Search

Menstruação na gravidez é normal? Como é o sangue?

Suas causas podem ser várias, dependendo da fase da gestação. Conheça os principais motivos e quando o sangramento deve ser motivo de alerta

A menstruação na gravidez é motivo de preocupação para as mulheres.

Na realidade, não há uma menstruação na gravidez. Em geral, o ciclo menstrual é interrompido durante a gestação, pois o corpo da mulher começa a produzir o hormônio chamado HCG.

O que acontece é a presença de sangramentos que são confundidos pela mulher com a menstruação, pois são bastante semelhantes, principalmente para as mulheres com ciclos curtos. Porém, esses sangramentos não fazem parte do ciclo menstrual, já que o óvulo foi fecundado e não há necessidade de o organismo eliminar as células da parede uterina.

Menstruação na gravidez é normal?

Esses sangramentos são comuns, principalmente no primeiro semestre da gestação. O principal motivo é a implantação do óvulo que foi fecundado, causando uma pequena descamação na parede uterina. Outro motivo para essa aparente menstruação na gravidez são as mudanças hormonais.

como é o sangramento na gravidez

Geralmente, as mulheres que apresentam sangramentos no início da gestação não desenvolvem complicações.

Porém, se o sangramento for constante, vier acompanhado de cólicas, corrimento escuro e sensação de dor, é importante avisar o médico para descobrir o motivo.

   

Como é o sangue de menstruação durante a gravidez

O aspecto do sangue pode variar dependo da etapa da gestação. Até o terceiro mês o sangramento pode ocorrer por um deslocamento do saco gestacional. Nesse caso, o sangue aparece em pequenas quantidades e a cor é escura, semelhante a uma borra de café. Esse sangramento pode perdurar por vários dias e não apresentar cólicas.

Receba notícias do Gestação Bebê. É grátis!

messengerFacebook Messenger

Tudo sobre gravidez e filhos pelo chatbot do Gestação para o Facebook Messengergestação botao

No primeiro trimestre também pode ocorrer o sangramento de aborto, onde o sangue é intenso, de cor bem avermelhada, acompanhado de coágulos e fortes cólicas. Em ambos os casos, é preciso informar o médico imediatamente.

gravida pode menstruar ate quantos meses

Foto: Dailymail

Após o terceiro mês de gravidez, é mais incomum ocorrer sangramento, passando a ser considerados um sinal de problema do quinto mês em diante. Uma das causas pode ser a fixação da placenta em local errado, provocando um sangramento abundante e de cor vermelho-vivo, sem apresentar cólica.

Ao sétimo mês há o risco de deslocamento prematuro da placenta, que é mais comum em gestantes que têm pressão alta. O sangue é de coloração vermelho-vivo ou vermelho escuro e o sangramento ocorre junto a fortes cólicas e contrações. Essa situação é grave e deve ser tratada rapidamente.



Sangramento no início da gravidez dura quantos dias?

O sangramento no início da gravidez é mais comum nos primeiros 15 dias depois da concepção. Com a fecundação do óvulo e a implantação do embrião na parede uterina, pode ocorrer um pequeno sangramento, que dura entre 2 a 3 dias.

Esse sangramento é muitas vezes confundido com a menstruação pois, apesar de apresentar um fluxo pequeno, também provoca cólica, mas deixa apenas alguns traços de sangue na calcinha.

é possivel estar gravida e menstruar e sentir colicas

Foto: PinkyCloud

Pequenos sangramentos em qualquer fase da gravidez geralmente não colocam em risco a saúde da mãe ou do bebê. Porém, é preciso informar ao médico imediatamente em caso de:

  • Sangramento frequente
  • Perda de sangue cor vermelho vivo
  • Sangramento acompanhado de febre
  • Sangramento (com ou sem coágulos) acompanhado de fortes dores abdominais

Menstruação adiantada pode ser gravidez?

É pouco provável que a menstruação adiantada seja um sintoma de gravidez. Na maioria das vezes isso acontece por motivo de estresse, excesso o de hormônios, nervosismo ou problemas emocionais, entre outros fatores.

Porém, caso existam outros sintomas de gravidez, o recomendado é fazer um exame de sangue para acabar com a dúvida. Para normalizar o ciclo, o ginecologista deve ser consultado para indicar o tratamento necessário.

Menstruação na gravidez é normal? Como é o sangue?
5 (100%) 1 vote[s]

- Publicidade -

- Publicidade -




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*