Como fica o ciclo menstrual após a gestação?

You are currently viewing Como fica o ciclo menstrual após a gestação?
Foto: Imgbuddy

Alguns ciclos menstruais ficam alterados após a gravidez. Isso ocorre por conta da gangorra hormonal que ocorreu ao longo desses meses da gestação.

Muitas mulheres acreditam que o sangue que surge entre os 45 e 56 dias após a gestação é a menstruação que já normalizou, mas não é. Na verdade, trata-se da saída de sangue que revestia o útero e a placenta.

Esse corrimento pode ter um fluxo intenso e ser de cor viva. Porém, após cerca de 15 dias ele tende a ficar mais escuro ou até amarelado, até que seja suspendido.

Foto: Imgbuddy
Foto: Imgbuddy

Quando a primeira menstruação ocorre depois da gestação?

Não há uma data exata para determinar quando a menstruação volta a ocorrer normalmente. Geralmente, ela ocorre quando a mulher para de amamentar. Quanto maior o tempo de amamentação exclusiva (sem intercalar as mamadas com a alimentação por fórmula), maior será o tempo que a mulher demorará para retornar o ciclo menstrual. Para mães que oferecem exclusivamente o leite materno para o bebê, essa menstruação pode demorar até 1 ano para retornar.

Para mães que não amamentam, o ciclo menstrual pode voltar já no mês seguinte ao parto.

Como fica a cor da menstruação?

A cor na maioria dos casos é mais escura e pode ter uma duração de 6 ou mais dias.

Depois de algum tempo a menstruação vai retornando ao normal.

Se a mulher não menstruar está segura contra gravidez?

Não. Muitos acreditam que se a mulher não menstrua, quer dizer que não ovula e consequentemente não pode engravidar. Isso não é verdade! O Gestação Bebê até falou sobre o assunto em outro artigo (Leia: o que pode acontecer se houver uma nova gravidez, logo após o parto); e por conta dessa falta de informação, pode ocorrer uma nova gravidez em um curto espaço de tempo.

Menstruação mais forte?

Com tantas mudanças, o ciclo pode vir mais forte, com mais coágulos sanguíneos que anteriormente à gravidez e por maior tempo. Isso pode ocorrer com qualquer mulher.

Não menstruar após a gravidez?

A mulher pode passar longos períodos sem ter seu fluxo normalizado, mas o aumento do peso também contribui para essas mudanças, explica Michele Curtis, que é professora de obstetrícia e ginecologia em Houston, na Universidade de Medicina local.

E se a menstruação ficar rala demais?

Qualquer suspeita de algo está errado deve ser comunicada ao médico. Não é normal a menstruação ficar rala. Nanette Santoro, mestre e doutora na Universidade de Medicina no Colorado, diz que esse tipo de fluxo pode indicar que o revestimento saudável do útero não voltou a crescer e isso pode causar infertilidade.

Por isso, mamães, é importante fazer visitas periódicas ao seu ginecologista e verificar se está tudo dentro da normalidade. Combinado?

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe um comentário