após sua morte e canonizado no século XII.

Por ser venerado pelos cristãos por suas atitudes de bondade e pacíficas, tornou-se um dos maiores patronos da Inglaterra. Isso fez com que o nome Eduardo passasse a ser ainda mais usado no país e se popularizado.

Mesmo depois da conquista pelos normandos, o nome Eduardo continuou a ser usado na Inglaterra. Por isso, apesar de outros nomes saxões terem caído no esquecimento nessa época, Eduardo perdurou e continua sendo um nome apreciado até hoje.

Além de ser adotado pela nobreza inglesa, também foi bastante usado por reis e príncipes na Irlanda. Isso porque ele foi visto como um substituto do nome nativo Eamon, apesar de ser feito de maneira equivocada.

Eduardo também foi um nome bastante usado entre os judeus como um substituto para o nome Efraimi, já que também inicia com a mesma letra.

Personalidade do nome Eduardo

Quem se chama Eduardo costuma ser alguém que é bastante ligado à família e amigos. Por isso, se esse for o nome escolhido para batizar o seu bebê, é bom saber que terá um filho carinhoso e que gosta de estar sempre com quem ama.

Veja ainda: Significado do nome Rafael: origem e curiosidades

Muito organizado, gosta de estar em ambientes bonitos, tranquilos e onde reine a harmonia. Desse modo, ele tende a ter habilidades artísticas e detesta estar em lugares onde há discussões ou lotados.

Apesar de ser desde cedo uma criança que demonstra ser muito inteligente e racional, o pequeno Eduardo pode se tornar muito dependente. Isso faz com que seja necessário trabalhar essa sua característica.

Tem uma curiosidade aguçada e o desejo de ser livre. Dessa forma, está sempre em busca de seus objetivos. Sua personalidade amigável faz com seja fácil se comunicar com as pessoas e fazer novos amigos.

Apesar disso, é bom saber também dos pontos negativos da pessoa chamada Eduardo. Ele pode ser muito impulsivo, detesta ser contrariado e ter dificuldade de seguir regras. Por isso, é preciso trabalhar esses pontos para que sejam guiados da melhor maneira.

Personalidades famosas que se chama Eduardo

São várias as personalidades que receberam o nome de Eduardo. Alguns dos brasileiros que podemos citar são:

  • Eduardo Costa: cantor e compositor
  • Eduardo Sterblitch: ator e comediante, mais conhecido apenas como Edu
  • Eduardo Moscoves: ator e dublador brasileiro

Outra pessoa conhecida internacionalmente com a variação americana do nome é o ganhador do Prêmio Nobel da Medicina Edward Kendall.

Curiosidades do nome Eduardo

Depois de conhecer sobre o significado do nome Eduardo, veja algumas curiosidades sobre ele:

Nem todo mundo sabe, mas o nome Eduardo também é usado como sobrenome. Por não ser muito comum, muitas vezes isso faz com que o sobrenome Eduardo acabe sendo confundido com o nome.

Leia mais: Significado do nome Pedro: origem e curiosidades

Assim como a maioria dos nomes, Eduardo também recebe apelidos carinhosos. No Brasil, os mais comuns são Edu, Du, Dudu, Duda, Duardo, Duzinho, Dado.

Lalo é uma das variantes do nome Eduardo, não sendo muito conhecido pela maioria das pessoas.

Entre as localidades famosas que apresentam o nome Eduardo, podemos citar o município baiano Luís Eduardo Magalhães. Além disso, muitas ruas possuem esse nome em vários Estados brasileiros.

Apenas 0,3% da população brasileira se chama Eduardo, ficando na posição 35 dos mais escolhidos. O Estado onde há o maior número de registros é São Paulo, com 26%, seguido de Minas Gerais com 9% e Rio de Janeiro com 8%.

“Eduardo e Mônica” é uma famosa música da banda Legião Urbana que conta a história de amor de um casal que é muito diferente entre si.

Eduardo é um dos nomes mais usados para fazer parte de nomes compostos, como José Eduardo e Carlos Eduardo.

Gostou de saber curiosidades sobre o significado do nome Eduardo? Depois de conhecer mais sobre esse nome, fica mais fácil perceber que ele é uma boa escolha para registrar o seu bebê!

Leia ainda: Significado do nome Noah e sua personalidade