Como detectar descolamento do saco gestacional

You are currently viewing Como detectar descolamento do saco gestacional
Foto: images.moneymanager.

Você com certeza já ouviu falar em deslocamento do saco gestacional, certo? O problema causa verdadeiro pavor nas mulheres, principalmente as que estão no início da gravidez. Veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre o assunto:

Saco gestacional

O saco gestacional protege o bebê e é onde ele se desenvolve. O saco se forma antes mesmo do embrião e já a partir da quarta semana pode ser visualizado no exame de ultrassom. O saco gestacional deve ficar, durante toda a gravidez, fixo à parede uterina.

Leia ainda: Hemorroidas na gestação, como aliviar a dor?

Foto: images.moneymanager.
Foto: images.moneymanager.

O deslocamento

O deslocamento do saco hormonal pode acontecer por vários motivos, e o risco é maior durante o primeiro trimestre. Dentre as razões, uma diminuição dos hormônios ou queda da gestante, bem como forte impacto em sua barriga. Quando há o deslocamento, a mulher pode sofrer um aborto espontâneo. Na verdade, o chamado deslocamento nada mais é do que a formação de um hematoma ou acúmulo de sangue entre o saco e a parede onde está fixado.

Sintomas

O deslocamento do saco gestacional pode ser leve ou intenso, com o consequente agravamento dos sintomas, que são dores abdominais e cólicas e sangramento vermelho ou marrom. Diante destes sintomas, a mulher deve procurar seu médico. A confirmação do problema vai acontecer com a realização de um exame de ultrassom.

Tratamento

O tratamento é escolhido de acordo com a intensidade do problema. Em alguns casos, ele é realizado com a ingestão do hormônio progesterona combinado com repouso. Se a gravidade for maior, a mulher pode precisar ficar internada.

Além do hormônio e repouso, é necessário ingerir bastante líquido, não ter relações sexuais e não realizar qualquer esforço físico. O deslocamento do saco gestacional pode ser grave, mas também pode ser revertido. Após o tratamento, novo ultrassom deve ser feito em 15 dias para verificar se tudo voltou ao normal.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Este post tem 3 comentários

  1. jairo miguel

    ola, eu tenho uma duvida, sou angolano,e a minha duvida é a seguinte: a minha mulher tem um descolamento no saco gestacional segundo a doctora e o ultrassom que a gente fez. Neste momento ela tem tidos algumas dores leves de barriga e alguns dores leves na bexiga. a medica receitou a medicação e disse para ela ficar de repouso absoluto. ela ja começou a fazer a medicação para ver ser volta tudo de forma natural. mas estes dia consoante a medicação que ela esta a fazer, ela esta tendo alguns vômitos. graças a Deus ainda nao teve nenhuma hemorragia. e a minha pergunta é a seguinte: sera que esses vômitos podem complicar e agravar ainda mais o descolamento gestacional???

  2. Michele

    Olá boa tarde estou com 6 semanas e 8 dias errou com pequeno deslocando estou usando utragestan via vaginal decia muito preto agora depois do remédio a cor tá mais clara tá meio Narizinho claro porém desse uns pedaço sangue bem pequenos estraçalhados FIC com medo é algo grave?

  3. Leti

    Olá estou na 7 semana e tive o deslocamento do saco gestacional estou fazendo uso de ultragestan é repouso total. Minha dúvida é se por ter acontecido esse deslocamento pode acontecer alguma sequela ao bebe?

Deixe uma resposta