Significado do nome Ana: Clara, Liz, Luiza, Maria, Júlia, Carolina e Paula

O significado do nome Ana está intimamente ligado à fé, sendo essa uma das razões de ser a escolha de muitas mães para batizar a bebê. Mas esse não é o único motivo, pois Ana é um nome de uma beleza e simplicidade que agrada a maioria das pessoas.

Além disso, é um nome usado por quem deseja dar à filha um nome composto. As combinações são inúmeras, já que Ana fica muito bem com praticamente todos os outros nomes próprios.

A seguir, vamos apresentar o significado do nome Ana e algumas das combinações de nomes mais usadas com ele. Assim, será possível fazer a escolha já sabendo a origem o que quer dizer cada um deles.

significado do nome ana

Veja ainda: Lista de Nomes Femininos: + 300 opções para se inspirar

Significado do nome Ana

Ana é um nome feminino que vem do hebraico Hannah, que quer dizer “graciosa”, “cheia de graça”, “misericordiosa”. Mais tarde, o nome foi adaptado para o latim, assumindo então a forma de Anna.

Trata-se de um nome belo e delicado, que está ligado à fé cristã. Isso porque o significado do nome Ana também pode ser associado aos termos “clemência” e “favor”. Assim, transmite o sentimento de fé inabalável diante de qualquer obstáculo.

Além disso, o nome reflete o sentimento dos pais de terem recebido uma dádiva dos céus. Provavelmente esse é um dos motivos que leva o nome Ana a ser um dos mais usados no Ocidente.

Confira ainda: Significado do nome Alice

Origem do nome Ana

Ana é um nome muito antigo, estando presente em várias escrituras de séculos antes de Cristo. Ele é encontrado na Bíblia Sagrada tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento.

No primeiro caso, pertence à mãe do profeta Samuel, que engravidou numa idade avançada por conta de sua fé. Já no Novo Testamento, o nome Ana é associado a uma profetisa que identificou que Jesus se tratava do Messias.

Durante o Império Bizantino, Ana foi considerado um nome bastante comum, ganhando ainda mais força na Idade Média. Por ser um nome associado à mãe da Virgem Maria, acabou caindo nas graças dos cristãos.

Veja também: Significado do nome Gabriela e personalidade

Significado do nome Ana Luiza

O nome Ana Luiza é formado por dois nomes de diferentes origens. Enquanto Ana se originou do hebraico, Luiza vem do germânico, sendo uma variante do nome Luiz.

A versão masculina do nome Luiza tem origem nos nomes germânicos Chlodovech e Hlodoviko. É formado pela união dos termos hlod, que quer dizer “ilustre”, “famoso” em wig, que significa “guerra”, “batalha”.

Assim, podemos interpretar o nome Ana Luiza como “gloriosa guerreira cheia de graça”, “famosa e graciosa guerreira”, “guerreira famosa e cheia de graça”.

Confira: Significado do nome Lorena e outras curiosidades

Significado do nome Ana Carolina

O nome Ana Carolina traz consigo o significado de “pequena e graciosa mulher do povo”, “mulher do povo cheia de graça”, “pequena e doce mulher do povo”.

O nome Carolina trata-se de um diminutivo de Carla, que por sua vez é a versão feminina de Carlos. Já Carlos vem do germânico Karl, que significa “homem do povo”. Dessa forma, o sentido do nome passa para o feminino “mulher do povo”.

Também existe a possibilidade de que Carolina vem da junção dos termos germânicos Karl e lind, apresentando assim o significado de “mulher doce do povo”.

Leia mais: Significado do nome Valentina e apelidos carinhosos

Significado do nome Ana Maria

Ana Maria é formado por dois nomes de origem hebraica e pode ser interpretado como “mulher pura e graciosa”, “senhora soberana e cheia de graça”, “graciosa vidente”.

Apesar de não se saber ao certo sobre a origem do nome Maria, o mais provável é que venha do hebraico Myriam. Assim, o seu significado pode ser traduzido como “senhora soberana” ou “vidente”.

Porém, também é possível que Maria tenha vindo do sânscrito Maryáh. Nesse caso, o nome quer dizer literalmente “pureza”, “virtude”. Assim como Ana, o nome Maria é muito usado no mundo, pois pertenceu à mãe de Jesus.

Significado do nome Ana Paula

Ana Paula apresenta o significado de “mulher pequena e graciosa”, “graciosa mulher de baixa estatura”. Enquanto Ana vem do hebraico, Paula se origina no latim, sendo a forma feminina do nome Paulo.

Por sua vez, Paulo surgiu de Paullus e quer dizer “pequeno”, “baixo” e “de baixa estatura”. A princípio, surgiu como um nome de família, posteriormente sendo usado como primeiro nome.

Confira: Nomes Femininos Italianos: bonitos, diferentes, antigos

Significado do nome Ana Clara

O nome Ana Clara traz o significado de “mulher ilustre e graciosa”, “mulher brilhante e cheia de graça”. Trata-se de um nome com duas origens, o primeiro hebraico e o segundo latim.

Clara surgiu do adjetivo em latim clarus, com o significado de “claro, ilustre, luminoso, brilhante”. Esse nome se popularizou no mundo por pertencer à Santa Clara de Assis, sendo usado desde a Idade Média.

Significado do nome Ana Júlia

Ana Júlia quer dizer “jovem cheia de graça”, “filha de Júpiter”, “jovem fofa e graciosa”. O mais provável é que Júlia tenha vindo do latim Julius, derivado do grego Ioulos. Nesse caso, traz o significado de “barba”, “macio”, “fofo”, referindo-se Aos pelos do rosto dos jovens rapazes.

Porém, há hipótese de que Júlio (forma masculina) possa ter surgido do nome Júpiter, deus romano. Assim, seria traduzido como “filho de Júpiter”.

Leia mais: Nomes de Meninas 2020: principais tendências

Significado do nome Ana Laura

Enquanto Ana vem do hebraico, o nome Laura surgiu a partir do latim laurus, que quer dizer “louro”, “loureiro”. Assim, o significado do nome Ana Laura é “gracioso loureiro”, “mulher vitoriosa e graciosa”, “mulher graciosa e vitoriosa”.

Na Grécia Antiga, o loureiro era considerado o símbolo de vitória e glória. Por isso, as folhas de louro eram entregues aos vencedores nos Jogos Olímpicos da Antiguidade. Com o tempo, o loureio deu origem ao nome Laurus, versão masculina de Laura.

Significado do nome Ana Liz

Ana Liz é formado por dois nomes hebraicos e significa “cheia de graça”, “meu Deus é juramento”, “Deus é abundância”.

Liz é um diminutivo do nome Elisabeth, que vem do hebraico Elishebba. Apesar de pouco provável, há quem acredite que Liz tenha origem no francês, trazendo o significado de “lírio” ou “íris”.

Como pode ver, o significado do nome Ana combina com o de vários belos nomes. Por isso, seja qual a escolha para registrar a bebê, ela certamente vai ter um nome bonito e apreciado por todos.

Veja mais: Nomes mais bonitos do mundo (Edição 2020): masculinos e femininos