Com quantos meses o bebê começa a segurar os objetos?

Quando o bebê começa a segurar objetos, os pais logo ficam empolgados. Afinal, cada pequena mudança e evolução do crescimento é um marco importante na vida de toda a família.

Segurar objetos é algo importante também por outros motivos, já que é o primeiro passo para que o bebê aprenda a comer sozinho, escovar os dentes, desenhar, se lavar…enfim, cuidar de si mesmo.

Veja a seguir como se dá esse processo rumo à independência dos bebês:

Quando os bebês aprendem a segurar objetos?

Os bebês nascem com uma habilidade natural para segurar objetos – eles são especialistas em segurar com força os dedos das mãos dos adultos, não é mesmo? No entanto, a coordenação motora para que consigam de fato pegar um objeto e segurá-lo com firmeza é um processo que dura cerca de um ano.

Leia ainda: Gestação de 37 a 38 semanas – Sintomas

Recém-nascidos e bebês de três meses

No início da vida, o movimento de segurar é involuntário e instintivo. Suas mãozinhas costumam ficar fechadas na maior parte do tempo, e aos poucos vão se abrindo para tentar apertar objetos, como seus brinquedos. Estimule as crianças deixando brinquedos pendurados para que tentem pegar.

Quatro a oito meses de idade

Neste período o bebê já consegue segurar com as duas mãos objetos maiores, mas segurar os menores é complicado. Ele vai começar a colocar seus brinquedos na boca devido ao nascimento dos dentinhos, e vai tentar o mesmo com alimentos.

O pequeno já pode empurrar objetos, o que deve inclusive fazer com que os pais tirem objetos perigosos do alcance dos bebês.

Nove meses a 1 ano

Neste período os bebês adquirem a capacidade de segurar objetos, inclusive colheres para comer sozinhos. Adquirem mais força nas mãos e já começam a utilizar mais uma mão do que outra.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Este post tem um comentário

  1. Ana Stella

    O meu filho tem 8 anos e até agora tem o vício de pegar objectos que cabem na mão dele. Carrinhos pequenos a Kkr coisa desde que caiba na mão dele e consiga fechar. Não larga. Toma banho com os tais objectos, come, vai a escola, dorme com eles. Por vezes até dá medo que possam lhe aleijar. Mas se tiras não dorme. Se deixa cair no meio do sono desperta para procurar. Se perde procura algo para substituir

Deixe um comentário