Salto de Desenvolvimento do Bebê: conheça as fases e veja o que fazer

O salto de desenvolvimento é marcado por mudanças no comportamento do bebê.

Apesar de serem mudanças naturais, que fazem parte do desenvolvimento e aprendizado do bebê, esses períodos podem preocupar as mães dos pequenos.

Isso porque essas fases são marcadas por alterações no sono da criança, irritabilidade, falta de apetite ou desejo de mamar em uma frequência maior.

Esses saltos contribuem para o aprendizado do bebê, mas exigem uma boa dose de paciência dos pais.

salto de desenvolvimento e pico de crescimento

Por isso, vamos explicar o que são os saltos de desenvolvimento e quais as mudanças em cada etapa. Entenda também qual a diferença entre salto de desenvolvimento e picos de crescimento. Confira!

O que é salto de desenvolvimento do bebê?

O salto de desenvolvimento do bebê consiste no período em que ele passa a ter novas habilidades. Ou seja, pode ser definido como os momentos em que o bebê desenvolve suas habilidades motoras, cognitivas e linguagem, por exemplo.

Veja também: Desenvolvimento do bebê mês a mês

Cada novo aprendizado é visto como uma conquista para o bebê. Isso faz com que ele fique tão animado que passa a praticar o tempo todo para dominar essa habilidade, o que geralmente leva a uma alteração em seu comportamento.

saltos de desenvolvimento do bebê

(Foto: Empower Chiropractic)

Enquanto o bebê não se adapta às mudanças que estão acontecendo, ele acaba se sentindo inseguro e perdido em um novo e estranho mundo. Tudo isso traz inúmeros sentimentos e sensações que ainda não eram conhecidas pelo bebê.

Desse modo, é comum que ele sofra alterações em seu humor e tenha o sono afetado. Isso acontece porque o organismo da criança precisa de um período para se adaptar às mudanças.

Os saltos de desenvolvimento começam desde o primeiro mês de vida do bebê. A princípio, eles se repetem mais ou menos a cada mês e costumam durar até cerca de 20 meses de idade.

Salto de desenvolvimento e pico de crescimento

É comum haver uma confusão entre o salto e o pico de crescimento do bebê. Porém, enquanto o salto de desenvolvimento está relacionado ao aprendizado de novas habilidades, o pico tem relação com fases de crescimento acelerado do bebê.

quanto tempo dura o salto de desenvolvimento

(Foto: Herumindset)

Durante os períodos dos picos de crescimento, o bebê necessita de uma quantidade maior de mamadas. Isso porque ele está em uma fase em que cresce em ritmo mais acelerado, o que demanda um maior consumo de nutrientes.

Desse modo, o bebê solicita mais mamadas do que o normal para saciar sua necessidade.

Leia sobre: Bebê Prematuro

Em geral, essa mudança na rotina dura apenas alguns dias, período em que o bebê acaba acordando à noite para se alimentar e fica mais agitado.

Em geral, os picos de crescimento ocorrem nos seguintes períodos de vida do bebê:

  • 7 a 10 dias
  • Entre 2 e 3 semanas
  • Entre 4 e 6 semanas
  • 3 meses
  • 4 meses
  • 6 meses
  • 9 meses

Durante esses períodos, pode acontecer da mãe acreditar que está produzindo menos leite que o necessário para o bebê. Porém, o que acontece é que o bebê sente mais necessidade de mamar, sugando o leite com mais vigor.

Quais são os principais saltos de desenvolvimento?

Podemos classificar 10 saltos de desenvolvimento principais do bebê. Porém, é fundamental ressaltar que eles representam uma estimativa. Afinal, cada bebê apresenta o seu próprio padrão e ritmo de desenvolvimento.

1º Salto: ao completar um mês de vida

Nessa primeira etapa do salto de desenvolvimento, o bebê começa a fixar o olhar por um período de tempo maior. Outras mudanças é que ele responde melhor ao ser tocado e pode dar o primeiro sorrisinho social.

2º Salto +/- 2 meses

Com a visão mais desenvolvida, o bebê já é capaz de compreender melhor os padrões e fixar o olhar em figuras. Isso torna o momento perfeito para usar livros infantis com imagens.

Também é no segundo salto que o pescocinho do bebê fica mais firme.

3º Salto: +/- 3 meses

O bebê começa a acompanhar os movimentos dos objetos à sua frente. Nessa fase, ele também será capaz de segurar um brinquedo nas mãos e colocar o dedo na boca.

Também é nesse período em que ele chora mais alto, como se gritasse.

4º Salto: +/- 4 meses

Nessa etapa, o bebê passa a emitir seus primeiros sons e a brincar sozinho. Ele também procura pela mãe quando não está em seu campo de visão.

Durante esse período, o bebê passa por alterações de humor frequentes.

5º Salto: +/- 5 meses

O bebê começa a testar suas habilidades jogando objetos no chão e esperando alguém pegar. Ele passa a notar melhor a ausência dos pais, demonstrando insatisfação quando isso acontece.

6º Salto: +/- 7 meses

O bebê passa a interagir mais com as pessoas e a compreender melhor os significados das palavras ditas para ele. Ele também pode iniciar as tentativas de engatinhar e bater palminhas.

Nessa fase, o bebê costuma demonstrar mais afeto pela mãe.

7º Salto: +/- 10 meses

No sétimo salto, o bebê começa a entender a função dos objetos. É quando ele tenta usar a colher pela primeira vez.

É também o momento em que ele expressa a própria vontade, o que faz com que fique mais resmungão. 

8º Salto: +/- 11 meses

Fase em que o bebê brinca mais com os objetos e começa a usá-los para imitar os adultos. Por exemplo, ele pode segurar um pente e tentar se pentear.

O sono se torna irregular nesse período, deixando o bebê mais irritado e choroso. 

9º Salto: +/- 1 ano e 2 meses

O bebê começa a fazer suas próprias escolhas, evitando ir no colo de outras pessoas e tentando se vestir sozinho. Ele também fica mais exigente ao tentar testar as emoções dos pais e a negociar o que deseja e o que não quer.

10º Salto: +/- 1 ano e 6 meses

Essa é uma fase em que o bebê se torna desobediente, já que ele passa a controlar suas próprias ações. Apesar de ainda não se comunicar perfeitamente, ele expressa os desejos com mais facilidade.

Tabela dos Saltos

Confira agora a tabela dos saltos de desenvolvimento para conhecer as fases e habilidades do seu bebê:

salto de desenvolvimento tabela

Como identificar os saltos e lidar com cada fase do bebê?

Para identificar os saltos de desenvolvimento do bebê, é preciso prestar atenção nas suas alterações de comportamento.

Se ele apresentar irritabilidade, desejo de mamar mais, e ter o sono alterado, o mais provável é que esteja passando por essas fases.

o que é salto de desenvolvimento

(Foto: Shropshire Star)

Nesses momentos, é fundamental lembrar que o bebê está passado por mudanças e precisa se readaptar ao ambiente. Por isso, os pais precisam ter paciência e mostrar todo o amor e afeto pela criança, tendo em mente que essa fase vai passar logo.

Além disso, o ideal é que o bebê tenha o acompanhamento regular com um pediatra. Assim, será possível ter a orientação em cada salto do desenvolvimento, além de detectar algum eventual problema pelo qual a criança esteja passando.

Confira ainda: Disciplina Positiva